Questões de Concurso Público Prefeitura de Mauriti - CE 2019 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 28 questões
A figura a seguir ilustra um bloco de dimensões 60x40x20cm de um material qualquer, submetido a uma pressão hidrostática de 150Mpa. Considerando o módulo de elasticidade do material 120GPa e o coeficiente de Poisson de 0,30, assinale a alternativa que indica corretamente a variação volumétrica, em m3 :
Um material elástico é empregado para confeccionar uma viga de largura 12cm e seu carregamento segue indicado na figura a seguir. Considerando que o material apresenta tensão admissível de 12Mpa, a altura mínima para essa viga é, aproximadamente, em cm:
Considere o estado plano de tensões referente a um dado ponto de uma estrutura, conforme figura a seguir. A tensão máxima de cisalhamento é:
Considere uma viga biapoiada de comprimento L, conforme figura a seguir. A mesma foi submetida a uma carga distribuída segundo a equação q(x) = Q.(3-2.x/L). Assinale a alternativa que indica corretamente o momento fletor no ponto L/2 dessa viga:
Segundo a NBR 6118, assinale a alternativa que contém todas as assertivas verdadeiras:
I. o estado limite de serviço (ELS) está relacionado ao colapso, ou a qualquer outra forma de ruína estrutural, que determine a paralisação do uso da estrutura;
II. armadura ativa é constituída por barra, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial;
III. o ambiente urbano, para efeito de projeto estrutural, possui agressividade forte, classe de agressividade ambiental II e grande risco de deterioração da estrutura;
IV. vigas e pilares em concreto armado, com classe de agressividade ambiental II, requerem cobrimento nominal de 30mm.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/60434/3eadeafdb440f8696801.png)
Em um serviço topográfico um teodolito foi posicionado no ponto A, com cota 100,00. As leituras na mira apresentaram, para os valores dos fios inferior, médio e superior, respectivamente, 0,535; 0,855; 1,165. O valor do ângulo vertical α é de 14º 35’ 10”, com valores de cos α = 0,967 e sen α = 0,252. Considerando a constante multiplicativa igual a 100 e a constante aditiva nula, a distância horizontal entre A e B, e a cota do ponto B, são, respectivamente:
Sobre as formas de terreno representadas pelas curvas de nível e suas características gerais, assinale a alternativa em que todas as assertivas estão corretas:
I. Em uma depressão as curvas de nível de menor valor envolvem as de maior valor;
II. A linha de cumeada une os pontos mais altos de uma elevação, dividindo as águas da chuva;
III. Quanto mais próxima estiver uma curva de nível da outra, mais acidentado será a região;
IV. Vale é uma superfície convexa formada por duas vertentes; pelos vértices das curvas de nível passa a linha do divisor de águas.
Sobre o sistema de cobertura de edificações, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
I. a trama, constituída geralmente por terças, caibros e ripas, tem como função a sustentação das telhas;
II. o rincão é uma aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, enquanto que o espigão é uma aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante;
III. Normalmente as terças são os elementos mais longos da trama e apoiam-se nas tesouras ou nos pontaletes; sendo paralela à cumeeira e perpendicular ao banzo superior da tesoura;
IV. não faz parte das funções de uma cobertura a captação ou drenagem das águas pluviais.
A sondagem de simples reconhecimento a percussão, SPT (Standard Penetration Test), é normalizado no Brasil pela NBR 6484. Assinale o que for correto:
I. “N” se refere ao índice de resistência à penetração, cuja determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 45cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15cm;
II. o ensaio é capaz de ultrapassar e posicionar o nível d'agua, além de ser de baixo custo e fácil execução;
III. tem como inconvenientes os fatos de não medir a resistência à penetração do solo e não poder ser realizado em locais de difícil acesso;
IV. não ultrapassam matacões e blocos de rocha e podem ser detidas por pedregulhos ou solos muito compactos.