Questões de Concurso Público Petrobras 2014 para Médico(a) do Trabalho Júnior

Foram encontradas 10 questões

Q454395 Medicina
Na avaliação diagnóstica para intoxicação exógena por materiais orgânicos e inorgânicos, a determinação de
Alternativas
Q454399 Medicina
O termo interação entre substâncias químicas é utilizado todas as vezes em que uma substância altera o efeito de outra, sendo que, destas interações, podem resultar diferentes tipos de efeitos.

É exemplo de um tipo de interação, o seguinte:
Alternativas
Q454406 Medicina
De acordo com a Portaria GM/MS no 2.048, de 05/11/2002, a assistência prestada, num primeiro nível de atenção, aos pacientes com quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, que possam levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, provendo um atendimento e/ou um transporte adequado a um serviço de saúde integrante do Sistema Estadual de Urgência e Emergência, por unidades não hospitalares de atendimento às urgências e emergências, bem como pelo serviço de atendimento pré-hospitalar móvel, caracteriza o seguinte tipo de atendimento:
Alternativas
Q454407 Medicina
Conforme a Portaria GM/MS no 2.048, de 05/11/2002, as atribuições e prerrogativas das unidades básicas de saúde e das unidades de saúde da família, em relação ao acolhimento/atendimento das urgências de baixa gravidade/complexidade, independentemente de estarem qualificadas para atenção básica (PAB) ou básica ampliada (PABA), devem ser desempenhadas
Alternativas
Q454408 Medicina
As unidades hospitalares gerais de atendimento às urgências e emergências instaladas em hospitais gerais de médio porte, aptos a prestar assistência de urgência e emergência correspondentes ao segundo nível de assistência hospitalar de média complexidade (M2), em funcionamento nas 24 horas do dia, são denominadas unidades hospitalares gerais de
Alternativas
Q454409 Medicina
Paciente deu entrada no pronto-atendimento com queixa de estado gripal, febre vespertina, tosse seca e persistente, adinamia, anorexia e queda do estado geral, há cerca de dez dias. Ao exame físico, mostrava-se eupneico, emagrecido, temperatura axilar de 37,8 o C, pulmões com estertores crepitantes de finas bolhas. Raios-X de tórax revelou imagem arredondada e pouco densa no ápice D.

Uma hipótese diagnóstica plausível para esse caso é a de
Alternativas
Q454410 Medicina
Paciente obeso deu entrada na emergência hospitalar com quadro de dor torácica retroesternal intensa, irradiada para a face interna do braço esquerdo, de início súbito, acompanhada de sudorese, náuseas e vômitos alimentares. Ao exame físico, apresentava-se lúcido, com agitação psicomotora, pele pálida, fria e úmida, hipotenso e taquicárdico. O eletrocardiograma registrou supradesnível de ST em D2, D3 e AVF.

Diante do quadro apresentado, o diagnóstico que se impõe é de
Alternativas
Q454412 Medicina
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) estão entre as cinco principais causas de procura por serviços de saúde e são responsáveis por diversas complicações, tais como infertilidade, abortamento espontâneo, malformações congênitas e até a morte, se não tratadas. Além disso, multiplicam-se as chances, em pelo menos dez vezes, de contaminação pelo HIV. Certo paciente, atendido na Unidade de Pronto Atendimento, queixava-se de disúria intensa, corrimento peniano amarelado, e história de relação sexual desprotegida há cerca de sete dias.

Diante desse quadro, uma hipótese diagnóstica plausível é a de
Alternativas
Q454413 Medicina
Desde a última década, as doenças crônicas somaram 58% dos gastos totais das internações hospitalares, liderados pelos gastos das doenças cardiovasculares (22%), doenças respiratórias crônicas (15%) e neoplasias (11%).

Diante de um paciente idoso com queixas de cansaço a médios e grandes esforços, tosse improdutiva e palpitação, cujo exame físico revela obesidade e ritmo cardíaco em dois tempos, com extrassístoles, cabe suspeitar que se trata de um paciente portador de
Alternativas
Q454415 Medicina
Em um Hemonúcleo foram coletadas 100 amostras de sangue humano para transfusão hospitalar. Após os exames laboratoriais de rotina constatou-se que 15% apresentavam reação sorológica positiva para hepatite A, 18% para hepatite B, 12% para VDRL e 8% para HIV.

Avaliando-se as medidas de tendência central das anormalidades detectadas no total de amostras, a moda apresentou o valor de
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: E
5: D
6: E
7: A
8: C
9: D
10: C