Questões de Concurso Público MPU 2013 para Analista - Antropologia

Foram encontradas 50 questões

Q901747 Antropologia

No que se refere ao funcionalismo e ao estrutural funcionalismo, julgue o item que se segue.


Forma estrutural é a rede de relações entre indivíduos concretos, existentes em uma determinada sociedade e em um momento específico do tempo e do espaço, enquanto a estrutura social é a rede de relações abstraída de seus componentes concretos.

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Q901749 Antropologia

No que se refere ao funcionalismo e ao estrutural funcionalismo, julgue o item que se segue.


A ordem estrutural subjacente representa os padrões que, uma vez estabelecidos, permitem ao antropólogo compreender a sociedade como um conjunto de abstrações inter-relacionadas.

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Q901750 Antropologia

No que se refere ao funcionalismo e ao estrutural funcionalismo, julgue o item que se segue.


Conceitua-se função como a contribuição de qualquer atividade recorrente no tempo para a manutenção da continuidade estrutural.

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Q901753 Antropologia

No que diz respeito ao dom, à troca e à reciprocidade, julgue o próximo item.


De acordo com Pierre Bourdieu, é o intervalo de tempo entre a prestação e a contraprestação que permite ocultar a contradição entre a experiência da dádiva como um ato generoso e o mecanismo sociológico da reciprocidade, segundo o qual a contraprestação é obrigatória.

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Q901754 Antropologia

No que diz respeito ao dom, à troca e à reciprocidade, julgue o próximo item.


O conceito de fato social total elaborado por Mauss corresponde à aplicação do conceito de totalidade desenvolvido por Durkheim, em “As formas elementares da vida religiosa”, aos dados etnográficos apresentados por Malinowski em os Argonautas.

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Q901756 Antropologia

No que diz respeito ao dom, à troca e à reciprocidade, julgue o próximo item.


Segundo Mauss, as prestações totais são uma forma mais evoluída e rara das prestações totais de tipo agonístico.

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Q901758 Antropologia

Com base nas concepções do estruturalismo, julgue o item seguinte.


A sociedade é formada a partir de relações de dominação, e a linguagem oferece o paradigma para compreendê-la.

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Q901759 Antropologia

Com base nas concepções do estruturalismo, julgue o item seguinte.


Tanto o simbolismo quanto o conhecimento são caracterizados pela continuidade.

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Q901760 Antropologia

Com base nas concepções do estruturalismo, julgue o item seguinte.


O estruturalismo pode ser considerado um kantismo sem sujeito transcendental que procura, na observação empírica, os entendimentos coletivos, visíveis a partir dos sistemas concretos de representação.

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Q901762 Antropologia

Com base nas concepções do estruturalismo, julgue o item seguinte.


Tanto a ciência quanto o mito operam na reorganização das relações de um conjunto, segundo o que Lévi-Strauss denominou de bricolagem.

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Q901763 Antropologia

Com relação à antropologia interpretativa, julgue o item subsecutivo.


O etnógrafo deve buscar a essência de sociedades, civilizações e grandes religiões nas pequenas cidades e aldeias.

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Q901764 Antropologia

Com relação à antropologia interpretativa, julgue o item subsecutivo.


A descrição etnográfica caracteriza-se por ser interpretativa e microscópica, bem como por interpretar o fluxo da vida social e por buscar fixá-lo em uma forma pesquisável.

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Q901765 Antropologia

Com relação à antropologia interpretativa, julgue o item subsecutivo.


A cultura corresponde às redes de significados que os indivíduos tecem para si mesmos.

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Q901766 Antropologia

Com relação à antropologia interpretativa, julgue o item subsecutivo.


A coerência formal das categorias é o traço que atesta a validade de uma descrição cultural.

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Q901773 Antropologia

A história é ordenada culturalmente de diferentes modos nas diversas sociedades, de acordo com os esquemas de significação das coisas. O contrário também é verdadeiro: esquemas culturais são ordenados historicamente porque, em maior ou menor grau, os significados são reavaliados quando realizados na prática.

                                                   Marshall Sahlins. Ilhas de história, p. 7.

Na perspectiva de Marshall Sahlins, julgue o item a seguir acerca das relações entre estrutura e evento e a lógica da mudança cultural.


Em sua crítica ao binarismo da relação entre estrutura e evento, Sahlins elabora o conceito de estrutura da conjuntura como um terceiro termo que media como a estrutura se atualiza a partir de sua relação com o acontecimento.

Alternativas
Q901774 Antropologia

A história é ordenada culturalmente de diferentes modos nas diversas sociedades, de acordo com os esquemas de significação das coisas. O contrário também é verdadeiro: esquemas culturais são ordenados historicamente porque, em maior ou menor grau, os significados são reavaliados quando realizados na prática.

                                                   Marshall Sahlins. Ilhas de história, p. 7.

Na perspectiva de Marshall Sahlins, julgue o item a seguir acerca das relações entre estrutura e evento e a lógica da mudança cultural.


Ao destacar a relevância da dimensão do tempo na disposição dos significados culturais, Sahlins colabora para diminuir a tensão estabelecida pelo estruturalismo com a história.

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Q901775 Antropologia

Grande parte da obra de Levi-Strauss se dedica a pensar o mito e seus significados. Com base nessa informação, julgue o seguinte item no que se refere à relação entre mito e história.


Enquanto o mito é uma narrativa aberta, sem versão definitiva, a história, por sua vez, é uma narrativa fechada, que não comporta versões distintas de um mesmo acontecimento.

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Q901776 Antropologia

Grande parte da obra de Levi-Strauss se dedica a pensar o mito e seus significados. Com base nessa informação, julgue o seguinte item no que se refere à relação entre mito e história.


O mito pode ser considerado uma linguagem, uma forma narrativa de expressão que busca dar sentido a elementos da experiência humana, desempenhando o papel de um pensamento conceitual.

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Q901777 Antropologia

Por meio da teoria da fricção interétnica, pretende-se explicar a dinâmica das relações entre as sociedades indígenas e a chamada sociedade nacional ou sociedade envolvente. A respeito dessa teoria, julgue o item que se segue.


O caboclo — figura típica das zonas de contato entre a sociedade nacional ou a sociedade envolvente e as sociedades indígenas — é o índio integrado à sociedade dos brancos, mas com a consciência integralmente ligada à sua ancestralidade indígena.

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Q901778 Antropologia

Por meio da teoria da fricção interétnica, pretende-se explicar a dinâmica das relações entre as sociedades indígenas e a chamada sociedade nacional ou sociedade envolvente. A respeito dessa teoria, julgue o item que se segue.


A teoria da fricção interétnica destaca que o estudo de instituições como escolas, missões e fazendas é fundamental para a compreensão dos fenômenos resultantes do contato entre as sociedades indígenas e a sociedade envolvente.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: E
6: E
7: E
8: E
9: C
10: E
11: E
12: C
13: C
14: E
15: C
16: C
17: E
18: C
19: E
20: C