Questões de Concurso Público UERJ 2021 para Medicina Nuclear
Foram encontradas 32 questões
As chamadas portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) se constituem de serviços que ofertam atendimento inicial à saúde do usuário. Os serviços do SUS considerados como porta de entrada são os(as):
A importância histórica da VIII Conferência Nacional de Saúde no desenvolvimento do SUS no Brasil deve-se ao fato de que ela:
A tomada de decisão clínica baseada em evidências é considerada ferramenta essencial para uma prática clínica ética e resolutiva aos usuários do SUS. A qualidade (níveis de evidência) é definida a partir do tipo de estudo que baseou as recomendações. A análise da metodologia dos estudos pode qualificar o nível de evidência de seus resultados. Na avaliação metodológica desses estudos, considera-se critério de qualidade da evidência nível A os:
Um gestor resolve privilegiar a implantação de Unidades de Saúde da Família em áreas de menor índice de desenvolvimento humano (IDH) e determina que a quantidade de equipes básicas, bem como o acesso a equipamentos de saúde nas diferentes áreas devem ser orientados pelos indicadores socioeconômicos e epidemiológicos da população adscrita. Essa decisão do gestor visa promover o conceito do SUS de:
Durante uma consulta, homem de 73 anos, hipertenso, diabético, obeso e sedentário relata que sente-se muito sozinho. Ele é solteiro, sem filhos e está aposentado. Na última consulta, apresentou PA = 150 x 90mmHg, G = 197mg/dL e HgA1c = 8,4%. Refere uso regular de medicações, mas comenta que toma muitos remédios. Entre as possibilidades de intervenção no cuidado, o que está relacionado a uma melhor resposta terapêutica é:
Mulher de 34 anos, viúva, com 3 filhos, procura atendimento na APS queixando-se de aperto no peito e palpitação. Pede para fazer um ecocardiograma porque acredita estar infartando. Após exame físico completo, o médico que já a acompanha há algum tempo, e conhece suas crises frequentes de ansiedade por problemas familiares, explica-lhe que não há necessidade de realizar exames nesse momento e marca nova consulta para acompanhar a evolução do quadro. Essa conduta baseia-se no:
Os cuidados preventivos são fundamentais para a prática clínica na Atenção Primária. Analise as seguintes práticas:
I. Usar um teste de rastreamento e diagnóstico seguido por tratamento;
II. Usar estratégias de tratamento que limitem consequências adversas da doença;
III. Eliminar fatores de risco, remover causas e realizar campanhas de vacinação;
IV. Otimizar os recursos em saúde e legitimar o potencial terapêutico da demora permitida.
Em relação ao nível de prevenção, essas práticas são classificadas, respectivamente, como:
Homem de 59 anos, obeso, relata hipertensão arterial há mais de cinco anos sem qualquer acompanhamento médico nesse período. No momento, está assintomático. Em relação ao manejo e acompanhamento das doenças crônicas na APS, é correto afirmar que:
Para introduzir um programa de rastreamento em uma população, em relação às características da doença, do teste e da população rastreada, devem ser observados os seguintes critérios, respectivamente:
Um paciente com estenose aórtica grave tem dor precordial aos esforços de moderada intensidade. Foi solicitada uma cintilografia de esforço e repouso para avaliar a presença e extensão da isquemia miocárdica. Em relação a esse exame, é correto afirmar que:
O ácido dimercaptossuccínico (DMSA) é um composto organosulfurado com a fórmula HO2CCH(SH)CH(SH)CO2H, empregado comumente na avaliação de crianças com suspeita de pielonefrite. O mecanismo de captação renal do 99mTc-DMSA é a:
Um paciente de 65 anos com história de déficit cognitivo leve é submetido à ressonância magnética. O exame demonstra padrão dentro do normal para a faixa etária. A cintilografia de perfusão cerebral com 99mTc-ECD (etilenodicisteína) exibe hipoperfusão bilateral nos lobos temporais e parietais. Considerando esses achados, o diagnóstico mais provável é de:
Algumas condições malignas e benignas podem ser responsáveis por um padrão cintilográfico de supercintilografia (aumento difuso da captação em todo esqueleto). Uma condição que pode causar esse tipo de padrão é:
Após desembarcar de uma viagem de avião de longa duração, uma jovem de 30 anos refere dispneia súbita. A radiografia de tórax, realizada na emergência, foi normal. Devido ao histórico de alergia ao contraste, foi solicitada uma cintilografia pulmonar de ventilação e de perfusão. As imagens cintilográficas do tórax nas projeções posteriores estão dispostas nas figuras a seguir.
A partir dos achados clínicos e das imagens, é correto afirmar que:
Homem de 84 anos é encaminhado para o cardiologista, por conta de dispneia de início recente. O ecocardiograma demonstrou padrão de hipertrofia ventricular esquerda concêntrica. Após investigação laboratorial e descarte de gamopatia monoclonal, para pesquisar amiloidose por transtirretina deve ser solicitada uma cintilografia:
Criança de 2 anos é submetida a uma cintilografia renal com 99mTc-DMSA para avaliação de infecção do trato urinário. Sobre esse contexto clínico, é correto afirmar que:
Um paciente com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida realiza cintilografia miocárdica com 123I-metaiodobenzilguanidina. O achado do exame que se correlaciona com aumento de desfechos cardiovasculares adversos, em especial o aumento do risco de morte cardíaca, é:
A incidência mais provável de câncer de tireoide em paciente com nódulo isolado hipercaptante de 123lI-iodo, que apresenta sinais, sintomas e quadro laboratorial de hipertireoidismo, é de:
Paciente com doença arterial coronariana multivascular e insuficiência cardíaca com fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 18% é encaminhado para uma PET com 18F-FDG (fluorodesoxiglicose) a fim de avaliar o miocárdio viável. Os achados do exame de imagem demonstram que a parede anterior do ventrículo esquerdo, que apresenta perfusão diminuída na cintilografia com 99mTc-sestamibi, tem o metabolismo de glicose preservado ao PET com 18F-FDG. A partir dessas informações, é correto afirmar que:
Uma paciente com dor lombar é encaminhada para realização de cintilografia óssea. As imagens da região estão demonstradas a seguir:
De acordo com os achados clínicos e cintilográficos, o diagnóstico mais provável é: