Questões de Concurso Público MPE-CE 2020 para Analista Ministerial - Psicologia
Foram encontradas 33 questões
Os profissionais da área de psicologia devem considerar a família como um “sistema aglutinado”, que confere certa pseudoautonomia a seus membros.
As cisões intrageracionais geralmente estão relacionadas a conflitos entre irmãos (disputa por herança) ou por subsistemas familiares dentro de uma mesma geração.
A violência no seio familiar, que muitas vezes se dá por meio do duplo vínculo, causa tanto mal aos seus membros quanto a violência explícita.
Casais homossexuais em que um dos parceiros assume mais tarde a sua orientação sexual, são referenciados como homossexualidade tardia.
O psicólogo que atende famílias segue o código de ética profissional dos psicólogos, tendo em vista que não há um código de ética específico para a terapia de família.
O psicólogo não poderá se recusar a atender uma família cujos pais sejam homossexuais, ainda que alegue não se sentir apto para tal atendimento.
Quanto ao abuso de substâncias psicoativas, identificar o que leva essa mãe ao uso de drogas e os aspectos emocionais envolvidos na situação deve ser o foco principal do processo de avaliação.
Se a substância em questão for o álcool, o AUDIT (alcohol use disorders identification test) é o instrumento indicado para a rápida avaliação da gravidade do abuso dessa substância.
Na avaliação clínica inicial, caso se confirme que a dependência é química, é importante considerar o aspecto cognitivo do paciente.
A evolução do processo de avaliação psicológica ocorre de forma independente do desenvolvimento dos manuais de classificação diagnóstica.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que segue.
Em uma mesma categoria de drogas, as substâncias de ação mais curta, comparadas com as de ação mais prolongada, têm maior potencial de provocar quadros de abstinência.
Transtornos mentais temporários podem ser induzidos pelo abuso de substâncias e medicamentos, o que em alguns casos leva ao desenvolvimento de síndromes persistentes do sistema nervoso central.
Transtornos mentais devido ao uso de drogas estimulantes estão associados a transtornos psicóticos desacompanhados de quadros depressivos, os quais acometem mais usuários de drogas sedativas.
Na avaliação de uma psicopatologia, o psicólogo pode seguir o modelo categórico ou o modelo qualitativo, a depender dos sintomas apresentados pelo avaliado.
O psicólogo que atua com psicodiagnósticos deve estar familiarizado com a nomenclatura oficial dos transtornos mentais, mas não pode se ater apenas à nosologia, porque essa classificação dificultaria lidar com diferenças subjetivas que variam de um paciente para outro.
Ao adotar o método psicodiagnóstico, o psicólogo deve levar em consideração que a interação clínica com o paciente é uma característica da psicoterapia, e não dos processos de avaliação.
Ao realizar o psicodiagnóstico, o psicólogo pode sofrer pressões de quem encaminhou o paciente e até mesmo de colegas e chefias do local de trabalho.
Durante o processo de avaliação, o psicólogo pode, além de lidar com condutas negativas ou evasivas do paciente, experimentar sentimentos originados da contratransferência.
A entrevista clínica é parte do processo de avaliação e apresenta um aspecto terapêutico intrínseco.
Em um processo de avaliação psicológica, há espaço para a entrevista clínica não só com o paciente, mas também com sua família.