Questões de Concurso Público MPU 2013 para Analista - Engenharia Ambiental
Foram encontradas 70 questões
Um erro gráfico máximo aceitável de 0,2 mm no processo de digitalização de uma carta temática na escala de 1:50.000 equivale a 20 m.
Curvas de nível contendo valores de altitude, polígonos demarcados com manchas de vegetação natural e dados de precipitação provenientes de estações pluviométricas são exemplos de dados vetoriais.
Os erros de posicionamento inerentes ao GPS de navegação podem ser reduzidos com o uso de receptores conhecidos como GPS diferenciais.
Valores de latitude e longitude correspondem a medidas angulares relativas à linha do equador e ao meridiano de Greenwich, respectivamente.
Os valores digitais máximos que podem ser encontrados nas imagens obtidas pelos sensores A e B são, respectivamente, 1 e 255.
As resoluções espaciais dos sensores A e B são de 5 m e de 2,5 m, respectivamente.
Considere que dois imageamentos foram feitos com sensores ópticos e de radar em duas áreas e em duas datas diferentes, conforme detalhado na tabela acima. Com base nessas informações, julgue o item subsequente.
A tonalidade de cinza da imagem obtida com sensor de radar na data D1 da área A2 é mais escura que a obtida na data D2 da mesma área e com o mesmo sensor.
Considere que dois imageamentos foram feitos com sensores ópticos e de radar em duas áreas e em duas datas diferentes, conforme detalhado na tabela acima. Com base nessas informações, julgue o item subsequente.
A tonalidade de cinza da imagem obtida com sensor óptico na data D1 da área A1 é mais clara que a obtida na data D2 da mesma área e com o mesmo sensor.
Áreas queimadas geralmente aparecem em imagens de radar com tonalidade escura por causa da drástica redução da atividade fotossintética da vegetação nativa.
As plataformas Terra MODIS, IKONOS e GeoEye possuem sensores com resolução espacial suficiente para monitorar essa faixa de preservação permanente.
Na sucessão ecológica, uma comunidade pioneira evolui até um ponto de equilíbrio denominado clímax, que se caracteriza por possuir crescimento rápido, ciclo de vida curto, baixa diversidade de espécie, pouca estratificação, baixa diversidade bioquímica e grande capacidade para resistir à exploração.
Os componentes de todas as cadeias alimentares podem ser enquadrados como produtores — seres que produzem seu próprio alimento — e animais — seres que obtém sua energia comendo produtores ou outros animais.
A fotossíntese, realizada por vegetais ou por micro-organismos, é o único processo de entrada de energia em um ecossistema.
A causa principal de degradação da floresta amazônica, o maior bioma brasileiro, é a extração de madeira, mas outros fatores são também importantes, tais como a mineração, a construção de hidrelétricas, a abertura de estradas na selva e a expansão das fronteiras agrícolas.
Os volumes de sedimentos transportados por um curso de água podem ser determinados por medições das descargas sólidas por arraste e em suspensão, amostragem de material do leito do curso de água e levantamentos topobatimétricos.
A evapotranspiração, soma da evaporação do solo com a transpiração vegetal, depende das tensões de vapor do ar e da radiação solar.
A circulação de água na zona não saturada do solo influencia o transporte de substâncias no subsolo, relacionando-se com o tempo de permanência delas no solo e os potenciais riscos de contaminação do lençol freático.
A fórmula de Manning, aplicada em cálculos hidráulicos referentes a canais, relaciona as seguintes variáveis: área, raio hidráulico, gravidade e coeficiente de rugosidade; sendo esta última determinada pelo método de incrementação (Cowan).
A maior parte das substâncias orgânicas que causam sabor, odor, cor e toxidade à água pode ser adsorvida em carvão ativado, em pó ou granulado, durante o tratamento da água.
Os veículos são os principais agentes do smog fotoquímico: emitem gases, como óxido de nitrogênio e monóxido de carbono, que sofrem reações na atmosfera por efeito da radiação solar, gerando novos poluentes.