Questões de Concurso Público DPE-AC 2017 para Defensor Público

Foram encontradas 100 questões

Q849223 Direito Civil
Com relação à aquisição da personalidade jurídica das pessoas naturais, o ordenamento jurídico brasileiro adota a corrente
Alternativas
Q849224 Direito Empresarial (Comercial)
Com relação à nota promissória, assinale a opção correta.
Alternativas
Q849225 Direito Civil
No que se refere aos alimentos e à obrigação de prestar alimentos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q849226 Direito Civil

Pedro, recém-chegado a Rio Branco, adquiriu de Ana um apartamento na cidade e, posteriormente, descobriu que havia pagado, pelo imóvel, valor equivalente ao dobro da média constatada no mercado, uma vez que desconhecia a real situação imobiliária local e tinha pressa em adquirir um apartamento para abrigar sua família.


Nessa situação hipotética, o negócio poderá ser anulado, uma vez que apresenta o vício de consentimento denominado

Alternativas
Q849227 Direito Empresarial (Comercial)
O contrato de arrendamento mercantil
Alternativas
Q849228 Direito Civil
A responsabilidade civil, de acordo com o Código Civil,
Alternativas
Q849229 Direito Civil

Aos setenta anos de idade, Roberto, viúvo, com três filhos maiores, sendo um deles incapaz, pretende firmar testamento a fim de dispor, após sua morte, dos bens de que é proprietário.


Nessa situação,

Alternativas
Q849230 Direito Civil
O contrato de fiança
Alternativas
Q849231 Direito Civil
Entre outros aspectos, é motivo capaz de ensejar revisão ou rescisão contratual, com base na teoria da imprevisão,
Alternativas
Q849232 Direito Civil
A garantia por hipoteca
Alternativas
Q849233 Direito Civil

No que se refere à extinção das obrigações, julgue os itens a seguir.


I. O segurador, por reparar ato danoso suportado pelo segurado, o sub-roga legalmente no direito contra o autor do dano.

II. Havendo recusa no recebimento de valores, o devedor poderá realizar o depósito da quantia devida em estabelecimento bancário, em nome do credor, e garantir a extinção da obrigação.

III. A dação em pagamento constitui direito subjetivo do devedor.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Q849234 Direito Civil

No que se refere à união estável, ao casamento, à filiação e aos alimentos, julgue os itens a seguir.


I. Será admissível o deferimento de alimentos gravídicos mesmo quando não for verificada hipótese de presunção legal de paternidade.

II. Na união estável, será nulo de pleno direito o contrato firmado entre os companheiros que disponha de regime patrimonial diverso do regime de comunhão parcial de bens.

III. Será vedado ao juiz impor a guarda compartilhada caso um dos genitores declare que não deseja exercer a guarda do menor.

IV. Optando pelo divórcio extrajudicial, os nubentes poderão deliberar, na mesma escritura, sobre partilha de bens, guarda de filhos e alimentos.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Q849235 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015

Em determinada ação de indenização, a DP, representando os interesses do réu, retirou os autos do cartório em carga dez dias antes da publicação da sentença, sentença esta que já estava nos autos ao tempo da carga, e protocolou apelação competente vinte e cinco dias após essa publicação. A parte autora, que estava representada por advogado particular, não apelou. O juiz entendeu que a apelação interposta pela DP era intempestiva, determinando a certificação do trânsito em julgado da sentença.


A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com o regramento dos atos processuais civis.

Alternativas
Q849236 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015

Um juiz, nos autos da execução de sentença de determinado processo cível, proferiu despacho determinando que os devedores fossem intimados a efetuar o pagamento do débito, bem como a adimplir as custas recolhidas pelo credor para essa fase do processo.


Foi dado aos executados o prazo de quinze dias úteis, sob pena de multa de 10% e de honorários advocatícios de 10% sobre o valor do débito, para que pagassem o débito. Transcorrido esse prazo, caso não houvesse sido realizado o pagamento voluntário, teria início o prazo de quinze dias para que, independentemente de penhora ou de nova intimação, os executados apresentassem, nos próprios autos, sua impugnação, instrumentalizada com o demonstrativo dos cálculos.


Considerando-se as informações apresentadas na situação hipotética, conclui-se que a decisão em questão reconhece a exigibilidade de obrigação de

Alternativas
Q849237 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015

Uma criança necessita, com urgência, de internação em UTI. Alegando ser hipossuficientes, seus pais procuraram a DP e informaram que não havia leitos disponíveis nos hospitais da rede pública. Além disso, relataram que haviam perdido todos os laudos de exames da criança e que não poderiam aguardar a segunda via deles, tampouco submetê-la a novos exames, em razão do risco iminente de morte dela.


Nessa situação, a fim de garantir a pronta internação da criança, a DP deverá ajuizar

Alternativas
Q849238 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Com relação aos embargos declaratórios, assinale a opção correta.
Alternativas
Q849239 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
A respeito da apelação e considerando-se o entendimento dos tribunais superiores, assinale a opção correta.
Alternativas
Q849240 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
No que se refere à jurisdição civil nacional, assinale a opção correta.
Alternativas
Q849241 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015

Em uma petição inicial em processo de conhecimento, o autor requereu que sua ação fosse julgada totalmente procedente, para que fosse reconhecida a impenhorabilidade do seu salário. Requereu, ainda, a condenação do réu ao pagamento de honorários sucumbenciais, nos termos da lei.


Nessa situação hipotética, quanto aos pedidos formulados pelo autor da ação, assinale a opção correta.

Alternativas
Q849242 Direito Civil

Ana Lúcia, brasileira, solteira, ocupante e usufrutuária de um único imóvel residencial, sem nenhum outro bem, adquiriu dívida, decorrente de um cheque não quitado, junto a uma empresa de cosméticos. Esta ajuizou execução judicial do título de crédito e, ciente de que o imóvel tinha usufruto, pediu a penhora deste.


No entanto, a nua propriedade do imóvel de Ana Lúcia, antes do ajuizamento da execução, havia sido doada a sua filha, Patrícia, com a devida reserva do usufruto vitalício a Ana Lúcia. Na escritura de doação, que também foi registrada antes da propositura da execução, foram previstas cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade, incomunicabilidade e reversão do imóvel.


Nessa situação hipotética,

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: B
5: B
6: D
7: D
8: C
9: B
10: E
11: B
12: B
13: B
14: D
15: E
16: E
17: B
18: B
19: B
20: A