Questões de Concurso Público Prefeitura de Dionísio Cerqueira - SC 2024 para Assistente Social
Foram encontradas 20 questões
I. A prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas.
II. A repressão da produção não autorizada e do tráfico ilícito de drogas.
III. A promoção da legalização do uso de drogas.
É CORRETO o que se afirma em:
Conforme estabelecido no Estatuto da Pessoa com Deficiência, as pessoas com deficiência têm direito de receber atendimento prioritário, especialmente com o objetivo de:
I. Acesso a informações e disponibilização de recursos de comunicação acessíveis.
II. Atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.
III. Proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
É CORRETO o que se afirma em:
Em relação ao direito à convivência familiar garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analise as afirmativas abaixo.
I. Será garantida a convivência integral da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional.
II. A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
III. Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial.
É CORRETO o que se afirma em:
Conforme estabelecido na Constituição Federal, os trabalhadores urbanos e rurais têm, entre outros, os seguintes direitos destinados à melhoria de sua condição social:
I.Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
II.Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.
III.Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.
É CORRETO o que se afirma em:
Conforme estabelecido na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) são competências do órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social:
I.Formular política para a qualificação sistemática e continuada de recursos humanos no campo da assistência social.
II.Coordenar e articular as ações no campo da assistência social.
III.Elaborar e submeter ao conselho nacional de assistência social (CNAS) os programas anuais e plurianuais de aplicação dos recursos do fundo nacional de assistência social (FNAS).
É CORRETO o que se afirma em:
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) consiste na garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. No que se refere ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), registre V para verdadeiro, e F, para falso, às afirmativas abaixo.
(__)Tem direito ao benefício financeiro a pessoa com deficiência ou a pessoa idosa com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 2 salários-mínimos.
(__)A condição de acolhimento em instituições de longa permanência prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao benefício de prestação continuada.
(__)O benefício de prestação continuada não será suspenso pelo órgão concedente quando a pessoa com deficiência exercer atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor individual.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Conforme previsto no Código de Ética do Assistente Social, constituem direitos do Assistente Social, no que se refere as relações com as entidades da categoria e demais organizações da Sociedade Civil:
I. Participar em sociedades científicas e em entidades representativas e de organização da categoria que tenham por finalidade, respectivamente, a produção de conhecimento, a defesa e a fiscalização do exercício profissional.
II. Apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.
III. Valer-se de posição ocupada na direção de entidade da categoria para obter vantagens pessoais, diretamente ou através de terceiros/as.
É CORRETO o que se afirma em:
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Diante do exposto, é importante observar que a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:
I. Exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária.
II. Exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
III. Casar-se e constituir união estável.
É CORRETO o que se afirma em:
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social, destinada ao atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco social ou com direitos violados. Nesse contexto, registre V para verdadeiro, e F, para falso, às afirmativas abaixo.
(__) O CREAS orienta e encaminha os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município.
(__) O CREAS também oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
(__) O CREAS recepciona e acolhe as pessoas, fortalece os vínculos familiares e comunitários, oferece informações sobre direitos e facilita o acesso a serviços, benefícios e programas, dificultando na superação das violências sofridas ou no aumento dos danos por elas causados.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Conforme estabelecido na Constituição Federal são direitos sociais:
I. A educação, a saúde, a alimentação, o trabalho e a moradia.
II.O transporte, o lazer, a segurança e a previdência social.
III.A proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
É CORRETO o que se afirma em:
No que se refere ao direito à saúde garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), registre V para verdadeiro, e F, para falso, às afirmativas abaixo.
(__) É obrigatória a aplicação a todas as crianças, nos seus primeiros dezoito meses de vida, de protocolo ou outro instrumento construído com a finalidade de facilitar a detecção, em consulta pediátrica de acompanhamento da criança, de risco para o seu desenvolvimento psíquico.
(__) É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
(__) A atenção odontológica à criança terá função educativa protetiva e será prestada, inicialmente, antes de o bebê nascer, por meio de aconselhamento pré-natal, e, posteriormente, no sexto e no décimo segundo anos de vida, com orientações sobre saúde bucal.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Itália Vai te Ajudar a Encontrar Suas Raízes; Saiba Como País desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada na ancestralidade italiana, com experiências e recursos para achar (e visitar) a sua descendência
Os turistas vão à Itália para conhecer suas cidades artísticas e resorts deslumbrantes. Mas um número crescente de visitantes com ascendência italiana (60 a 80 milhões de pessoas ao redor do mundo podem reivindicar essa origem) está olhando além do itinerário tradicional de férias para planejar viagens que os ajudem a se reconectar com suas "raízes".
No Brasil, cerca de 30 milhões de brasileiros têm ascendência da Itália, de acordo com dados da Embaixada. Durante os anos de maior emigração, muitos italianos também se estabeleceram nos EUA, Argentina, Canadá, Austrália e em diversos países europeus.
Para ajudar aqueles com linhagem italiana a se conectarem com a história de suas famílias, o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada em raízes chamada Italea, com uma plataforma online (disponível em quatro idiomas) lançada no início deste ano. Foram mais de 75 mil cadastros nos seis primeiros meses.
Segundo Giovanni Maria De Vita, conselheiro do Ministério e chefe do projeto Italea/Turismo de Raízes, o objetivo é apoiar "cada etapa da jornada de redescoberta — desde a pesquisa histórico-familiar até a organização de experiências de viagem personalizadas na Itália". O Italea tem ramificações nas 20 regiões da Itália (além da plataforma nacional), explica ele, com o apoio de especialistas em genealogia, designers de viagens e guias turísticos para ajudar os "turistas de raízes" (em busca de suas a se conectarem com sua herança.
Relatórios governamentais estimaram que o "turismo de raízes" representava de 10 a 15% do turismo total na Itália antes da pandemia. Embora os dados de 2023 ainda não tenham sido confirmados, De Vita afirma que as primeiras estimativas sugerem um aumento significativo, de até 11% em comparação com 2019.
A Itália designou 2024 como o "Ano Mundial do Turismo de Raízes", que, além do lançamento do site, foi marcado por uma série de eventos culturais em mais de 800 pequenas cidades em todo o país. A plataforma Italea também foi apresentada em São Paulo, bem como em várias cidades nos EUA, Toronto, Montevidéu e Melbourne.
https://forbes.com.br/forbeslife/2024/10/italia-vai-te-ajudar-a-encontrar-s uas-raizes-saiba-como/
"Os turistas vão à Itália para conhecer suas cidades artísticas e resorts deslumbrantes".
No trecho, a crase foi empregada corretamente, pois o verbo "ir" exige a preposição "a", e o substantivo "Itália" requer o artigo "a".
Identifique a alternativa em que a crase NÃO foi utilizada corretamente após o verbo "ir."
Itália Vai te Ajudar a Encontrar Suas Raízes; Saiba Como País desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada na ancestralidade italiana, com experiências e recursos para achar (e visitar) a sua descendência
Os turistas vão à Itália para conhecer suas cidades artísticas e resorts deslumbrantes. Mas um número crescente de visitantes com ascendência italiana (60 a 80 milhões de pessoas ao redor do mundo podem reivindicar essa origem) está olhando além do itinerário tradicional de férias para planejar viagens que os ajudem a se reconectar com suas "raízes".
No Brasil, cerca de 30 milhões de brasileiros têm ascendência da Itália, de acordo com dados da Embaixada. Durante os anos de maior emigração, muitos italianos também se estabeleceram nos EUA, Argentina, Canadá, Austrália e em diversos países europeus.
Para ajudar aqueles com linhagem italiana a se conectarem com a história de suas famílias, o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada em raízes chamada Italea, com uma plataforma online (disponível em quatro idiomas) lançada no início deste ano. Foram mais de 75 mil cadastros nos seis primeiros meses.
Segundo Giovanni Maria De Vita, conselheiro do Ministério e chefe do projeto Italea/Turismo de Raízes, o objetivo é apoiar "cada etapa da jornada de redescoberta — desde a pesquisa histórico-familiar até a organização de experiências de viagem personalizadas na Itália". O Italea tem ramificações nas 20 regiões da Itália (além da plataforma nacional), explica ele, com o apoio de especialistas em genealogia, designers de viagens e guias turísticos para ajudar os "turistas de raízes" (em busca de suas a se conectarem com sua herança.
