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Q901776 Antropologia

Grande parte da obra de Levi-Strauss se dedica a pensar o mito e seus significados. Com base nessa informação, julgue o seguinte item no que se refere à relação entre mito e história.


O mito pode ser considerado uma linguagem, uma forma narrativa de expressão que busca dar sentido a elementos da experiência humana, desempenhando o papel de um pensamento conceitual.

Alternativas

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Gabarito: C (Certo)

O tema da questão envolve a relação entre mito e linguagem, conforme abordado por Claude Lévi-Strauss, um dos principais teóricos do estruturalismo na antropologia. Para entender a questão, é necessário ter conhecimento sobre como Lévi-Strauss interpreta os mitos e sua aplicação como uma forma de linguagem.

Lévi-Strauss sugere que os mitos funcionam como uma narrativa estruturada que organiza e dá sentido à experiência humana. Ele defende que o mito, assim como a linguagem, é uma maneira de expressar e comunicar conceitos complexos, trazendo ordem ao pensamento humano.

Para Lévi-Strauss, os mitos são uma forma de pensamento conceitual que, embora não sejam científicos ou históricos no sentido estrito, desempenham um papel fundamental na compreensão do mundo ao oferecer explicações para fenômenos e experiências.

O item da questão afirma que "o mito pode ser considerado uma linguagem, uma forma narrativa de expressão que busca dar sentido a elementos da experiência humana, desempenhando o papel de um pensamento conceitual". Isso está correto de acordo com a perspectiva de Lévi-Strauss.

Vamos justificar a alternativa correta:

Alternativa C (Certo)

A afirmativa está correta porque, para Lévi-Strauss, o mito é uma forma de linguagem que serve para organizar e dar sentido ao mundo. Os mitos são narrativas que estruturam a realidade de uma maneira compreensível, funcionando como uma forma de pensamento que explica e ordena a experiência humana.

Nesta perspectiva, o mito não é apenas uma história qualquer, mas um sistema de significação que possui lógica própria e comunica ideias e valores importantes para a cultura que o produz.

Alternativa E (Errado)

Esta alternativa estaria incorreta porque negaria a função do mito como uma forma de linguagem ou como um pensamento conceitual. Isso seria contrário à teoria de Lévi-Strauss, que vê o mito justamente como um sistema estruturado que organiza e comunica significados, desempenhando um papel essencial na interpretação da experiência humana.

Com isso, fica claro que o item está correto e em consonância com a teoria de Lévi-Strauss sobre a função dos mitos.

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Comentários

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Alternativa correta. Em seus trabalhos, Lévi-Strauss abordou a cultura como sistemas estruturais e centrou-se na compreensão da estruturação de domínios culturais como mito, arte, parentesco e linguagem.  

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