Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Agente de Comunicação Social
Foram encontradas 34 questões
Uma vez que é objetivamente impossível chegar-se à verdade dos fatos, cabe ao jornalista interpretá-los segundo o interesse público.
Segundo a regulamentação da profissão de jornalista, esta compreende privativamente a execução habitual e remunerada de desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico para fins de divulgação.
De acordo com o Código de Ética do Jornalista, esse profissional é responsável por toda a informação que divulga.
As assessorias de imprensa divulgam press-releases sobre os eventos, que são instrumentos de comunicação dirigidos exclusivamente para o jornalismo escrito e eletrônico, no intuito de despertar o interesse dos jornalistas em divulgar matérias sobre os eventos.
Um dos recursos para chamar a atenção do leitor é manchete de primeira página, notícia principal do dia que recebe o título mais importante. A sua diagramação e o espaço que vai ocupar na página dependem de sua importância e do impacto da notícia.
O formato de jornal conhecido como tablóide tem mancha gráfica de cerca de um quarto do formato standard. A área para impressão corresponde a 27 cm por 15 cm e é muito usado nas regiões Norte e Nordeste.
O editor deve programar com antecedência as páginas de sua edição, esboçando-as mesmo sem saber do espaço definitivo de que vai dispor em uma pré-edição. Dessa forma, pode ele encomendar com mais segurança o tamanho e o enfoque dos textos a serem produzidos.
O papel usado na impressão de jornais é de tipo quebradiço, de fácil descoloração e de cor parda. Pode ser fabricado em bobinas ou folhas avulsas e sua gramatura, em g/m2 , varia entre 45, 50 e 52.
No processo gráfico, uma das etapas é a elaboração dos originais. Um original é uma composição de imagens e(ou) textos reproduzida em múltiplas cópias por meio de processo de pré-impressão e impressão.
Entre os gêneros de texto jornalístico, a crônica, ao contrário da notícia, só fala do passado e faz comparações e comentários que a distanciam do fato.
Se, por um lado, a instituição da pauta serviu para organizar e planejar melhor o jornal, por outro transformou o pauteiro em um ditador da notícia, competindo com o chefe de reportagem e o editor.
A maioria das notícias publicadas nos jornais e revistas tem nas entrevistas sua matéria-prima. A finalidade de caracterizar um texto jornalístico como entrevista é permitir que se conheçam opiniões, idéias, pensamentos de personagem ou pessoa de notório saber.
Um estilo jornalístico em que a opinião ou a interpretação podem ser usados são os artigos. No entanto, seus autores não se identificam e deixam que os leitores interpretem o que dizem. Os artigos sempre expressam a opinião do jornal.
Na redação jornalística, o lide introduz a matéria com as informações mais importantes sobre um determinado fato. O lide abre a maioria das matérias dos jornais diários.
O título de uma matéria jornalística deve, em poucas palavras, dar a informação principal do texto ou descrever com precisão um fato.
Os editoriais expressam a opinião das empresas jornalísticas e têm um estilo exaltado, como um discurso de palanque. Os editoriais não precisam ser concisos, até porque devem desenvolver uma linha de argumentação.
Ao redigir uma reportagem, o jornalista não precisa se preocupar com a ordenação dos fatos: eles são muitos e não precisam ser agrupados por blocos de texto nem em parágrafos que demonstrem a relação entre cada um deles.
As editorias de política, de economia e de esportes são seções dos jornais que usam freqüentemente a coluna, gênero em que o autor trata de assuntos cotidianos e passados, sem se importar com a novidade ou a atualidade, em texto que fica entre o literário e o jornalístico.
Na redação jornalística, a reprodução de declarações textuais entre aspas é importante e valoriza o texto. No entanto, é um recurso que não deve ser usado em excesso, nem mesmo para se transcrever discursos, pronunciamentos ou documentos oficiais.
É considerado erro pela maioria das regras de redação e estilo dos jornais dar a notícia explicando o que não aconteceu. As notícias devem ser dadas de maneira positiva no título e no lide.