Questões de Concurso Público Prefeitura de Seara - SC 2019 para Professor de Língua Portuguesa

Foram encontradas 7 questões

Q1758668 Pedagogia

A Constituição Federal do Brasil promulgada em 1988 busca assegurar o direito de todos os cidadãos nas diferentes esferas. Leia as afirmativas abaixo que se referem à educação na Constituição Federal:


I- O ensino brasileiro será ministrado com base no princípio de pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

II- A gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Nos demais níveis de ensino, na rede pública, deve haver cobranças de recursos considerando necessidades financeiras apresentadas pelas respectivas redes de ensino.

III- O atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, deve ser realizado unicamente em instituições específicas para este fim.

IV- A oferta de ensino noturno regular deve ser realizada essencialmente ao aluno que comprovar ser trabalhador.


Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:

Alternativas
Q1758669 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada sob número 9394/96, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação brasileira. Neste sentido, sobre esta lei é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1758670 Pedagogia
O Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº 8.069, de 13/07/90, apresenta um conjunto de normas que tem o objetivo de proteger crianças e adolescentes brasileiros. Esta lei se configura em um marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Neste sentido, quanto ao ECA é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1758671 Pedagogia

Leia as alternativas abaixo que se referem às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica:


I- As Diretrizes Curriculares Nacionais têm por objetivo estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

II- As Diretrizes Curriculares Nacionais não legislam sobre as distintas redes de ensino e se eximem de orientar cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica dos sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram.

III- As Diretrizes Curriculares Nacionais específicas para as etapas e modalidades da Educação Básica devem evidenciar o seu papel de indicador de opções políticas, sociais, culturais, educacionais, e a função da educação, na sua relação com um projeto de Nação. Fundamentandose na cidadania, dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito, justiça social, solidariedade e sustentabilidade.

IV- Consideram-se Diretrizes Curriculares Nacionais o conjunto de documentos que definem os rumos da educação brasileira. As diretrizes Curriculares Nacionais se colocam em grau de importância, acima da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 ao definir metas e resultados a serem obtidos pelas respectivas redes de ensino.


Assinale a alternativa que contém todas as respostas CORRETAS:

Alternativas
Q1758672 Pedagogia

Leia as afirmativas que se referem à educação inclusiva e assinale (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as alternativas Falsas:


( ) Na escola inclusiva, a avaliação dos alunos com necessidades especiais deve necessariamente ser padronizada. Todos precisam ser avaliados da mesma forma e com um mesmo instrumento de avaliação; assim é possível compreender de forma mais justa e igualitária o desenvolvimento e o nível de aprendizagem de cada um.

( ) A escola inclusiva busca desenvolver através da atuação docente, novas práticas de ensino, com vistas a atender as especificidades dos alunos que constituem seu público alvo e garantir o direito à educação a todos. ( ) A escola inclusiva trabalha ponderando não as deficiências, mas sim, as potencialidades de cada um. As peculiaridades são respeitadas, o currículo é adaptado e o planejamento organizado de forma a atender o aluno e sua possibilidade de aprendizado e conhecimento.

( ) Na escola inclusiva, há planejamento coletivo da equipe pedagógica, professores e demais profissionais que atuam na instituição, com vistas a estudar e compreender as diferenças, necessidades e formas de organização do trabalho com os alunos, considerando que todos aprendem ao seu tempo e ao seu modo, de diversas e distintas formas.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Q1758675 Pedagogia
Observe as proposições apresentadas nas quais se faz um comparativo entre os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais e BNCC - Base Nacional Comum Curricular e assinale apenas aquela que apresentar informações equivocadas a partir dos documentos citados. 
Fonte: BNCC: entre tantas mudanças, muitas continuidades (adaptação). In: Revista Nova Escola.
Alternativas
Q1758676 Pedagogia

Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas.


Nesse sentido e direcionando o olhar para a área de Língua Portuguesa analise as proposições, extraídas do documento referenciado e considere-as Verdadeiras ou Falsas. Em seguida, indique a alternativa que apresenta a sequência correta:


I - O Eixo da Oralidade compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face, como aula dialogada, webconferência, mensagem gravada, spot de campanha, jingle, seminário, debate, programa de rádio, entrevista, declamação de poemas (com ou sem efeitos sonoros), peça teatral, apresentação de cantigas e canções, playlist comentada de músicas, vlog de game, contação de histórias, diferentes tipos de podcasts e vídeos, dentre outras. Envolve também a oralização de textos em situações socialmente significativas e interações e discussões envolvendo temáticas e outras dimensões linguísticas do trabalho nos diferentes campos de atuação.

II - O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta)cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos, das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de sentido. No caso de textos orais, nessa análise deve-se descartar os elementos próprios da fala.

III - No que tange ao estilo, serão levadas em conta as escolhas de léxico e de variedade linguística ou estilização e alguns mecanismos sintáticos e morfológicos, de acordo com a situação de produção, a forma e o estilo de gênero.

IV - Já no que diz respeito aos textos multissemióticos, a análise linguística levará em conta as formas de composição e estilo de cada uma das linguagens que os integram.

V - As variedades linguísticas devem ser objeto de reflexão e o valor social atribuído às variedades de prestígio e às variedades estigmatizadas, que está relacionado a preconceitos sociais, deve ser tematizado. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: E
5: D
6: D
7: D