Questões de Concurso Público UFPA 2013 para Assistente em Administração
Foram encontradas 50 questões
“O curioso é que esses números evidenciam um enorme paradoxo: o Ministério da Saúde aponta que mais de 95% da população sabe que a camisinha é o modo mais eficiente de não contrair o vírus da aids.” (linhas 14 e 15)
Diz respeito ao fato de
I. O preservativo é a forma mais segura de se prevenir contra DSTs, além de ser um método contraceptivo eficaz. II. O preservativo é um método contraceptivo tão antigo quanto a pílula anticoncepcional. III. Ao tomar a pílula anticoncepcional, a mulher somente se previne de gestações indesejadas, embora esteja ainda vulnerável a DSTs. IV. A camisinha e a pílula poderiam ser usadas concomitantemente como prevenção a doenças venéreas.
Estão corretas as afirmativas:
“Aliás, quem pensa que herpes, sífilis e clamídia são encrencas passageiras, consertadas com qualquer pomadinha, que se cuide. Elas podem gerar consequências sérias, de deformações à infertilidade.” (linhas 41 e 42)
Julgue as afirmativas:
I. O autor, ao empregar a expressão “encrencas passageiras”, quer destacar que alguns brasileiros desconsideram a gravidade das doenças quando não fazem uso do preservativo. II. O emprego do termo “aliás” introduz uma explicação acerca da seriedade das doenças venéreas. III. Ao enumerar as graves consequências de doenças como herpes, sífilis e clamídia, o autor apresenta uma gradação que vai de um problema mais simples a outro irreversível. IV. O uso do diminutivo em “qualquer pomadinha”, na realidade, não faz referência nem ao tamanho, nem à qualidade do medicamento, mas à gravidade do problema, que não se resolve rapidamente. V. O autor, ao empregar o termo “quem”, visa dar um tom de impessoalidade ao seu discurso, que deve ser informativo a todos os brasileiros.
Estão corretas as afirmativas:
I. A investidura em cada cargo está condicionada à aprovação em concurso público e far-se-á no padrão inicial do 1º nível de capacitação do respectivo nível de classificação; II. O regime jurídico dos cargos é o instituído pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, portanto, o regime estatutário; III. A natureza dos cargos não confere oportunidade de acesso às atividades de direção, assessoramento, chefia, coordenação; IV. O regime jurídico dos cargos é o celetista, nos moldes adotados pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, observada a regra do concurso público.
Sobre o conteúdo do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a única alternativa verdadeira:
I. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, impondo-se a todo processo administrativo, podendo ser mitigada estritamente nos casos de segurança nacional, processos que serão declarados sigilosos.
II. O dano moral pode ser caracterizado quando o servidor público deixa uma pessoa à espera de solução, causando situação procrastinatória na resolução dos processos administrativos, além de caracterizar atitude contra a ética e a moralidade no serviço público.
III. Para fins de apuração do comportamento ético, conceitua-se servidor público todo aquele que preste serviços de natureza permanente, sempre com retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
IV. A penalidade aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética pode variar desde a censura até a
suspensão até 30 dias, em ato administrativo devidamente fundamentado e sujeito ao contraditório e à ampla
defesa.
I. nomeação; promoção; ascensão; II. transferência; readaptação; III. reversão; aproveitamento; IV. reintegração; recondução.
I. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público ou emprego público, com valor fixado em lei, não podendo ser fixada em valor inferior ao salário mínimo. II. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei, não podendo ser fixada em valor inferior ao salário mínimo. III. O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível. IV. Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento, facultada a consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, mediante autorização do servidor, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.
I. Crime contra a administração pública e abandono de cargo II. Improbidade administrativa e corrupção; III. Acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas IV. Recusar fé a documentos públicos.