Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarujá do Sul - SC 2021 para Professor de História

Foram encontradas 8 questões

Q1845791 História
"A independência não introduziu mudança radical no panorama descrito. Por um lado, a herança colonial era por demais negativa; por outro, o processo de independência envolveu conflitos muito limitados. Em comparação com os outros países da América Latina, a independência do Brasil foi relativamente pacífica. O conflito militar limitou-se a escaramuças no Rio de Janeiro e à resistência de tropas portuguesas em algumas províncias do norte, sobretudo Bahia e Maranhão. Não houve grandes guerras de libertação como na América espanhola. Não houve mobilização de grandes exércitos, figuras de grandes "libertadores", como Simón Bolívar, José de San Martín, Bernardo O'Higgins, Antonio José de Sucre. Também não houve revoltas libertadoras chefiadas por líderes populares, como os mexicanos Miguel Hidalgo e José María Morelos. A revolta que mais se aproximou deste último modelo foi a de 1817, que se limitou a pequena parte do país e foi derrotada." (CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 25-26)
A respeito do processo de Independência do Brasil, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q1845792 História
No século XVIII, as Treze Colônias da América do Norte conquistaram sua independência da Inglaterra movidas por vários motivos, EXCETO: 
Alternativas
Q1845793 História
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre a Idade Média. 1.(__)O ano de 476 d.C. é usado pela historiografia tradicional como marco para o início da Idade Média. 2.(__)A Idade Média consiste em um tempo histórico com periodização eurocêntrica. Os renascentistas, que se classificavam como modernos, consideravam esse período como culturalmente inferior à a chamada Antiguidade Clássica. 3.(__)Graças à revisão da historiografia no século XVIII, o termo "Idade das Trevas" não é mais utilizado e hoje se reconhece a vasta produção cultural e a importância da filosofia medieval para o conhecimento humano.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Q1845794 História
A respeito do estereótipo do "bárbaro" na História, julgue as frases abaixo: I.Na Antiguidade, a imagem do "bárbaro" foi originalmente criada para diferenciar os povos de línguas estrangeiras daqueles que habitavam o chamado "mundo clássico". II.Ao longo do tempo, a categoria de "bárbaro" serviu para identificação de todos aqueles que não eram cristianizados e que não partilhavam dos ideais de civilidade. III.O termo "invasões bárbaras" corresponde a uma perspectiva tradicional e negativa das migrações germânicas para terras que pertenciam ao Império Romano, sobretudo no final do século III.
Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões).
Alternativas
Q1845799 História
Em 1453, o exército ____ liderado pelo sultão _____ tomou Constantinopla, capital do _____, marcando, para alguns historiadores, o fim do período medieval. E, para escapar das altas taxas cobradas pelo ____, muitos mercadores europeus que cruzavam a região conquistada começaram a procurar rotas alternativas em direção às Índias.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
Alternativas
Q1845801 História
"Se nossa perspectiva de História se altera constantemente [...] e se a História admite diferentes enfoques e versões, tudo o que conhecemos a respeito de um fato é uma verdade atual. Em outras palavras, novos estudos e informações podem alterar [...] essa verdade. A verdade histórica está sempre sendo revisada, revista e refeita. Não é algo pronto e acabado à nossa espera. Ela se transforma porque mudam a época, a maneira como elaboramos nossos questionamentos e, em decorrência, nossas motivações para estuda-la." (BOSCHI, Caio César. Por que estudar história? São Paulo: Ática, 2007, p. 29)
A propósito do ofício do historiador, está CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1845802 História
Os fundamentos para a compreensão do coronelismo no Brasil foram lançados no clássico Coronelismo, enxada e voto de Victor Nunes Leal em 1948. O autor definiu o coronelismo como "[...] o resultado da superposição de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estrutura econômica e social inadequada" (LEAL, Vítor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1948, p. 20).
NÃO é uma interpretação do coronelismo oferecida por Leal (1948):
Alternativas
Q1845803 História
O sistema de capitanias fracassou no Brasil como plano político. Por essa razão, em 1548, o instrumento de controle e de governo foi reformulado, instituindo-se o Governo-Geral. Foram características do Governo-Geral:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: D
5: D
6: D
7: B
8: B