Questões de Concurso Público INPI 2014 para Pesquisador em Propriedade Industrial (Classe A, Padrão I) - Cargo 8
Foram encontradas 17 questões
Utilizado na fermentação industrial, o air lift é um biorreator que consiste na formação de colunas de bolhas do meio de cultura pela injeção lenta de ar na base do reator.
A imobilização de células ou enzimas representa uma alternativa para a condução de bioprocessos, com a peculiaridade de os biocatalizadores ficarem retidos para reutilização.
Na fermentação submersa, ocorre homogeneidade do sistema, que possibilita maior eficiência na transferência de calor e facilita o controle de parâmetros como pH, temperatura e oxigenação.
Na fermentação em estado sólido, a fase sólida atua como suporte para o crescimento das células microbianas, sendo as fontes de carbono e nitrogênio adicionadas ao longo do crescimento do microrganismo.
O processo de upstream se caracteriza pela realização de operações para isolamento e purificação de determinado produto oriundo de fermentação, como, por exemplo, a extração de penicilina com etanol e etilacetado em um sistema pós-fermentação.
A produção de leite com baixo teor de lactose é obtida a partir da incubação do leite integral com bactérias produtoras da enzima lactase, que promove a conversão de lactose em glicose e galactose.
A catálise enzimática de óleos vegetais por lipases catalisa a hidrólise de triacilgliceróis em ésteres de glicerol e ácidos graxos de cadeia longa, o que permite a produção de glicerina de alta pureza, que alcança elevados valores de mercado.
Em determinados processos, utilizam-se microrganismos geneticamente modificados, como o Erwinia herbicula, que expressa um gene de Corynebacterium, que, por sua vez, converte glicose em ácido 2-cetogulônico, facilmente convertido em ácido ascórbico.
Em organismos fermentadores alcoólicos, no meio intracelular, o ácido pirúvico, produzido pela hidrólise da glicose, é descarboxilado, o que forma acetaldeído, reduzido a etanol pelo NADH.
Na produção de derivados do leite, bactérias como Lactobacillus e Streptococcus reduzem o ácido pirúvico a ácido láctico, o que provoca aumento do pH e coagulação das proteínas do leite.
No cultivo de Saccharomyces cerevisiae, a sacarose é hidrolisada no meio extracelular pela enzima invertase, que produz glicose e frutose.
Assim como acontece na produção de fermentadores, é necessário adicionar antibióticos ao meio de cultura de células de tecido animal para evitar contaminação por fungos e(ou) bactérias patogênicas.
Liquid-drying é um método de preservação de microrganismos baseado no congelamento e posterior liofilização.
A técnica da semeadura por esgotamento pode ser empregada para a obtenção de cultura bacteriana pura em meio sólido.
A verificação da atividade residual da fosfatase alcalina e da peroxidade é utilizada como indicador da eficiência da pasteurização.
Para a incubação de fungos isolados a partir de material vegetal, podem ser usadas placas de Petri com meios de cultura ágar Sabouraud ou ágar Mycosel sem antibióticos.
Para se medir a atividade enzimática por espectrofotometria, é importante que se escolha um comprimento de onda em que tanto o substrato quanto o produto apresentem coeficientes de extinção molar semelhantes.