Questões de Concurso Público TRE-ES 2011 para Técnico - Taquigrafia, Específicos
Foram encontradas 60 questões
No primeiro parágrafo do texto, as formas nominais “Convocada", “instalada" e “dissolvida" têm como substantivos correlatos, respectivamente, convocação, instalação e dissolvição.
Aos acontecimentos citados no primeiro parágrafo do texto estão relacionadas expressões indicativas de tempo, tais como “um ano mais tarde" e “seis meses depois", que exercem a função de adjuntos adverbiais de tempo.
No primeiro parágrafo do texto, o autor resume a história da assembleia constituinte de 1822.
Se os primeiros dois parágrafos fossem reunidos em um só, o primeiro parágrafo original corresponderia a uma sentença tópico, e o segundo parágrafo original, ao desenvolvimento desse novo parágrafo.
De acordo com o texto, portugueses recém-chegados ao Brasil que possuíssem riquezas e virtudes poderiam, mediante concessão especial, tornar-se membros da constituinte.
No primeiro parágrafo do texto, os verbos auxiliares das locuções verbais “seria instalada" e “acabaria dissolvida" estão flexionados no futuro do pretérito, forma usada para relatar um fato que não se consumou, apesar de previsto, qual seja: a assembleia constituinte não conseguiu cumprir a missão de elaborar e aprovar uma constituição para o país.
Preservam-se a correção gramatical e o sentido do texto ao se substituir o trecho “Convocada por D. Pedro em junho de 1822, a constituinte só seria instalada um ano mais tarde" (l.1- 2) por: A constituinte, convocada por D. Pedro em junho de 1822, só seria instalada um ano mais tarde.
A substituição da conjunção “mas" (l.3) por “conquanto" manteria o sentido original do texto e acrescentaria característica rebuscada à linguagem empregada.
A mesma norma gramatical que estabelece a ocorrência do sinal indicativo de crase em “eleição dos deputados às cortes de Lisboa" (l.6-7) prescreve o emprego desse sinal em eleição dos deputados à todas as cortes de Lisboa.
No trecho “Era a elite intelectual (...) quatro regentes do Império" (l.17-23), a organização dos elementos estruturais indica o predomínio da coordenação.
Caso a referida taxa de analfabetismo fosse de 98% da população, o trecho “Em uma época em que a taxa de analfabetismo alcançava 99% da população, só um entre cem brasileiros era elegível" (l.13-15) deveria ser corretamente reescrito da seguinte forma: Em uma época em que a taxa de analfabetismo alcançava 98% da população, só dois entre cem brasileiros seria elegível.
Na linha 20, a forma verbal “sairiam" antepõe-se ao sujeito da oração, que corresponde a um sujeito composto.
Empregando-se a voz ativa e mantendo-se os tempos verbais empregados, o trecho “O local das reuniões era a antiga cadeia pública, que, em 1808, havia sido remodelada pelo vice-rei conde dos Arcos" (l.24-25) seria, corretamente, reescrito da seguinte forma: O local das reuniões era a antiga cadeia pública, que, em 1808, o vice-rei conde dos Arcos remodelou.
O segmento “o que" (l.29) pode ser substituído, sem prejuízo à correção gramatical e ao sentido do texto, por coisa que, fato que e atitude que.
Nas duas orações do primeiro parágrafo do texto em que o sujeito está elíptico, a referência é o termo “a constituinte" (l.1-2), tal como expressa a concordância, em número e gênero, desse termo com os particípios a ele relacionados.
Na linha 4, a forma verbal “têm" concorda com o núcleo nominal “representantes", flexionado no plural, o que torna obrigatório o emprego do acento circunflexo nessa forma verbal.
Em “A segunda ideia é a de que" (l.9-10), o “a" que precede “de que" poderia ser retirado, sem acarretar prejuízo à correção gramatical, ao passo que, em “A primeira é a do" (l.2-3), o “a" que precede “do" não poderia ser retirado, visto que substitui a palavra “ideias" (l.2).
Sem alteração do sentido do texto e com correção gramatical, a expressão “na medida em que" (l.7) pode ser substituída por À proporção que.
No segundo período do texto, as vírgulas logo após as palavras “representantes" e “eleitos" poderiam ser suprimidas, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, dado que, nessas ocorrências, trata-se de emprego facultativo desse sinal de pontuação.
Com correção gramatical, o trecho “ao princípio de que o sistema democrático representativo" (l.13-14) poderia ser reescrito da seguinte forma: ao princípio que o sistema democrático representativo.