Questões de Concurso Público EPE 2014 para Analista de Pesquisa Energética - Meio Ambiente - Recursos Hídricos

Foram encontradas 32 questões

Q459649 Engenharia Ambiental e Sanitária
Nos termos da legislação ambiental, pode ser considerada determinada área saturada para efeito de classificação de zona industrial.
O grau de saturação será aferido e fixado em função da área disponível para uso industrial da infraestrutura, bem como dos padrões e das normas ambientais fixadas pelo(a)
Alternativas
Q459650 Engenharia Ambiental e Sanitária
Nos termos da lei que regulamenta o setor de petróleo, as políticas nacionais para o aproveitamento racional das fontes de energia visarão ao seguinte objetivo:
Alternativas
Q459651 Engenharia Ambiental e Sanitária
Nos termos da lei que regula a tipificação dos crimes ambientais, caso uma empresa do setor energético seja condenada, uma das penalidades que pode ser aplicada à pessoa jurídica consiste em
Alternativas
Q459652 Engenharia Ambiental e Sanitária
Nos termos da Lei no 9.966/2000, constitui o conjunto de procedimentos e ações que visam à integração dos diversos planos de emergência setoriais, bem como a definição dos recursos humanos, materiais e equipamentos complementares para a prevenção, controle e combate da poluição das águas o denominado plano de
Alternativas
Q459653 Engenharia Ambiental e Sanitária
No cenário de referência do Plano Decenal de Expansão de Energia 2022, uma das premissas é o(a)
Alternativas
Q459654 Engenharia Ambiental e Sanitária

A projeção da demanda de GLP foi realizada utilizando-se um modelo do tipo técnico-paramétrico, que possibilita a análise da expansão deste combustível em cada região do País [...]

Plano Decenal de Expansão de Energia 2022 / Ministério de Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Brasília: MME/EPE, 2013. p. 52.


Em relação à projeção de demanda referida no trecho acima, é considerado como principal consumidor final (uso energético), no Brasil, o setor

Alternativas
Q459655 Engenharia Ambiental e Sanitária
A construção de hidroelétricas causa significativas mudanças na dinâmica de um rio, especialmente devido à presença de reservatórios. A razão entre o volume de um reservatório e as vazões dele afluentes determinam o tempo de retenção hidráulica. Considere as afirmativas a seguir sobre o tempo de retenção hidráulica.

I - Pode ser obtido durante o enchimento do reservatório.
II - Pode ser calculado para reservatórios profundos.
III - Flutuações nos níveis de água acarretam alterações no tempo de retenção.
IV - Reservatórios estratificados têm tempo de retenção infinito.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Q459656 Engenharia Ambiental e Sanitária
Por meio da análise das energias afluentes verificadas desde 1931 em cada subsistema, pode-se observar a incerteza hidrológica e sua variação entre os períodos úmidos e secos, a complementaridade entre regiões, a necessidade de reforços nas interligações e a possibilidade de ganho energético [...] quando se dispõe de reservatórios de acumulação. 
Plano Decenal de Expansão de Energia 2022 / Ministério de Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Brasília: MME/EPE, 2013. p. 88.
São características dos reservatórios apontados no trecho acima, EXCETO a seguinte:
Alternativas
Q459657 Engenharia Ambiental e Sanitária
Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2022, a projeção da demanda de carvão mineral e coque está associada ao cenário de
Alternativas
Q459658 Engenharia Ambiental e Sanitária
Usado para análise de impactos ambientais, o método da Análise Benefício/Custo é um método de avaliação de projetos. Nessa análise, deve-se calcular o Benefício Líquido (BL) para comparação das alternativas, através da expressão abaixo:

imagem-001.jpg
Nesse sentido, verifica-se que a(o)
Alternativas
Q459659 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma das desvantagens no método Ad hoc para a avaliação de impactos ambientais é a
Alternativas
Q459660 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma vez que o reservatório se encontra em operação, a ictiofauna de rios diminui drasticamente.
Tundisi, J.G. & Tundisi, T.M. Limnologia. Oficina de Texto, 2008. 1ª. ed. p. 345. 
Um dos fatores preponderantes para essa mudança é a(o)
Alternativas
Q459661 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Lei no 9.433/1997 assevera que “estabelecer critérios gerais para a outorga de direitos de uso de recursos hídricos e para a cobrança por seu uso” compete ao(à)
Alternativas
Q459662 Engenharia Ambiental e Sanitária
Segundo a Lei no 6.938/1981, estabelecer normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras compete à(ao)
Alternativas
Q459663 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Portaria MINTER no 231/1976 estabeleceu padrões de qualidade do ar para quatro poluentes.
Um desses poluentes é o
Alternativas
Q459664 Engenharia Ambiental e Sanitária
O CIPAM (Comitê de Integração de Políticas Ambientais) faz parte da composição do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
Uma das competências desse comitê é
Alternativas
Q459673 Engenharia Ambiental e Sanitária
A necessidade de estudo e aperfeiçoamento da gestão dos recursos hídricos decorre da sua complexidade, que deverá ser aumentada, substancialmente, com as pressões que surgem ao longo do tempo.
Tais pressões são motivadas por diversas causas, dentre as quais é possível destacar o desenvolvimento econômico, tendo em vista que ele, necessariamente, provoca o(a)
Alternativas
Q459674 Engenharia Ambiental e Sanitária
O planejamento de uso dos recursos hídricos pode ser dividido em estágios que vão desde a política de recursos hídricos até o projeto executivo.
O estágio caracterizado pelo momento adequado para a realização dos estudos de impacto ambiental de planejamento, que avaliem a compatibilização dos planos com os zoneamentos ecológico-econômicos ou outros documentos relacionados com o estabelecimento de restrições gerais à apropriação dos recursos ambientais dentro de uma visão regional, é denominado
Alternativas
Q459675 Engenharia Ambiental e Sanitária
É um dos princípios fundamentais da gestão racional do uso, controle e proteção dos recursos hídricos:
Alternativas
Q459676 Engenharia Ambiental e Sanitária
O planejamento de uso dos recursos hídricos age como um instrumento de inspiração e articulação de iniciativas de intervenção econômica em favor do desenvolvimento.
A iniciativa viabilizada por uma adequada política de outorgas de cotas ou de cobrança pelo uso da água é o(a)
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: D
5: D
6: A
7: C
8: D
9: E
10: D
11: E
12: A
13: B
14: E
15: B
16: D
17: A
18: A
19: D
20: C