Questões de Concurso Público TJ-SE 2014 para Analista Judiciário - Telecomunicações
Foram encontradas 47 questões
Um eficiente sistema de codificação de fonte deve ser capaz de reduzir consideravelmente a quantidade de informação.
O sinal denominado portadora é aquele que porta a informação, ou seja, é o próprio sinal que se deseja transmitir, quando ainda está em banda-base.
Os tipos de informação em sistemas de comunicação incluem texto, voz, imagem, arquivos de dados e códigos corretores de erro, permitindo estes a detecção de erros na transmissão e, em alguns casos, até a correção de erros.
Os sistemas de comunicação analógicos não permitem que, por um mesmo canal, sejam transmitidas informações de várias fontes
Em sistemas de comunicação em banda-base, não é previsto o uso de antenas
O codificador de fonte é responsável por codificar a informação de modo a se utilizar menos bits para representá-la do que era utilizado originalmente
Um sistema via satélite e um sistema de fibra óptica, ambos operando a 10 Mbps, têm, por definição, a mesma taxa de transmissão.
Devido às características do meio, comunicações subaquáticas são tipicamente realizadas em faixas de alta frequência do espectro eletromagnético.
Do ponto de vista estritamente tecnológico, seria possível utilizar técnicas de modulação digital nas faixas do espectro eletromagnético atualmente reservadas para transmissões de rádios AM e FM e televisão analógica.
A largura de banda de um canal deve ser maior ou igual à banda passante do sinal modulado a ser transmitido por esse canal.
Na comutação de mensagem, não se estabelece caminho dedicado entre os dois equipamentos que desejam trocar informações: cada mensagem é dividida em blocos de tamanho definido pela rede, os quais são transmitidos entre os elementos de comutação até chegar ao equipamento de destino.
Quanto maior for a frequência utilizada em um enlace direcional de micro-ondas, maior será a altura do transmissor e do receptor para que se evitem obstruções na zona de Fresnel.
Em uma linha de transmissão com casamento de impedância perfeito, a relação de voltagem de ondas estacionárias — VSWR (voltage standing wave ratio) — é de 1:1.
Suponha que seja enviado um sinal com frequência de 10 MHz com tensão de pico igual a 10 mV em um cabo coaxial de 1 km de comprimento, e que seja medida na outra extremidade do cabo uma tensão de 25 μV. Nesse caso, considerando 0,3 como valor aproximado para log10 2, é correto afirmar que o cabo terá uma atenuação de 1,6 dB/100 m.
A velocidade de propagação do sinal eletromagnético em uma linha de transmissão é igual à velocidade de propagação da luz no vácuo.
A largura de feixe de meia potência (half-power beamwidth) em elevação dessa antena é maior que 30°.
A razão frente-costa de azimute da antena representada na figura acima é superior a 20 dB.
Caso um rádio transmissor com potência de 33 dBm seja conectado à antena por um cabo de 30 m com perdas de 0,1 dB/m, a potência isotrópica irradiada equivalente — EIRP (equivalent isotropically radiated power) — do transmissor será de 10 W
Considere um amplificador de baixo ruído — LNA (low noise amplifier) — com figura de ruído igual a 1 dB e ganho de 30 dB, com sinal na entrada com potência de 1 pW e razão sinal ruído igual a 14 dB. Nesse caso, a potência do ruído na saída desse LNA será igual a - 73 dBm.
Considere um receptor com ruído branco com densidade espectral de potência igual a !170 dBm/Hz e largura de banda de 10 MHz. Para esse receptor, a potência do ruído será de 2 × 10-13 W