Conforme a Portaria GM/MS no 2.048, de 05/11/2002, as atri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q454407 Medicina
Conforme a Portaria GM/MS no 2.048, de 05/11/2002, as atribuições e prerrogativas das unidades básicas de saúde e das unidades de saúde da família, em relação ao acolhimento/atendimento das urgências de baixa gravidade/complexidade, independentemente de estarem qualificadas para atenção básica (PAB) ou básica ampliada (PABA), devem ser desempenhadas
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

**Alternativa correta: E - por todos os municípios brasileiros**

Tema Central: A questão trata das responsabilidades das unidades básicas de saúde e das unidades de saúde da família no atendimento de urgências de baixa gravidade, conforme a Portaria GM/MS nº 2.048, de 05/11/2002. Essa portaria regula as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir que todos os municípios, independentemente de suas qualificações específicas, possam atender essas urgências.

Para resolver a questão, é necessário compreender que o SUS é um sistema universal, e uma de suas diretrizes é a universalidade do acesso. Isso significa que todos os cidadãos têm direito ao atendimento nos serviços de saúde.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa E é a correta porque, de acordo com a portaria, todas as unidades básicas de saúde, em qualquer município do Brasil, devem estar capacitadas para atender urgências de baixa complexidade. Isso está alinhado ao princípio da universalidade e da equidade do SUS, garantindo que todos tenham acesso ao atendimento básico de saúde.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Apenas pelos municípios qualificados para atenção básica (PAB): Esta alternativa está incorreta porque a portaria não limita o atendimento de urgências de baixa gravidade a apenas municípios qualificados para atenção básica. Todos os municípios devem garantir esse tipo de atendimento.

B - Apenas pelos municípios qualificados para a atenção básica ampliada (PABA): Também incorreta, pois a portaria não faz essa distinção. Assim como na opção A, todos os municípios têm a responsabilidade de atender essas urgências.

C - Apenas pelos municípios com Programa de Saúde da Família (PSF): Errada, já que a portaria abrange todos os municípios, independentemente de terem ou não o Programa de Saúde da Família. A presença do PSF não é um requisito para o atendimento das urgências.

D - Apenas pelos municípios com mais de 5.000 habitantes: Esta alternativa está equivocada porque a portaria não estabelece um limite populacional para a oferta desse atendimento. O SUS deve atender todos, em qualquer lugar do Brasil.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PORTARIA 2.048 / 2002

CAPÍTULO III

 

1 - AS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS E A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

 

As atribuições e prerrogativas das unidades básicas de saúde e das unidades de saúde da família em relação ao acolhimento/atendimento das urgências de baixa gravidade/complexidade devem ser desempenhadas por todos os municípios brasileiros, independentemente de estarem qualificados para atenção básica (PAB) ou básica ampliada (PABA)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo