Questões de Concurso Público BDMG 2025 para Analista de Desenvolvimento - Gestão, Finanças e Controladoria
Foram encontradas 14 questões
Se um investidor adquirir um título prefixado do Tesouro Nacional, ou seja, sem pagamentos semestrais de juros, ele poderá resgatar seu investimento a qualquer tempo e receberá, pelo período do investimento, rendimentos equivalentes à taxa contratada no dia da compra do título.
A separação dos itens patrimoniais do ativo nos distintos elementos que os constituem determina a utilidade da informação financeira obtida.
A identificação do efeito de mudança nos preços é necessária quando se divulga o custo corrente de consumo.
O pagamento de um título de crédito no vencimento, sem encargos financeiros, por meio de um débito em conta-corrente é um fato contábil permutativo.
A constituição de provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito é um fato contábil de natureza modificativa.
O registro contábil da realização de um investimento financeiro pós-fixado implica o reconhecimento de um fato contábil misto.
O valor dos passivos em moeda estrangeira, com cláusula de paridade cambial, devem ser atualizados monetariamente até a data do balanço.
A demonstração do resultado do exercício é composta por receitas, custos e despesas.
No ativo, as contas devem ser classificadas em ordem decrescente de nível de liquidez.

Com base nesses dados, julgue o próximo item.
No período indicado, cresceu a participação relativa dos capitais próprios no financiamento dos investimentos.

Com base nesses dados, julgue o próximo item.
Em relação ao volume de capitais próprios, o peso dos imobilizados passou de mais de 70% para menos de 60% no período em questão.
As instituições não podem usar derivativos no gerenciamento do risco de variação das taxas de juros para os instrumentos classificados na carteira bancária (IRRBB), devido ao seu potencial de aumentar a volatilidade dos resultados.
O teste de estresse reverso é uma ferramenta de identificação de cenários que possam levar a instituição a ultrapassar seus limites de risco de mercado.
O risco de variação das taxas de juros para os instrumentos classificados na carteira bancária (IRRBB) refere-se ao impacto das variações das taxas de juros nos instrumentos da carteira de negociação.