Com base nas estruturas linguísticas do texto acima, julgue ...
O termo “Contudo" (l.15) pode, sem prejuízo para a correção gramatical e para as informações originais do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes: Porém, Todavia, Entretanto, Embora, Se bem que, Porquanto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (39)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Adversativas: exprimem contraste, oposição, ressalva, compensação. As principais são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto. Além delas, há outras palavras que, em determinado contexto, passam a valor adversativo e podem iniciar este tipo de oração, tais como senão, ao passo que, antes (=pelo contrário), já, não obstante, apesar disso, em todo caso. Há uma diversidade de vocábulos que transmitem o valor adversativo; por isso é importante entender a oposição e não apenas memorizar as conjunções.
Explicativas: iniciam termo que esclarece uma declaração anterior ou ameniza uma ordem. As principais conjunções são: porque, pois(anteposto ao verbo), porquanto, que.
Concessivas: exprimem um fato que se concede, que se admite, em oposição ao da oração principal. As conjunções são: embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, mesmo quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que (pese), nem que, dado que, sem que (=embora não).
Porém, Todavia, Entretanto, Embora, Se bem que, Porquanto.
se bem que- concessiva
porquanto - causal
A conjunção Porquanto exige em seguida um verbo após ela ser empregada na frase.
Marquei errado
Fonte: Professora Maria Augusta do curso CERS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo