Questões de Concurso Público Prefeitura de Ananindeua - PA 2015 para Professor de Educação Infantil
Foram encontradas 28 questões
Analise as assertivas que tratam sobre a avaliação da aprendizagem como componente pedagógico (LUCKESI, 2011) e assinale a alternativa que se refere à modalidade de avaliação diagnostica.
I- A avaliação está a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno na medida em que subsidia o educador em sua atividade de gestor do ensino.
II- A avaliação justifica sua utilidade pedagógica quando é utilizada como recurso para conhecer o progresso dos alunos e o funcionamento dos processos de aprendizagem.
III- Ato de investigar a qualidade da aprendizagem dos educandos para contribuir na tomada de decisões no planejamento e na intervenção do professor quando necessário.
IV- Permite verificar a eficácia e os resultados da aprendizagem do aluno ao final do ano letivo para fins de certificação quanto à aprovação ou reprovação escolar.
Leia as seguintes asserções a respeito da interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002) e observe a relação entre elas.
Todo projeto interdisciplinar competente nasce de um locus bem delimitado; portanto, é fundamental contextualizá-lo para poder conhecer.
POIS
A contextualização exige que se recupere a memória em suas diferentes potencialidades, resgatando assim o tempo e o espaço no qual se aprende.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Analise as assertivas para responder à questão: O que são conteúdos de ensino?
Dentre as alternativas NÃO é correto afirmar que conteúdos de ensino:
Considerando os dados apresentados a seguir, quanto à ; problemática apresentada por Grossi (2004, p. 13), no que se refere ao direito à educação básica, assinale a alternativa I baseada no princípio constitucional (Art. 205 da Constituição Federal) que não está sendo atendido.
Os censos escolares apontam a grave situação do atraso escolar, também denominado de distorção idade/série. Em outras palavras, mais de 41% dos estudantes do Ensino Fundamental não estão na série correspondente à sua idade, Esta não aprendizagem desestimula os alunos e redunda em falta às aulas, o que compromete o acompanhamento do ritmo previsto, acarretando significativo abandono da escola ao longo do ano letivo.
Fonte: GROSSI, E. P. Por que ainda há quem não aprende? Porto Alegre: j
Paz e Terra, 2004. p. 13
“A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para o exercício da cidadania em plenitude, da qual depende a possibilidade de conquistar todos os demais direitos, definidos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na legislação ordinária e nas demais disposições que consagram as prerrogativas do cidadão.” (Art. 5° da Resolução n°4, de 13 julho de 2010)
“Entre os princípios definidos para a educação nacional está a valorização do profissional da educação, com a compreensão de que valorizá-lo é valorizar a escola, com qualidade gestorial, educativa, social, cultural, ética, estética, ambiental.” (art. 57 da Resolução n° 4, de 13 julho de 2010)
De acordo com o §2° do art. 57 da Resolução n° 4, de 13 julho de 2010, os programas de formação inicial e continuada dos profissionais da educação, vinculados às orientações destas Diretrizes, devem prepará-los para o desempenho de suas atribuições, considerando necessário:
I- além de um conjunto de habilidades cognitivas, saber pesquisar, orientar, avaliar e elaborar propostas, isto é, interpretar e reconstruir o conhecimento coletivamente.
II- trabalhar cooperativamente em equipe.
III- compreender, interpretar e aplicar a linguagem e os instrumentos produzidos ao longo da evolução tecnológica, econômica e organizativa.
IV- desenvolver competências para integração com a comunidade e para relacionamento com as famílias.
Analise as afirmações anteriories e marque a alternativa correta:
Leia as seguintes asserções sobre o desenvolvimento da criança, segundo Kramer (2007), e observe a relação entre elas.
A cultura infantil é produção;
POIS
As crianças produzem cultura e são produzidas na cultura em que se inserem (em seu espaço) e que lhes é contemporânea (de seu tempo).
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
Analise as assertivas sobre o que se pode dizer acerca da temática do poema: O Pirata, de Roseana Muray, e assinale a alternativa correta.
O pirata
O menino brinca de pirata:
sua espada é de ouro
e sua roupa de prata.
Atravessa os sete mares
em busca do grande tesouro.
Seu navio tem setecentas velas de pano
e é o terror do oceano.
Mas o tempo passa e ele se cansa
de ser pirata.
E vira outra vez menino.
I- Enfatiza diversas possibilidades de o menino representar o real.
II- Evidencia diferentes maneiras de conceber a ausência na infância.
III- Destaca o papel que a imaginação desempenha na vida da criança.
IV- Aborda modos infantis próprios de estar no mundo e de interagir com ele.
Leia as duas asserções sobre a experiência de brincar da criança (BORBA, 2007) e observe a relação entre ambas.
A experiência do brincar cruza diferentes tempos e lugares, passados, presentes e futuros, sendo marcada ao mesmo tempo pela continuidade e pela mudança.
PORQUE
Essa experiência é simplesmente reproduzida a partir do que a criança percebe, ouve, vê e repete da cultura na qual se insere.
Sobre essas asserções, marque a alternativa CORRETA.
Dentre os possíveis objetivos de ensino na área das Ciências Naturais na Educação Infantil pode-se desenvolver projetos para:
I- ampliar a curiosidade das crianças:
II- construir conhecimentos sobre os seres vivos;
III- incentivar as crianças a levantar hipóteses sobre fenômenos físicos;
IV- estabelecer relação entre o homem e a natureza e entre o homem e as tecnologias;
V- possibilitar observação, experimentação e ampliação de conhecimentos científicos.
Analise as assertivas quanto o que os sistemas de ensino devem assegurar visando à educação inclusiva e marque a alternativa correta.
I- métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II- acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular;
III- tratamento especializado no atendimento a estudantes com necessidades especiais deve ocorrer, exclusivamente, na rede privada de ensino;
IV- formação de professores para o atendimento educacional
especializado, bem como para o desenvolvimento de práticas
educacionais inclusivas nas classes comuns de ensino regular.
Analise as assertivas acerca da importância dos contos de fadas na construção do imaginário infantil e marque a alternativa correta.
I- Contar histórias é uma atividade privilegiada na transmissão de conhecimentos e valores humanos.
II- A violência e a personificação do bem e do mal em certos personagens cria nas crianças uma visão negativa da realidade.
III- A ficção objetiva os fatos e as verdades que não podem ser expressos pela razão, que não são identificados pela lógica.
IV- Os contos de fadas são narrativas simbólicas capazes de transmitir experiências subjetivas complexas e vivências emocionais às crianças.
V- Em um conto de fadas, o herói ou a heroína passa por dificuldades, por um momento de impasse que raramente é solucionado.
Na Educação Infantil, é importante criar situações para que as crianças contem suas próprias histórias e digam o que pensam e sentem. Considerando o conteúdo dos depoimentos das crianças a seguir, que temáticas estavam sendo abordadas em sala de aula?
- Eu moro lá em cima, no morro.
Eu não fico cansado de subir. Eu vou
pulando e contando os degraus. Ah,
também eu inventei uma brincadeira de
pular de dois em dois. A minha mãe é
que fica muito cansada. Eu não gosto
quando ela fica cansada. Ela fica triste.
- Eu gosto muito da minha casa.
Tem minha família. Mas eu não posso
brincar lá fora. Minha avó diz que é
perigoso e que eu posso pegar uma doença
no ralo que corre a água suja.
(Fonte: Deixa eu falar! Brasília: MEC, 2011.)