Questões de Concurso Público MPU 2013 para Analista - Contabilidade
Foram encontradas 70 questões
A confrontação das receitas com as despesas correlatas é um pressuposto do princípio da competência, segundo o qual o reconhecimento de receitas e despesas deve ocorrer nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. De acordo com esse princípio, o pagamento antecipado de uma despesa não afeta o resultado da empresa no momento de sua ocorrência.
Segundo a legislação societária, os direitos cujo objeto sejam mercadorias devem ser avaliados pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior. Essa regra é um exemplo da aplicação, na contabilidade, do princípio da prudência.
O custo corrente de um ativo representa o valor, em caixa ou equivalentes de caixa, que deveria ser pago para que esse ativo ou um ativo equivalente fosse adquirido na data ou no período das demonstrações contábeis. O gasto necessário para a reposição dos estoques de uma empresa na data do balanço é um exemplo de custo corrente
Os empréstimos concedidos a sociedades coligadas e controladas, realizáveis no curso do exercício social subsequente e que não sejam caracterizados como negócios usuais na exploração do objeto social da companhia, devem ser classificados no ativo circulante.
As reservas para contingências destinam-se a compensar, no futuro, a diminuição do lucro da companhia advinda de perdas julgadas prováveis, cujo valor possa ser estimado. Essas reservas devem ser revertidas no exercício em que ocorrer a perda ou quando as razões que justificaram a constituição da reserva deixarem de existir.
A reserva de lucros a realizar pode ser constituída no exercício em que o valor do dividendo obrigatório ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício. Nessa condição, o valor da reserva de lucros a realizar, se constituída pela empresa, será igual à diferença entre o montante do dividendo obrigatório e a parcela realizada do lucro líquido do exercício.
Os recursos recebidos antecipadamente como parte do pagamento de serviços a serem prestados após o término do exercício social seguinte geram aumento simultâneo de um ativo circulante e de um passivo circulante na contabilidade da empresa que prestará os serviços.
As contas provisão para créditos de liquidação duvidosa e depreciação acumulada, apesar de apresentarem saldo de natureza credora, devem ser classificadas no ativo como contas redutoras dos itens patrimoniais que lhe deram origem.
Os fundos de comércio adquiridos, quando destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, devem ser reconhecidos no ativo imobilizado.
A conta ajustes de avaliação patrimonial é uma conta redutora do patrimônio líquido, cuja função é registrar exclusivamente as diminuições de valor de elementos do ativo e do passivo, em razão da avaliação desses itens a valor justo.
A aplicação de valores excedentes de caixa em títulos públicos é fato meramente permutativo, que não provoca efeito imediato no patrimônio líquido da entidade que realizou o investimento.
Uma empresa que recorra a uma instituição financeira para realizar uma operação de descontos de duplicatas deverá reconhecer, no ato da contratação da operação, uma despesa financeira, cujo valor será igual à diferença entre o valor das duplicatas descontadas e o valor liberado como empréstimo pela instituição financeira
A amortização de dívida com desconto é evento que provoca os seguintes impactos no patrimônio da entidade que efetuou o pagamento: crédito em conta de disponibilidades, débito em conta de passivo e débito em conta de resultado pelo reconhecimento de despesa financeira.
A ampliação do horizonte temporal para a avaliação da capacidade de pagamento da empresa, com a inclusão, na análise, de itens realizáveis a longo prazo e exigíveis a longo prazo, revela uma piora na capacidade financeira da empresa. Desse modo, menos de 70% do valor dos exigíveis de curto e longo prazos poderia ser quitado com recursos disponíveis e realizáveis no curto e longo prazos nas datas apresentadas.
É correto afirmar que o capital circulante líquido da empresa foi positivo nos períodos analisados, embora fique evidente que, para o cumprimento de todas as obrigações assumidas no curto prazo, a empresa dependia da realização financeira de itens de baixa liquidez registrados no seu ativo circulante. É correto afirmar, ainda, que, se a empresa pretendesse utilizar caixas e equivalentes de caixa para saldar todas as dívidas de curto prazo nas datas apresentadas, menos de 5% do montante dessas dívidas teriam sido quitadas.
A margem líquida é um indicador que revela o quanto a entidade ganhou, em termos de lucro operacional, em cada unidade monetária de venda realizada
Quanto maior for a relação entre a taxa de retorno sobre o patrimônio líquido e a taxa de retorno sobre o ativo total, menor será o grau de alavancagem financeira presente nas operações da empresa.
Se um aumento de R$ 12.000,00 no gasto mensal com propaganda provoca um aumento de R$ 20.000,00 nas receitas de vendas mensais, é correto concluir, com base na análise da relação custo-volume-lucro, que o aumento do gasto com propaganda deve ser autorizado.
A margem de segurança da empresa, em quantidades produzidas, é igual a 400 unidades.
O ponto de equilíbrio da empresa, em quantidades produzidas, é igual a 200 unidades.