Questões de Concurso Público UNIPAMPA 2013 para Programador Visual
Foram encontradas 70 questões
Ao escolher um determinado tipo de papel, o designer deve levar em conta a mensagem, os textos, as imagens, a duração, o custo e a tiragem da publicação.
O tamanho internacional do papel, padrão adotado em todos os países do mundo, é definido por meio de norma.
Em um papel com baixa opacidade, há risco de o texto e as imagens vazarem de um lado para o outro, confundindo a leitura ou prejudicando as imagens.
Gramatura, que é o peso do papel expresso em gramas, representa o peso de um metro quadrado de determinado papel.
A imagem acima ilustra dois exemplos das letras hgx: o da esquerda faz uso de caixa-alta e caixa-baixa; e o da direita, de versaletes.
O caráter individual das letras de caixa-baixa, com seus ascendentes e descendentes, torna mais difícil para o olho o processamento delas em palavras.
Os números identificados na imagem acima representam respectivamente: 1 – haste fina, 2 – barra, 3 – olho, 4 – barriga e 5 – terminal.
Ao mudar a largura de composição de uma fonte, alterando suas escalas horizontal e vertical, corre-se o risco de distorcer a proporção das letras.
O corpo do tipo é a medida da altura da letra, em pontos, calculada estritamente do alto da ascendente da letra até a base da descendente da letra.
O sistema Pantone é utilizado para selecionar, especificar, comparar e imprimir as cores com precisão. Muitos logotipos são criados com a especificação Pantone para que sejam reproduzidos sempre na mesma cor.
A utilização das cores especiais (cores spot) justifica-se apenas em caso de substituição das tintas cian, magenta, amarelo e preto.
Ao se utilizarem as cores CMYK, é recomendável compor a cor desejada mediante a combinação de duas (ou no máximo três) das quatro cores possíveis, para evitar problemas de registro durante a impressão.
No sistema CMYK, a mistura ótica das tintas permite a reprodução das cores originais, por meio de sistemas de tramas e retículas.
O texto com alinhamento centralizado é considerado estático, convencional e conservador, e seu uso é mais efetivo em parágrafos pequenos, como em convites, títulos de páginas,certificados e diplomas
O texto com alinhamento à direita respeita o fluxo da linguagem, evita a hifenização e, devido à margem esquerda irregular, facilita a legibilidade, uma vez que é comum ler-se da esquerda para a direita.
Em livros e materiais impressos que visem à alta qualidade, as margens devem ter dimensões harmoniosas e ir diminuindo de tamanho da maior para a menor na seguinte ordem: rodapé, margem externa, cabeçalho e margem interna.
Uma composição assimétrica cria dinamismo e tensão ao fazer uso de designs, cores e espaços contrastantes, sem abrir mão do uso do eixo central.
A coluna é cada uma das divisões verticais em que se separam as páginas de uma publicação, e o espaço entre elas deve ser maior que o espaço entre palavras, de modo que o leitor não salte acidentalmente para a coluna adjacente.
A marca figurativa é representada por um sinal constituído pela forma plástica distintiva e necessariamente incomum do produto.
A marca coletiva identifica produtos ou serviços provenientes de membros de um determinado grupo ou entidade