Questões de Concurso Público Câmara Municipal de Sorocaba 2022 para Contador II

Foram encontradas 18 questões

Q1924276 Contabilidade Pública
A escrituração contábil é o registro regular dos atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico.
A escrituração será executada, exceto: 
Alternativas
Q1924278 Contabilidade Pública
É composto pelas contas em que são registrados todos os desembolsos realizados pela organização, como pagamento de funcionários e fornecedores, compra de matéria-prima ou equipamentos e pagamento por serviços de terceiros. Caso não exista esse registro, há possibilidade de ocorrer 2 problemas: erro no processo ou falta de pagamento. Ambos são graves e devem ser motivo de preocupação para os gestores.
Sobre a classificação das contas contábeis, o texto acima se refere a:
Alternativas
Q1924279 Contabilidade Pública
São gastos que não se alteram, independe do volume de produção ou vendas. São valores consumidos ou aplicados independentemente de a empresa estar produzindo ou parada. Mantém-se a nível global e oscilam a nível unitário, isto é, maior produção, não significa aumentos desses gastos, mas para cada item produzido irá significar uma redução do valor do custo de sua fabricação, em função de se ter uma quantidade maior de itens produzidos para receber o mesmo custo total. Por exemplo: aluguel, propaganda, depreciação etc.
Sobre conceitos básicos de custos, o texto acima se refere a: 
Alternativas
Q1924280 Contabilidade Pública
Cada empresa deve elaborar seu plano de contas de acordo com suas necessidades, mas sempre obedecendo à estrutura estabelecida pela lei nº 6.404/1976 e 11.638/2007. Em qualquer elenco de contas, seja qual for o tipo de empresa, as contas devem ser agrupadas de acordo com a estrutura estabelecida por estas duas leis, visando facilitar as demonstrações contábeis. (RIBEIRO, 2010, p. 38).
As contas que representam os bens e os direitos serão reunidas no ativo em dois grupos, são eles: 
Alternativas
Q1924281 Contabilidade Pública
Cada conta recebe um conjunto de algarismos utilizado para de identificá-la dentro do plano de conta da entidade que é chamado código da conta.
No elenco de contas a seguir, você percebe que as conta que representam:
I. o ativo tem o algarismo 1 para identificá-las;
II. o passivo, o algarismo 2;
III. receitas, o algarismo 3;
IV. contas de despesas, o algarismo 4; e
V. apuração do resultado, o algarismo 5.
Sobre o plano de contas, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q1924282 Contabilidade Pública
No cenário ideal, como boa prática de gestão contábil, as empresas devem fazer o acompanhamento mensal das demonstrações contábeis. Assim, ao fim de um ano, elas podem ter o panorama do período de exercício de 12 meses.
O conjunto completo de demonstrações contábeis é formado por seis componentes, são eles, entre outros, exceto:
Alternativas
Q1924283 Contabilidade Pública
É um relatório que apresenta o resumo financeiro das operações e dos resultados obtidos pela empresa dentro de um período de tempo. Ou seja, revela a saúde financeira de uma organização, mostrando se ela gera rendimentos ou prejuízos. Além disso, essa demonstração é uma ferramenta de apuração de impostos.
O texto acima se refere a: 
Alternativas
Q1924284 Contabilidade Pública
Nesse tipo de regime há uma forma de tributação simplificada para estabelecer a base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas. Para os dois impostos as alíquotas podem variar conforme a atividade exercida, sendo de 8% para atividades que envolvam a indústria e comércio e de 32% nos casos de prestação de serviços. Pode ser a escolha de empresas que faturam até R$ 78 milhões por ano, além de, também, ser indicado para aquelas com lucro elevado. Pode ser um regime benéfico para empresas que tenham as margens de lucro acima da presunção, poucos custos operacionais e uma folha de pagamento baixa.
O texto acima se refere a qual regime de tributação?
Alternativas
Q1924285 Contabilidade Pública
Segundo o Art. 1º da LEI Nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996: A partir do ano-calendário de 1997, o imposto de renda das pessoas jurídicas será determinado com base no lucro real, presumido, ou arbitrado, por períodos de apuração trimestrais, encerrados nos dias:
Alternativas
Q1924286 Contabilidade Pública
Previsto, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/1964, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA).
O texto acima se refere a qual dos Princípios Orçamentários?
Alternativas
Q1924287 Contabilidade Pública
Segundo o Art. 2º da LEI Nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996, em seu § 4º: Para efeito de determinação do saldo de imposto a pagar ou a ser compensado, a pessoa jurídica poderá deduzir do imposto devido o valor:
I - dos incentivos fiscais de dedução do imposto, observados os limites e prazos fixados na legislação vigente, bem como o disposto no § 4º do art. 3º da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995;
II - dos incentivos fiscais de redução e isenção do imposto, calculados com base no lucro da exportação;
III - do imposto de renda pago ou retido na fonte, incidente sobre receitas computadas na determinação do lucro real;
IV - do imposto de renda pago na forma deste artigo.
Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q1924288 Contabilidade Pública
Os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, estados, Distrito Federal e municípios – são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina.
São alguns dos Princípios Orçamentários, exceto o que se afirma em:
Alternativas
Q1924289 Contabilidade Pública
São arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas. São provenientes de tributos; de contribuições; da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial); da exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços) e de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado [...]
Sobre a Classificação e estruturação orçamentária, o texto acima se refere a:
Alternativas
Q1924290 Contabilidade Pública
Trata-se de uma classificação independente dos programas e de aplicação comum e obrigatória, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público. Segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que área” de ação governamental a despesa será realizada. É representada por cinco dígitos: Os dois primeiros referem-se à função, enquanto que os três últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como agregadores das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária.
O texto acima se refere a qual das classificações da despesa orçamentária? 
Alternativas
Q1924292 Contabilidade Pública
Segundo a Lei Federal n.º 4.320/1964, em seu Art. 13, nas Despesas Correntes, são consideradas despesas de custeio, exceto: 
Alternativas
Q1924293 Contabilidade Pública
Segundo a Lei Federal n.º 4.320/1964, em seu Art. 33: Não se admitirão emendas ao projeto de Lei de Orçamento que visem a:
a) alterar a dotação solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto a inexatidão da proposta;
b) conceder dotação para o início de obra cujo projeto não esteja aprovado pelos órgãos competentes;
c) conceder dotação para instalação ou funcionamento de serviço que já esteja anteriormente criado;
d) conceder dotação superior aos quantitativos previamente fixados em resolução do Poder Legislativo para concessão de auxílios e subvenções.
Sobre a Lei Federal n.º 4.320/1964, nas alíneas citadas acima contém erro, assinale a alternativa que apresenta qual ou quais alíneas está ou estão incorretas: 
Alternativas
Q1924299 Contabilidade Pública
Segundo a Lei Complementar n.º 131/2009, em seu Art. 1º, no parágrafo único: A transparência será assegurada também mediante:
I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;
II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;
III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A.” (NR)
Sobre a Lei Complementar n.º 131/2009 que acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q1924300 Contabilidade Pública

Observe a figura a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão


A figura acima é um exemplo de lançamento no livro: 

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: E
6: E
7: D
8: A
9: E
10: A
11: B
12: B
13: A
14: A
15: D
16: D
17: E
18: D