Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC 2024 para Professor de Educação Física (Futebol Masculino)

Foram encontradas 20 questões

Q3194865 Não definido
"O planejamento, organização e controle de um treinamento de futebol sempre partem da base do planejamento geral e da estrutura criada no início da temporada, onde são organizados por fases ou ciclos o trabalho a serem desenvolvido em cada período da temporada, tanto em períodos de preparação quanto em períodos de competição."
Fonte: https://www.futbolproxtalents.com/pt/. Acesso: 06/09/2024

No planejamento e estruturação de treinos o professor deve, EXCETO:
Alternativas
Q3194866 Não definido
"Fisiologicamente, a resistência externa oferecida aos músculos durante o exercício impõe que eles demandem informações ao cérebro e recrutem as unidades motoras para produzir tensão muscular de acordo com a atividade. A consequência diante de tais resistências externas é a produção de um torque (força muscular) sobre as articulações, que leva à realização ou não de um movimento para suportar a sobrecarga. Assim, as ações musculares dependem do grau de estimulação e da força desenvolvida pelo músculo diante da resistência externa a ele imposta. Com relação aos estímulos externos, ou mesmo em ações isoladas que não requerem movimentos durante o exercício, as ações musculares podem ser divididas em três tipos:
[Fisiologia do exercício. − Brasília: Fundação Vale, UNESCO, 2013. 74 p. − Cadernos de referência de esporte; 2].
I.Concêntricas. II.Excêntricas. III.Isométricas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3194867 Não definido
O Código de Ética do Futebol Brasileiro (2016) − Confederação Brasileira de Futebol, afirma em seu Artigo 3º - Constituem preceitos que orientam o Futebol brasileiro e que devem ser observados por todos aqueles que dele participam, direta ou indiretamente:

I-O Futebol deve ser compreendido e valorizado em suas dimensões histórica, social, educacional, econômica e desportiva.
II-A prática recreativa e o desenvolvimento do Futebol deve ser estimulada entre pessoas de todos os sexos, origens e classes sociais.
III-O Futebol deve associar-se a projetos sociais e educacionais que fomentem as desigualdades econômicas e regionais.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3194868 Não definido
Considere as afirmativas relacionadas ao uso do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR), de acordo com as Regras Oficiais do Futebol de Campo 2023/2024, em consonância com a International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do Futebol. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas.

(__)O árbitro deverá sempre tomar uma decisão; isto é, não é permitido ao árbitro deixar de apresentar uma decisão e então recorrer ao VAR para tomá-la; a decisão de permitir que o jogo continue após uma suposta infração pode ser revisada.
(__)A decisão original tomada pelo árbitro não será mudada, a não ser que a revisão das imagens mostre claramente que a decisão foi um "erro claro e manifesto".
(__)Como o VAR checará automaticamente todas as situações ou decisões, não há necessidade de que técnicos nem jogadores solicitem uma revisão.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3194869 Não definido
Durante uma partida de Futebol, o professor de Educação Física Lionel Messi, presenciou um acidente com seu aluno que resultou em uma fratura não exposta. O aluno queixou-se de dor excessiva e, prontamente, o professor executou os Socorros de Urgência que devem incluir, para casos como o que se apresenta, os seguintes procedimentos, EXCETO:
Alternativas
Q3194870 Não definido
De acordo com o regramento oficial do Futebol de Campo 2023/2024 em consonância com a International Football Association Board (IFAB) , será concedido um escanteio quando a totalidade da bola ultrapassar a linha de fundo, pelo chão ou pelo alto, depois de ter tocado por último em um jogador da equipe defensora, e um gol não tiver sido marcado, o procedimento do escanteio é:

