Questões de Concurso Público FUB 2015 para Técnico de Laboratório, Biologia
Foram encontradas 47 questões
Para o preparo dessa solução, deve-se utilizar um balão de vidro de fundo chato.
Para conferir se a concentração da referida solução está correta, deve-se titular essa solução com a adição de um indicador de pH e a utilização de uma solução básica, de concentração conhecida. Nesse caso, a solução ácida deverá ser colocada em um béquer; e a solução básica, em uma bureta.
Deve-se ajustar o pHmetro por meio de soluções-tampão com valores de referência, em dois ou mais pontos, para que seja determinado o pH da referida solução.
O frasco-estoque do ácido clorídrico deve ser armazenado em local ventilado devido à formação de gás tóxico e corrosivo.
A aferição da vidraria escolhida para o preparo da solução em questão é realizada a partir da densidade da água à temperatura ambiente.
O descarte de substâncias eutrofizantes deve ser previamente avaliado por profissionais especializados em biossegurança e, se aprovado, deverá ser realizado em frascos apropriados, identificados e recolhidos por uma equipe responsável pelo descarte de materiais químicos.
O descarte de substância que contenha metais não deve ser realizado no mesmo frasco com substâncias orgânicas halogenadas ou agentes oxidantes fortes.
Caso seja detectada contaminação com solventes orgânicos em materiais plásticos, estes não serão descartados no lixo a ser esterilizado.
O descarte de materiais químicos deve ser realizado diretamente na pia, independentemente do seu ponto de ebulição, desde que sejam solúveis em água e de baixa toxicidade.
A presença de impurezas na parede de vidrarias volumétricas nterfere na formação do menisco, o que altera o volume medido.
A esterilização por calor úmido é a mais indicada para substâncias oleosas se comparada à esterilização por calor seco.
O procedimento de descontaminação que mantém a presença de esporos é denominado desinfecção.
A descontaminação de pisos, bancadas, equipamentos e demais materiais de um laboratório deve ser realizada por meio de soluções aquosas à base de hipoclorito de sódio ou cálcio, com teor de cloro ativo entre 2,0 e 2,5% p/p.
Em regiões com baixa umidade relativa do ar, o soluto não deve ser pesado sobre objetos de vidro ou de porcelana.
O soluto em estado sólido deve ser desidratado nas muflas.
Solutos de difícil solubilização à temperatura ambiente devem ser aquecidos com proveta, agitador magnético e aquecedor elétrico.
No momento da pesagem, a temperatura do soluto sólido pode interferir na exatidão da concentração da solução.
A água deionizada não é indicada para a realização de cromatografia líquida de alta resolução.
O processo de destilação da água remove, por completo, todos os microrganismos vivos, o pirogênio e os gases ionizados da água.
Bactérias Gram-negativas não fermentativas podem contaminar a água deionizada armazenada em condições estéreis.