Questões de Concurso Público EPE 2012 para Analista de Pesquisa Energética - Economia de Energia

Foram encontradas 21 questões

Q909996 Economia

Um monopolista vende um produto visando a maximizar seu lucro.


Com esse objetivo, ele deve produzir uma quantidade tal que o custo marginal seja igual à(ao)

Alternativas
Q909997 Economia

Em determinado ano, a balança de pagamentos de um país apresentou um deficit em conta-corrente.


Sendo assim, conclui-se que, nesse ano,

Alternativas
Q909998 Economia

O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país aumentará se determinados indicadores sociais melhorarem.


Dentre esses indicadores que influenciam diretamente o IDH, figura a(o)

Alternativas
Q909999 Economia

A mão de obra não qualificada de determinada região vai ser empregada em um projeto de investimento. Esses trabalhadores receberão um salário de 1.000 unidades monetárias por mês, o dobro do que o mercado de trabalho da região paga. Suponha que a realização do projeto não altere o salário no mercado de trabalho da região, o qual reflete corretamente o valor da produtividade marginal do trabalho nas atividades locais.


A avaliação social do projeto considera que o custo dessa mão de obra, em unidades monetárias por mês, é de

Alternativas
Q910000 Economia

Pela legislação vigente, existem determinados tipos de consumidores que podem escolher seu fornecedor de energia elétrica (agentes de geração e comercializadores), através de livre negociação.


Para que essa escolha se realize, é necessário que os consumidores

Alternativas
Q910001 Economia

A minuta do contrato de concessão é um documento que deve acompanhar o edital de licitação da construção de um gasoduto de transporte.


Nessa minuta, deve-se indicar o(a)

Alternativas
Q910002 Economia
Os produtos contemplados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na divulgação do resultado do Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização dos Combustíveis (LPMCC) são os relacionados a seguir, EXCETO o
Alternativas
Q910003 Economia

A ANEEL é responsável por fixar uma tarifa justa ao consumidor. Ao mesmo tempo, é preciso estabelecer uma receita capaz de custear as despesas e os encargos das concessionárias de distribuição, de modo a garantir o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.


Em relação a esses custos, considere as afirmativas abaixo.


I - Os encargos de transmissão e as despesas de capital referem-se aos custos não gerenciáveis.

II - As despesas de operação e manutenção referem-se aos custos gerenciáveis, e os encargos de transmissão referem-se aos custos não gerenciáveis.

III - Os encargos setoriais referem-se aos custos gerenciáveis, e as despesas de capital referem-se aos custos não gerenciáveis.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Q910006 Economia

Uma empresa maximizadora de lucros produz, por período, 99 unidades de determinado produto ao custo total médio de R$ 2,00 por unidade. Se essa empresa produzisse 100 unidades do produto no mesmo período, seu custo total médio seria de R$ 2,10 por unidade.


Para induzir a empresa a produzir a centésima unidade, seria necessário pagar-lhe, por essa unidade, em reais, no mínimo, o valor de

Alternativas
Q910007 Economia

A figura abaixo mostra, em linha cheia, a curva de Lorenz que reflete a distribuição de renda de um país.


Imagem associada para resolução da questão


O exame da figura leva à conclusão de que, nesse país, o(a)

Alternativas
Q910008 Economia
O gráfico que representa, corretamente, o efeito acelerador do crescimento real do produto interno bruto (PIB %) sobre o investimento (I) é
Alternativas
Q910010 Economia

O quadro abaixo apresenta as projeções dos consumos de diversas fontes de energia para os anos de 2011, 2015 e 2020.


Imagem associada para resolução da questão


Após a análise desse quadro, conclui-se que a(s)

Alternativas
Q910012 Economia

No contexto das regras gerais de comercialização de energia elétrica, de acordo com a legislação vigente, são estabelecidos ambientes de contratação.


Em um ambiente de contratação livre (ACL), verifica-se que

Alternativas
Q910013 Economia

Há uma modalidade de fornecimento de energia elétrica que é estruturada para a aplicação não só de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica (de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano), como também de uma única tarifa de demanda de potência.


Essa estrutura tarifária é a

Alternativas
Q910014 Economia

Uma empresa foi constituída como sociedade anônima para a realização de um projeto de investimento. Como o custo de capital de terceiros é menor do que a taxa de retorno esperada do projeto, a empresa decide aumentar a proporção de dívida no financiamento do projeto.


Tal decisão

Alternativas
Q910016 Economia

A figura abaixo mostra a curva de demanda (D) pelo bem X, a qual é totalmente elástica, e a posição inicial da curva de oferta (S) de X. Como a produção de X polui um lago, decidiu-se internalizar esse custo social aplicando um imposto no montante adequado, deslocando, na figura, a curva S para a posição S’. O valor do imposto está incluído no preço pago pelos compradores aos produtores.


Imagem associada para resolução da questão


Examinando-se a figura, conclui-se que esse imposto

Alternativas
Q910020 Economia

A economia de certo país opera com regime cambial de taxa fixa, em um mundo com mobilidade imperfeita do capital, e é representada pelo modelo IS / LM / BP, conforme a figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


A economia se encontra inicialmente no ponto E, na figura, e o governo adota uma política monetária restritiva.


Em consequência, a curto prazo, a(s)

Alternativas
Q910021 Economia

O Plano Decenal de Expansão de Energia 2020 (PDE 2020) incorpora uma visão integrada da expansão da demanda e da oferta de diversos energéticos no período 2011-2020.


Em relação às projeções do PDE 2020 para o próximo decênio, considere as afirmativas abaixo.


I – A baixa eficiência energética do gás natural, quando comparada à do óleo combustível, tende a diminuir sua demanda, desestimulando novos investimentos na ampliação do processo de exploração do gás nacional e reduzindo, gradativamente, a importação do gás boliviano.

II – Espera-se uma redução na demanda por etanol, fruto de fatores como a falta de competitividade dos preços do etanol hidratado em relação à gasolina automotiva, devendo-se esse fato, principalmente, a impasses políticos e econômicos que tendem a desestimular investimentos ligados à produção do etanol.

III – O cenário é que os preços dos insumos graxos sigam trajetória crescente, mantendo-se em patamares sempre muito superiores aos do óleo diesel, mesmo considerando o aumento deste, sendo que nessas condições, a projeção da demanda de biodiesel se refere basicamente à adição obrigatória de 5% no diesel mineral.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Q910022 Economia

Um projeto de investimento implica um gasto inicial seguido de 12 recebimentos líquidos sucessivos nos períodos subsequentes. A soma desses 12 recebimentos é maior do que o gasto inicial.


Em consequência, a(o)

Alternativas
Q910023 Economia

No modelo de crescimento econômico neoclássico de Solow, com progresso tecnológico que aumenta a efetividade de mão de obra, há um estado estacionário.


Esse estado estacionário se caracteriza pela constância do(a)

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: C
5: E
6: A
7: E
8: B
9: E
10: A
11: C
12: D
13: C
14: A
15: E
16: B
17: D
18: B
19: A
20: E