I.A bola deve ser posicionada na área de escanteio mais próxima ao ponto em que ultrapassou a linha de fundo.
II.A bola deverá estar imóvel e será chutada por um jogador da equipe atacante.
III.A bola estará em jogo quando for chutada e se mover claramente; ela não precisa sair da área do escanteio.
IV.O poste da bandeira do escanteio não deve ser movido.
V.Os adversários devem permanecer a, pelo menos, 9,55 m do quarto de círculo do escanteio até que a bola esteja em jogo.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3194871 Não definido
"A Inglaterra tem a fama de não ir bem em decisões, ainda mais as de pênaltis. Mas é bom não duvidar da equipe de Gareth Southgate, que se não chega em seu melhor momento para a Copa, está mais madura do que 2018 após chegar na final da Eurocopa.
Southgate tem diversas opções táticas nesse que é um elenco com excelentes nomes. Alexander-Arnold, talvez o melhor lateral direito do mundo, é reserva de Reece James. Walker pode aparecer na zaga, e o time pode variar entre o 5-4-1 e o 4-2-3-1 com a entrada de Saka em um dos lados. Harry Kane é insubstituível no comando do ataque, e Tammy Abraham, da Roma, acabou não sendo escolhido."

Fonte: https://tinyurl.com/3x5cdyfp. Acesso: 06/09/2024

O sistema 5-4-1 no Futebol, é uma formação de caráter defensivo, constituída basicamente por:
Alternativas
Q3194872 Não definido
Considere as afirmativas relacionadas a Copa do Mundo. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas.

(__)A Copa do Mundo é uma competição internacional organizada pela Federação Internacional de Futebol a cada quatro anos. A Copa passou a ser realizada em 1930, com a primeira competição sediada pela Alemanha.
(__)O Brasil é o único país que esteve em todas as copas do mundo, somando 22 participações contando com a Copa do Catar que foi realizada no final de 2022.
(__)A final da Copa de 1950 ficou conhecida como "Maracanazo". Nesse jogo, o Brasil perdeu por 2 a 1 para o Uruguai, de forma oficial, foram 199.854 pessoas presentes no Maracanã, sendo o maior público da história das Copas e o maior da história do futebol.

Fonte: https://tinyurl.com/bdfez28z. Acesso: 06/09/2024 - Adaptado

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q3194873 Não definido
Considere as afirmativas relacionadas ao Futebol, de acordo com as Regras Oficiais do Futebol de Campo 2023/2024 em consonância com a International Football Association Board (IFAB) , órgão que regulamenta as regras do Futebol. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Um gol será considerado válido quando a bola tiver ultrapassado completamente a linha de fundo entre as traves e por debaixo do travessão, desde que a equipe que marcou o gol tenha cometido uma infração.
(__)Se o goleiro arremessa a bola com a mão diretamente na meta adversária, não será concedido um tiro de meta.
(__)Se o árbitro assinala um gol antes de a bola ter ultrapassado completamente a linha de fundo, o jogo recomeçará com uma bola ao chão.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q3194874 Não definido
"A partida entre CRB e CSE, pela quarta rodada do Campeonato Alagoano, foi marcada por uma discussão entre o técnico regatiano, Daniel Paulista, e membros da equipe de arbitragem. O motivo? O número de substituições de jogadores no lado alvirrubro."
De acordo com a mudança na regra do Futebol aprovada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) em 2022, após a pandemia da Covid-19, o número máximo de substituições que podem ser feitas em qualquer jogo disputado em uma competição oficial, é de:

Fonte: https://ge.globo.com/. Acesso: 07/09/2024
Alternativas
Q3194875 Não definido
Das seis unidades temáticas apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a unidade Esportes é uma delas. Para a estruturação dessa unidade, é utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação. Dentro da unidade temática Esportes, são apresentadas sete categorias de esportes, em uma dessas categorias o Futebol é citado como exemplo de modalidade. Das sete categorias mencionadas na BNCC, o Futebol aparece como exemplo na categoria:
Alternativas
Q3194876 Não definido
Analise as assertivas a seguir acerca da História e Evolução do Futebol.

I.A fundação da Football Association , em 1863, é considerada o marco que deu origem ao Futebol, tendo o esporte surgido como o conhecemos hoje na Inglaterra em meados do século XIX.
II.Considerado o pai do Futebol no Brasil, Charles Miller introduziu o esporte no Brasil no final do século XIX, quando retornou da Inglaterra em 1894, trazendo diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas.
III.No Brasil, inicialmente, a adesão ao Futebol aconteceu nas camadas mais populares, em fundão do crescimento urbano que ocorria na época, com o passar do tempo a aristocracia da sociedade brasileira passou a aderir ao esporte, com o surgimento dos clubes de Futebol.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3194877 Não definido
O Decreto n.º 10.308/2024 e suas atualizações que dispõe sobre a homologação do Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação de São Miguel do Oeste/SC, e dá outras providências, contempla em seu Artigo 5º, inciso V, a estrutura para composição da mesa diretora do Conselho Municipal de Educação, com a seguinte redação: "O Conselho Municipal de Educação apresenta, para a composição da sua mesa diretora, a seguinte estrutura: V - Três Presidentes das Câmaras Técnicas, são elas, Câmara Técnica de, EXCETO:
Alternativas
Q3194878 Não definido
"O Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90, constitui-se importante ferramenta de trabalho para os profissionais da educação em suas ações pedagógicas, como também orienta todo o sistema educacional. É um instrumento que, também, garante as políticas públicas tão necessárias à infância e à juventude em situações de risco e de vulnerabilidade social."

Fonte: https://tinyurl.com/3chbpc6t. Acesso: 07/09/2024

De acordo com o Art. 54, do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a: 
Alternativas
Q3194879 Não definido
Por que queima de canaviais ainda é permitida no país, apesar dos incêndios?

Os incêndios que se alastraram pelo interior de São Paulo, cobrindo o céu de muitas cidades e causando pânico e evacuações, chamou atenção para o uso do fogo nas chamadas queimas controladas da agricultura.

A situação é bastante comum no cultivo de cana-de-açúcar — os recentes incêndios atingiram principalmente os canaviais, queimando 100 mil hectares de lavouras e causando um prejuízo milionário aos produtores.

Os questionamentos se intensificaram quando um vídeo que mostra essa prática viralizou nas redes sociais.

Nas imagens, funcionários da usina da Delta Sucroenergia colocam fogo em uma plantação de cana.

Até o dia 8 de setembro, 6,2 mil focos de incêndio foram registrados no Estado de São Paulo, sendo a maioria deles (pouco mais de 2,6 mil) em um só dia, 23 de agosto. É o maior desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a fazer este tipo de levantamento.

A Delta refutou as acusações levantadas em redes sociais ao dizer que a queima havia sido feita em maio no interior de Minas Gerais, reforçou que a prática está prevista em lei e que toma medidas contra a propagação de incêndios nas plantações de cana.

As autoridades ambientais, cientes do vídeo, estiveram no local e não constataram irregularidades", disse a empresa em nota.

Esse tipo de queima controlada da palha da cana-de-açúcar ainda é realizada no Brasil, principalmente no Nordeste.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, a técnica é usada quando o terreno de cultivo é mais acidentado, o que impede o uso de máquinas para a colheita.

Também ajuda a aumentar a produção e reduz a carga de trabalho para quem colhe a cana manualmente.

Mas isso só pode ser feito em épocas e condições meteorológicas específicas, com autorização e sob a fiscalização de autoridades.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjdk41z41zno
De acordo com as regras de acentuação, os vocábulos "incêndios", "prejuízo", e "açúcar", retirados do texto, são acentuados pela mesma regra de: 
Alternativas
Q3194880 Não definido
Por que queima de canaviais ainda é permitida no país, apesar dos incêndios?

Os incêndios que se alastraram pelo interior de São Paulo, cobrindo o céu de muitas cidades e causando pânico e evacuações, chamou atenção para o uso do fogo nas chamadas queimas controladas da agricultura.

A situação é bastante comum no cultivo de cana-de-açúcar — os recentes incêndios atingiram principalmente os canaviais, queimando 100 mil hectares de lavouras e causando um prejuízo milionário aos produtores.

Os questionamentos se intensificaram quando um vídeo que mostra essa prática viralizou nas redes sociais.

Nas imagens, funcionários da usina da Delta Sucroenergia colocam fogo em uma plantação de cana.

Até o dia 8 de setembro, 6,2 mil focos de incêndio foram registrados no Estado de São Paulo, sendo a maioria deles (pouco mais de 2,6 mil) em um só dia, 23 de agosto. É o maior desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a fazer este tipo de levantamento.

A Delta refutou as acusações levantadas em redes sociais ao dizer que a queima havia sido feita em maio no interior de Minas Gerais, reforçou que a prática está prevista em lei e que toma medidas contra a propagação de incêndios nas plantações de cana.

As autoridades ambientais, cientes do vídeo, estiveram no local e não constataram irregularidades", disse a empresa em nota.

Esse tipo de queima controlada da palha da cana-de-açúcar ainda é realizada no Brasil, principalmente no Nordeste.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, a técnica é usada quando o terreno de cultivo é mais acidentado, o que impede o uso de máquinas para a colheita.

Também ajuda a aumentar a produção e reduz a carga de trabalho para quem colhe a cana manualmente.

Mas isso só pode ser feito em épocas e condições meteorológicas específicas, com autorização e sob a fiscalização de autoridades.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjdk41z41zno
"Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, a técnica é usada quando o terreno de cultivo é mais acidentado, o que impede o uso de máquinas para a colheita."
Em relação à análise sintática, analise o trecho acima e averigue as afirmativas:

I.Os vocábulos "usada" e "acidentado" são adjetivos com função de predicativo do sujeito.
II.O trecho é formado por período misto.
III.Em "o uso de máquinas" é objeto direto e "de maquinas" complemento nominal de "uso".
IV.Os vocábulos "a técnica" e "o terreno de cultivo" são sujeitos do verbo ser, respectivamente.
V."de cultivo" é locução adjetiva com função de adjunto adnominal.

Estão corretas:
Alternativas
Q3194881 Não definido
Por que queima de canaviais ainda é permitida no país, apesar dos incêndios?

Os incêndios que se alastraram pelo interior de São Paulo, cobrindo o céu de muitas cidades e causando pânico e evacuações, chamou atenção para o uso do fogo nas chamadas queimas controladas da agricultura.

A situação é bastante comum no cultivo de cana-de-açúcar — os recentes incêndios atingiram principalmente os canaviais, queimando 100 mil hectares de lavouras e causando um prejuízo milionário aos produtores.

Os questionamentos se intensificaram quando um vídeo que mostra essa prática viralizou nas redes sociais.

Nas imagens, funcionários da usina da Delta Sucroenergia colocam fogo em uma plantação de cana.

Até o dia 8 de setembro, 6,2 mil focos de incêndio foram registrados no Estado de São Paulo, sendo a maioria deles (pouco mais de 2,6 mil) em um só dia, 23 de agosto. É o maior desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a fazer este tipo de levantamento.

A Delta refutou as acusações levantadas em redes sociais ao dizer que a queima havia sido feita em maio no interior de Minas Gerais, reforçou que a prática está prevista em lei e que toma medidas contra a propagação de incêndios nas plantações de cana.

As autoridades ambientais, cientes do vídeo, estiveram no local e não constataram irregularidades", disse a empresa em nota.

Esse tipo de queima controlada da palha da cana-de-açúcar ainda é realizada no Brasil, principalmente no Nordeste.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, a técnica é usada quando o terreno de cultivo é mais acidentado, o que impede o uso de máquinas para a colheita.

Também ajuda a aumentar a produção e reduz a carga de trabalho para quem colhe a cana manualmente.

Mas isso só pode ser feito em épocas e condições meteorológicas específicas, com autorização e sob a fiscalização de autoridades.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjdk41z41zno
"A Delta refutou as acusações levantadas em redes sociais ao dizer que a queima havia sido feita em maio no interior de Minas Gerais, reforçou que a prática está prevista em lei e que toma medidas contra a propagação de incêndios nas plantações de cana."
Em relação à concordância verbal/nominal, substituindo "a queima" por "as queimadas", a oração destacada ficará:
Alternativas
Q3194882 Não definido
Conforme o Art. 9º da Lei Orgânica, a divisão administrativa do Município de São Miguel do Oeste compreende: 
Alternativas
Q3194883 Não definido
Recentemente, foram confirmados casos de botulismo na Bahia, resultando em mortes e hospitalizações. Qual das seguintes afirmativas é verdadeira sobre o botulismo?
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude 
Alternativas
Q3194884 Não definido
De acordo com relatos históricos de São Miguel do Oeste, e com a Constituição Estadual de 1946, quantos habitantes eram necessários para que um distrito pudesse ser emancipado como município? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: B
6: D
7: B
8: B
9: B
10: B
11: B
12: D
13: A
14: B
15: B
16: B
17: D
18: C
19: A
20: C