Questões de Concurso Público MPU 2013 para Analista - Arquitetura
Foram encontradas 70 questões
As perspectivas cônicas são desenhadas com linhas que convergem para os pontos de fuga localizados a uma distância finita; já os pontos de fuga das perspectivas isométricas são localizados a uma distância considerada no infinito.
Os desenhos ou perspectivas isométricos são traçados com medidas reais na largura e na altura e com medidas reduzidas pela metade na profundidade.
A planta de terraplanagem e seus respectivos cortes são referências para a elaboração do anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ).
As perspectivas cônicas com um ponto de fuga reproduzem um desenho de modo semelhante à formação de um desenho pelo olho humano. Desse modo, o emprego dessa perspectiva produz desenhos mais realísticos que o uso da perspectiva com três pontos de fuga.
As projeções ortográficas são obtidas com raios perpendiculares ao plano vertical de projeções para a vista de frente, e perpendiculares ao plano horizontal para a vista de cima.
Em virtude do modo de construção e funcionamento do sistema de projeções em desenho técnico, um objeto colocado no 3º diedro deve ser representado com a vista lateral esquerda à direita da vista de frente e a vista superior acima da vista de frente.
A escala de redução de 1:25 é comumente utilizada em arquitetônica para detalhes de ambientes. De acordo com essa escala, a dimensão real de 1,50 m deve ser desenhada com 6 centímetros de comprimento.
O modelamento 3D no programa SketchUp é similar ao de um croqui à mão livre, visto que, nesse programa, o modelamento é formado por apenas dois elementos, arestas e faces, que são desenhados assim como em um croqui.
O desenho paramétrico, que pode ser desenvolvido e executado no programa AutoCAD, tem a propriedade de se modificar de modo inteligente, tanto geometricamente quanto dimensionalmente.
Em um desenho técnico, as linhas tracejadas são utilizadas para indicar contornos não visíveis, arestas não visíveis, linhas situadas além do plano do desenho e linhas de centro e de simetria.
De acordo com a norma técnica referente a leiaute e dimensões da folha de desenho, a margem esquerda, para os formatos de papel entre A4 e A0, pode variar de 20 a 25 milímetros, a depender das dimensões da folha.
De acordo com a norma técnica, pode-se interromper o desenho do comprimento de uma viga para que ele caiba na folha de papel correspondente. Desse modo, a linha de cota do comprimento também deverá ser interrompida, embora a cota continue inalterada.
No início e no término de uma rampa, deve haver patamares com dimensão longitudinal mínima admissível de 1,20 m, além da área de circulação adjacente.
Nas rotas acessíveis que contenham degraus e escadas fixas, o emprego de espelhos vazados é obrigatório para garantir segurança e acessibilidade.
O desnível máximo de cada segmento de rampa para inclinação com percentual de 5% deve ser igual a 1,50 m.
Com base na figura acima, que representa um módulo de referência, definido como a projeção ocupada por um cadeirante no piso, julgue o item abaixo.
A projeção do módulo de referência, adotada para definir as dimensões das esquadrias e circulações das edificações, deve corresponder, no piso, a 0,70 m por 1,00 m.
Há semelhanças entre as bases conceituais dos instrumentos promotores do desenvolvimento urbano e os instrumentos promotores da preservação do patrimônio histórico e ambiental, visto que ambos os instrumentos propõem a preservação do direito de propriedade.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.
A cidade jardim, um modelo de cidade concebido por Le Corbusier, consiste em uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde, sendo um meio-termo entre campo e cidade.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.
As praças são espaços livres de uso comum, destinados ao lazer, à contemplação e à atividade bucólica, assim, de acordo com a legislação em vigor, a destinação das praças não pode ser alterada.
A representação do símbolo internacional de pessoas com deficiência visual consiste em um pictograma inserido em um quadrado, que apresenta uma pessoa em pé e de perfil, segurando uma bengala voltada para a direita.