Relatórios governamentais estimaram que o "turismo de raízes" representava de 10 a 15% do turismo total na Itália antes da pandemia. Embora os dados de 2023 ainda não tenham sido confirmados, De Vita afirma que as primeiras estimativas sugerem um aumento significativo, de até 11% em comparação com 2019.
A Itália designou 2024 como o "Ano Mundial do Turismo de Raízes", que, além do lançamento do site, foi marcado por uma série de eventos culturais em mais de 800 pequenas cidades em todo o país. A plataforma Italea também foi apresentada em São Paulo, bem como em várias cidades nos EUA, Toronto, Montevidéu e Melbourne.
https://forbes.com.br/forbeslife/2024/10/italia-vai-te-ajudar-a-encontrar-s uas-raizes-saiba-como/
Itália Vai te Ajudar a Encontrar Suas Raízes; Saiba Como País desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada na ancestralidade italiana, com experiências e recursos para achar (e visitar) a sua descendência
Os turistas vão à Itália para conhecer suas cidades artísticas e resorts deslumbrantes. Mas um número crescente de visitantes com ascendência italiana (60 a 80 milhões de pessoas ao redor do mundo podem reivindicar essa origem) está olhando além do itinerário tradicional de férias para planejar viagens que os ajudem a se reconectar com suas "raízes".
No Brasil, cerca de 30 milhões de brasileiros têm ascendência da Itália, de acordo com dados da Embaixada. Durante os anos de maior emigração, muitos italianos também se estabeleceram nos EUA, Argentina, Canadá, Austrália e em diversos países europeus.
Para ajudar aqueles com linhagem italiana a se conectarem com a história de suas famílias, o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada em raízes chamada Italea, com uma plataforma online (disponível em quatro idiomas) lançada no início deste ano. Foram mais de 75 mil cadastros nos seis primeiros meses.
Segundo Giovanni Maria De Vita, conselheiro do Ministério e chefe do projeto Italea/Turismo de Raízes, o objetivo é apoiar "cada etapa da jornada de redescoberta — desde a pesquisa histórico-familiar até a organização de experiências de viagem personalizadas na Itália". O Italea tem ramificações nas 20 regiões da Itália (além da plataforma nacional), explica ele, com o apoio de especialistas em genealogia, designers de viagens e guias turísticos para ajudar os "turistas de raízes" (em busca de suas a se conectarem com sua herança.
Relatórios governamentais estimaram que o "turismo de raízes" representava de 10 a 15% do turismo total na Itália antes da pandemia. Embora os dados de 2023 ainda não tenham sido confirmados, De Vita afirma que as primeiras estimativas sugerem um aumento significativo, de até 11% em comparação com 2019.
A Itália designou 2024 como o "Ano Mundial do Turismo de Raízes", que, além do lançamento do site, foi marcado por uma série de eventos culturais em mais de 800 pequenas cidades em todo o país. A plataforma Italea também foi apresentada em São Paulo, bem como em várias cidades nos EUA, Toronto, Montevidéu e Melbourne.
https://forbes.com.br/forbeslife/2024/10/italia-vai-te-ajudar-a-encontrar-s uas-raizes-saiba-como/
"Para ajudar aqueles com linhagem italiana a se conectarem com a história de suas famílias, o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália desenvolveu uma iniciativa de turismo baseada em raízes chamada Italea, com uma plataforma online (disponível em quatro idiomas) lançada no início deste ano. Foram mais de 75 mil cadastros nos seis primeiros meses.
Considerando o trecho acima, analise as afirmativas em relação à análise sintática:
I. O sujeito do verbo 'conectar' é 'aqueles com linhagem italiana'.
II.O verbo 'desenvolver' apresenta um sujeito composto.
III. 'em raízes' é complemento do substantivo 'baseada'. IV.'nos seis primeiros meses' tem função de adjunto adverbial de tempo.
Estão corretas: