Questões de Concurso Público SEDU-ES 2010 para Professor B — Ensino Fundamental e Médio — Filosofia
Foram encontradas 16 questões
A melhoria do ensino pode ser, para os estudantes, um fator de atratividade que assegura maior cobertura educacional para a população.
O texto é predominantemente narrativo.
Veja, 24/3/2010, p. 76 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele tratado, julgue o item que se segue.
A passeata citada no texto sugere que o Rio de Janeiro seria o único estado brasileiro a ser prejudicado pela emenda que promove nova divisão dos royalties relativos à extração de petróleo no Brasil.
Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir o segmento “é realizado" (l. 20 ) por realiza-se.
Na linha 23, o emprego do acento grave em “às principais" justifica-se pela regência de “concomitantemente", que exige preposição a, e pela presença de artigo definido feminino plural antes de “principais".
A escolaridade média da população adulta do Espírito Santo indica que a maior parte desse contingente concluiu o ensino fundamental.
A diminuição da reprovação no ensino fundamental é um dos fatores que podem assegurar a ampliação da taxa de escolaridade da população.
O segmento “durante todo o mês de fevereiro" (l.2) está escrito entre vírgulas por tratar-se de expressão apositiva.
A expressão “desse estilo" ( l.11) é elemento coesivo que retoma o antecedente “marchinhas" ( l.9).
Infere-se das informações do texto que os alunos elaboraram outras letras novas para as marchinhas originais.
O emprego de vírgula após “apresentações" (l.18) justifica-se por isolar adjunto adverbial de lugar.
O emprego de acento grave em “às drogas" (l.4) justifica-se pela regência de “trabalho" (l.3) e pela presença de artigo definido feminino.
O termo “Contudo" (l.15) pode, sem prejuízo para a correção gramatical e para as informações originais do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes: Porém, Todavia, Entretanto, Embora, Se bem que, Porquanto.
O emprego de vírgula logo após “aconselhamento familiar" (l.18-19) justifica-se para isolar oração explicativa subsequente.
Os sinais de ponto e vírgula das linhas 24, 26 e 27 podem, sem prejuízo para a correção gramatical e para a clareza do texto, ser substituídos por vírgulas.
As palavras “famílias", “auxílio" e “área" recebem acento gráfico com base em justificativas gramaticais diferentes.