Questões de Concurso Público SEE-AL 2013 para Professor - Língua Portuguesa
Foram encontradas 66 questões
De acordo com o texto, os números apresentados no relatório dos técnicos do IPEA evidenciam desigualdade entre as regiões brasileiras no quesito educação.
Os números apresentados demonstram que há correspondência entre a nota do IDEB e a infraestrutura oferecida pela escola, confirmando que a qualidade da nota está relacionada a um fator intrínseco à escola.
Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, é correto substituir o trecho “no Norte e no Nordeste do país” (l.5-6) por: nas regiões Norte e Nordeste do país.
As vírgulas que isolam o termo “respectivamente” (l.7) podem ser retiradas sem que isso provoque alteração gramatical no período.
Seria mantida a correção gramatical do período caso o ponto final antes de “E” (l.8) fosse substituído por vírgula, com a devida alteração de letra maiúscula por minúscula.
No trecho “o acesso à infraestrutura pedagógica” (l.13-14), o emprego do acento indicativo de crase é obrigatório em decorrência de regra de regência nominal.
Mantendo-se a correção gramatical e os sentidos originais do texto, o trecho ‘Esses dados (...) considerados adequados’ (l.20-24) poderia ser ligado à sentença “94% dos municípios com ICS alto tiraram nota do IDEB entre alto e médio-superior” (l.19-20) por meio da expressão o que, desde que se suprimisse ‘Esses dados’ e se fizessem as devidas adaptações de sinais de pontuação.
Depreende-se do texto que a região Sul do país foi a que obteve a melhor nota no IDEB.
Mantendo-se a correção gramatical, o vocábulo “Segundo”, na linha 3, pode ser substituído pela expressão No entanto, seguida de vírgula.
Sem prejuízo para a correção gramatical, poderá ser flexionada no singular a locução verbal “estão localizados”, na oração “90% dos municípios nas categorias baixo e médio-inferior do IDEB estão localizados no Norte e no Nordeste do país” (l.4-6).
De acordo com o texto, o objetivo do portal Observatório é acompanhar o desenvolvimento do PNE, com a finalidade de auxiliar professores e sociedade a cobrar o estabelecido nas vinte metas para a educação.
O deslocamento do segmento “no dia 4 de dezembro de 2013” (l.1-2) para o início do período, com a supressão das vírgulas que o intercalam e os devidos ajustes de letras maiúscula e minúscula, mantém a correção gramatical do trecho.
O segmento “de que foram cumpridas apenas (...) o período de 2000 a 2010” (l.12-14) exerce a função sintática de complemento do nome “constatação” (l.12).
Na linha 26, a forma “mas” poderia ser substituída por embora, sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto.
Os vocábulos “Observatório”, “plenário”, “urgência” e “vigência” são acentuados em decorrência da mesma regra de acentuação gráfica.
Na oração “uma vez que o anterior venceu em 2010 e o atual ainda está em tramitação” (l.10-11), as duas ocorrências de “o” fazem referência a “projeto de lei” (l.6).
Na linha 1, mantêm-se a correção gramatical e os sentidos do texto ao se substituir a estrutura “Quando se pensa” pelo segmento Ao se pensar.
No primeiro parágrafo, a partícula “se”, nas suas três ocorrências, funciona como índice de indeterminação do sujeito e pode ser posposta às formas verbais que a acompanham
Em “Paulo Freire acreditava que a melhor maneira de se ensinar é defender com seriedade e apaixonadamente uma posição” (l.22-24), a oração introduzida por “que” exerce a função sintática de predicativo do sujeito “Paulo Freire”.
O trecho “o problema central do homem não era o simples alfabetizar, mas fazer com que o homem assumisse sua dignidade como detentor de uma cultura própria” (l.27-29) constitui-se de duas orações coordenadas sindéticas e de uma oração subordinada reduzida de infinitivo.