Foi solicitado ao psicólogo de determinada instituição ...
Quanto ao abuso de substâncias psicoativas, identificar o que leva essa mãe ao uso de drogas e os aspectos emocionais envolvidos na situação deve ser o foco principal do processo de avaliação.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
SAMPAIO, C. R. B. Psicologia e direito: O que pode a Psicologia? Trilhando caminhos para além da perícia psicológica. In M. Therense, C. F. B. Oliveira, A. L. M. Neves, & M. C. H. Levi, Psicologia jurídica e direito de família: Para além da perícia psicológica (pp. 17-59). Manaus, AM: UEA, 2017.
GABARITO: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO - o pano de fundo por trás do uso de substâncias, assim como os aspectos emocionais devem ser abordados na avaliação, mas não se pode dizer que eles DEVEM ser o foco principal, como diz a assertiva. Essas questões da cespe são fogo, é muito fácil errar por bobeira...
Cespe malandra
ERRADO
A situação não é de Psicoterapia, logo, não se deve priorizar o que leva a pessoa a usar drogas ou seus aspectos emocionais.
Demandas judicias são objetivas e a atuação do Psicólogo deve se restringir ao que é pedido, subsidiando decisões judiciais, como, por exemplo, a questão da alienação parental.
Parece um pouco fatalista, mas para fins de concurso é "preto no branco". Tente ficar somente no que a questão pede. Interpretação ajuda bastante.
Se o psicólogo foi acionado para auxiliar na investigação de alienação parental, o foco é a criança/adolescente. Todavia, os pais não serão excluídos.
GABARITO: ERRADO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo