A respeito de psicodiagnósticos e de processos de avaliação ...
O psicólogo que atua com psicodiagnósticos deve estar familiarizado com a nomenclatura oficial dos transtornos mentais, mas não pode se ater apenas à nosologia, porque essa classificação dificultaria lidar com diferenças subjetivas que variam de um paciente para outro.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
É uma leviandade falar que ela dificulta lidar com as diferenças subjetivas, ainda mais em se tratando de psicodiagnóstico, como enuncia a questão, visto que a investigação é toda baseada na história daquele sujeito. Os grandes manuais, como o DSM-V, vieram, inclusive, se adequando ao longo dos anos, a fim de abarcar cada vez mais as peculiaridades de cada caso, incluindo especificadores e até mesmo categorias de transtornos não especificados.
A nosologia possibilita a orientação das terapêuticas e a previsão de prognósticos e é essencial à saúde pública.
GABARITO: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A classificação nosologica não dificulta lidar com diferenças subjetivas que vão variam de paciente para outro.
A afirmativa está incorreta pelo finalzinho, onde afirma " essa classificação dificultaria lidar com diferenças subjetivas que variam de um paciente para outro." Não há nada que sustente ser verdadeiro.
Eu discodo com todas as letras dessa questão, mas é a CESPE né...
O psicólogo que atua com psicodiagnósticos deve estar familiarizado com a nomenclatura oficial dos transtornos mentais, mas não pode se ater apenas à nosologia - ATÉ AQUI ESTÁ CORRETO! porque essa classificação dificultaria lidar com diferenças subjetivas que variam de um paciente para outro - ISSO ESTÁ ERRADO!
Vamos falar primeiro da parte CORRETA da assertiva: o psicólogo deve conhecer os transtornos mentais, mas não é somente isso. Para que o psicólogo esteja capacitado para realizar uma avaliação, ele deve observar os seguintes fatores: • Reconhecer o caráter processual da avaliação (significa dizer que o psicólogo deve considerar a avaliação enquanto um processo dinâmico, composto de diversas etapas);
• Conhecer a legislação específica, dentre as quais as Resoluções do CFP e o Código de Ética;
• Ter domínio da Psicopatologia, para ser capaz de identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos; entre outros...
Agora a PARTE ERRADA da assertiva, que disse que a classificação nosológica dificulta lidar com diferenças subjetivas que variam de um paciente para outro. Na verdade, é o contrário: a classificação nosológica, (que é aquela em que as hipóteses iniciais levantadas pelo psicólogo são testadas, tomando como referência critérios de diagnósticos do DSM-IV ou CID 10) afasta a subjetividade (o contrário do que colocou a questão) já que utiliza critérios objetivos de análise do avaliado (que são os critérios descritos nos Manuais).
QUESTÃO ERRADA!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo