Questões de Concurso Público CONDER - SC 2019 para Engenheiro Sanitarista/Ambiental

Foram encontradas 16 questões

Q1719073 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com base em uma instalação hidráulica, assinale a alternativa que representa corretamente a definição de "conexão cruzada":
Alternativas
Q1719074 Engenharia Ambiental e Sanitária
O contrato de alienação, cessão ou transferência da servidão ambiental deve ser averbado na matrícula do imóvel. Além disso, ele deve conter, no mínimo, os seguintes itens:
I. A delimitação da área submetida à preservação, conservação ou recuperação ambiental; II. O objeto da servidão ambiental; III. Os direitos e deveres do proprietário instituidor e dos futuros adquirentes ou sucessores, exceto do detentor da servidão ambiental; IV. Os benefícios de ordem econômica do instituidor e do detentor da servidão ambiental. Dos itens acima:
Alternativas
Q1719075 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a RDC ANVISA nº 306/04 e a Resolução Conama no 358/05, os resíduos sólidos da saúde são classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E. Sendo assim, assinale a alternativa que representa corretamente a definição de resíduo sólido de saúde do tipo B:
(Fonte: BARBOSA, R. P.; IBRAHIN, F. I. D. – Resíduos Sólidos: Impactos, Manejo e Gestão Ambiental)
Alternativas
Q1719076 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dentro desse manejo dos resíduos sólidos da saúde temos várias etapas. Sendo assim, analise a descrição da etapa abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: “Em que é realizada a separação dos resíduos no local de sua geração.”
(Fonte: BARBOSA, R. P.; IBRAHIN, F. I. D. – Resíduos Sólidos: Impactos, Manejo e Gestão Ambiental)
Alternativas
Q1719077 Engenharia Ambiental e Sanitária
“Os gerados nessas atividades, excetuados os resíduos sólidos urbanos, englobados os resíduos domiciliares, originários de atividades domesticas em residências urbanas e os resíduos de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.” Com base nas geradoras dos resíduos sólidos, assinale a alternativa que representa corretamente a definição acima:
Alternativas
Q1719078 Engenharia Ambiental e Sanitária
As principais medidas de prevenção, que visam promover a saúde dos seres humanos são:
I. Abastecimento de água; II. Manutenção dos sistemas de esgotos; III. Coleta, remoção e destinação final do lixo; IV. Drenagem de águas pluviais; V. Controle de insetos e roedores.
Dos itens acima:
Alternativas
Q1719079 Engenharia Ambiental e Sanitária
Apesar da grande incidência de resíduos sólidos, um dos principais motivos da poluição nas águas é a emissão de líquidos residuais (esgotos), que deveriam ser adequadamente tratados no intuito de atenuar o máximo possível as alterações químicas, físicas e biológicas de sua composição, e, com isso, prevenir os impactos ambientais do seu lançamento na rede pública e em corpos d’água. De acordo com a origem, os líquidos residuais são classificados como:
(__) - Esgoto doméstico: despejo líquido resultante do uso da água para a higiene e necessidades fisiológicas; (__) - Esgoto industrial: despejo líquido resultante dos processos industriais, respeitando os padrões de lançamentos estabelecidos; (__) - Esgoto fluvial: provenientes das águas de chuva.
Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:
Alternativas
Q1719080 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, compete ao CONAMA todas as alternativas a seguir, exceto:
Alternativas
Q1719081 Engenharia Ambiental e Sanitária
O lançamento inadequado do esgoto nos corpos receptores (rios, lagos, mares, etc.) ultrapassa o caráter ecológico, pois, além de poluir o meio ambiente, seus resíduos patogênicos podem ser responsáveis pela disseminação de inúmeras doenças, como a febre tifoide, a esquistossomose, a cólera, a amebíase e as diarreias infecciosas, o que faz o tratamento dos dejetos despejados ser um assunto de utilidade pública. Os dejetos são transportados por tubulações diretamente aos corpos receptores (em regiões carentes, no próprio solo), por meio de sistemas coletivos ou individuais na coleta do esgoto sanitário. Sendo assim, é correto afirmar que a rede que recebe o esgoto sanitário e as águas pluviais é denominada:
Alternativas
Q1719082 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em uma instalação hidráulica predial, todas as velocidades a seguir são aceitas para que o escoamento da água não prejudique a tubulação, exceto:
Alternativas
Q1719083 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em uma instalação hidráulica predial, a ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Tais sobrepressões são admitidas, desde que não superem o valor de:
Alternativas
Q1719084 Engenharia Ambiental e Sanitária
"Camada líquida, de nível constante, que em um desconector veda a passagem dos gases." Com base em uma instalação de esgoto sanitário, tal citação refere-se ao (à):
Alternativas
Q1719085 Engenharia Ambiental e Sanitária
A instalação predial de água fria deve ser projetada e executada de modo que não haja possibilidade, dentro dos limites da previsibilidade, de a água potável deixar de atender ao padrão de potabilidade, constituindo-se em risco para a saúde humana, ou de ela ficar inadequada para o uso pretendido. Entre o conjunto de cuidados a serem observados, a instalação predial de água fria não deve especificamente afetar a qualidade da água através de:
I. Contato com materiais inadequados; II. Refluxo de água usada para a fonte de abastecimento ou para a própria instalação predial de água fria; III. Interligação entre a tubulação conduzindo água potável e a tubulação conduzindo água não potável. Dos itens acima:
Alternativas
Q1719086 Engenharia Ambiental e Sanitária
O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a atender todos os requisitos a seguir, exceto:
Alternativas
Q1719087 Engenharia Ambiental e Sanitária
A disposição final do efluente do coletor predial de um sistema de esgoto sanitário deve ser feita: (__) - Em rede pública de coleta de esgoto sanitário, quando ela existir; (__) - Em sistema particular de tratamento, quando não houver rede pública de coleta de esgoto sanitário; (__) - O sistema particular de tratamento mencionado anteriormente não deve ser concebido de acordo com a normalização brasileira pertinente.
Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a ordem correta das respostas, de cima para baixo:
Alternativas
Q1719102 Engenharia Ambiental e Sanitária
O Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA) é um documento de publicação periódica, previsto pela Política Nacional do Meio Ambiente, que visa apresentar o panorama do estado da qualidade ambiental no Brasil. Em relação a esse relatório, analise:
(__) - É um documento técnico, multissetorial e multitemático. (__) - Tem por objetivo disseminar informações para o conhecimento da sociedade e apoiar a implementação e o desenvolvimento de políticas públicas nacionais, direta relacionadas com a Política Nacional do Meio Ambiente. (__) - O RQMA encontra-se em consonância com outros princípios, objetivos e instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, especialmente aqueles relacionados às informações ambientais.
Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: B
5: A
6: D
7: B
8: D
9: A
10: D
11: D
12: A
13: D
14: B
15: B
16: X