Questões de Concurso Público ELETROBRAS-ELETRONUCLEAR 2022 para Contador
Foram encontradas 7 questões
A Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 200 (R1), que trata das responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria das demonstrações contábeis, dos riscos de auditoria, da probabilidade de apresentar opinião inadequada, em termos técnicos, sobre as demonstrações auditadas, apresenta, no item 13 Definições, o significado dos termos inerentes a esse conteúdo.
Nesse contexto, o entendimento técnico-conceitual que o auditor deve ter -
“a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria” -
contempla a definição de
A Estrutura Integrada de Controle Interno elaborada pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) tem sido uma referência no cenário corporativo. Essa estrutura se apresenta a partir de categorias de objetivos, componentes de controle interno e estrutura organizacional da entidade. Um dos princípios estabelecidos nessa estrutura se refere à demonstração de comprometimento com a integridade e os valores éticos por parte da organização.
Esse princípio está relacionado ao seguinte componente de controle:
Os papéis de trabalho são parte da documentação de auditoria e são um auxílio ao auditor durante a execução de seu trabalho.
Dessa forma, os papéis de trabalho na Auditoria devem
Um dos objetivos do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que permitam obter evidência de auditoria apropriada e suficiente e que lhe possibilitem obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião.
Na avaliação da relevância das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria, os procedimentos substantivos são definidos para a
Risco de auditoria consiste na possibilidade de o auditor expressar uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis estiverem significativamente incorretas.
O risco de auditoria pode ser definido como uma função dos seguintes riscos:
Os procedimentos de auditoria podem ser utilizados como procedimentos de avaliação de riscos, testes de controles ou procedimentos substantivos, dependendo do contexto em que sejam aplicados pelo auditor.
Um dos procedimentos técnicos básicos é a inspeção, que
Na perspectiva do cubo do COSO-ERM (COSO II): Gerenciamento de Riscos Corporativos – Estrutura Integrada –, que trata dos componentes do modelo, observa-se que a atividade “análise de riscos”, anteriormente prevista no COSO-IC, foi substituída e complementada pelas seguintes atividades: identificação de eventos, avaliação de riscos e resposta a riscos. Na identificação de eventos, verificam-se algumas classificações de fatores e categorias de eventos.
São exemplos de fatores externos na categoria de eventos econômicos, segundo o COSO-ERM: