Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2017 para Engenheiro - Elétrica
Foram encontradas 20 questões
I. Apresenta perdas no cobre (I2R), perdas no ferro por corrente parasita, perdas por histerese e perdas por fluxo de dispersão. II. No caso dos transformadores trifásicos, os problemas de desequilíbrio e da terceira harmônica podem ser resolvidos utilizando uma das duas técnicas seguintes: aterrar solidamente os neutros dos transformadores ou acrescentar um terceiro enrolamento (terciário) ligado em Δ ao banco de transformadores. III. As perdas no cobre podem ser obtidas por meio de ensaio em curto-circuito e as perdas no ferro, por meio de ensaio em vazio. Os dois ensaios deverão ser realizados na tensão nominal. IV. O resfriamento de um transformador de potência tem pouca ou nenhuma influência na eficiência de transformadores.
Estão corretas
Analise o circuito a seguir:
Se o circuito N contém apenas dois elementos, estes são
I. Intensidade luminosa, medida em candela (cd), é a potência da radiação luminosa numa dada direção. II. Fluxo luminoso, medido em watt (W), é a potência de radiação total emitida por uma fonte de luz. III. Iluminância, em cd/m2, é a intensidade luminosa produzida ou refletida por uma superfície existente. IV. Luminância, expressa em lux (lx), é a densidade de fluxo luminoso na superfície sobre a qual este incide. V. Eficiência luminosa é a relação dos lumens emitidos por uma lâmpada para cada watt consumido.
Estão corretas
Supondo-se as seguintes situações: S1: a tensão de saída estará em fase com a tensão de entrada; S2: ocorrerá o máximo valor de assinale a alternativa que corresponde aos valores corretos de N em S1 e S2 respectivamente.
Com isto, a potência reativa total e a aparente total em função de P1 e P2 são dadas respectivamente por
I. O dimensionamento adequado deve garantir que a capacidade de condução de corrente dos condutores seja maior que a corrente nominal dos disjuntores. II. A corrente de operação do disjuntor a montante deve ser maior que a corrente de operação do disjuntor a jusante. III. A característica de disparo de um disjuntor é indicada a partir do estado frio. Para o circuito em temperatura de funcionamento, o tempo de disparo é de 40% do valor obtido no gráfico. IV. Devido à alta rigidez dielétrica, o hexafluoreto de enxofre (SF6) é comumente utilizado como isolante em disjuntores de média e alta tensão. V. O disjuntor do tipo termomagnético induz o desligamento de circuito quando ocorre curto-circuito ou sobrecorrente, diferentemente do disjuntor diferencial residual (DR), que atua somente na presença de sobrecorrente.
Estão corretas
a corrente de sensibilização do disjuntor é igual a 1,25 ID, os fatores de correção para temperatura e agrupamento (fct e fca) são respectivamente 1,0 e 0,75, a corrente nominal do circuito (In) é igual a 75A e a corrente máxima do condutor de 35mm² (com isolação de PVC) nas condições de 30°C e sem agrupamento é Imax.cond = 110 A.
A partir desses dados, propõe-se um projeto em que: → o tempo de atuação do disjuntor (tD) para uma corrente de curto-circuito (Icc) de 5kA é igual a 0,20s, → a constante K para PVC é igual a 115, → a corrente de ruptura do disjuntor (IRD) é igual a 10kA, → a corrente nominal do disjuntor (ID) é igual a 90A.
Este projeto
I. Fator de serviço é o multiplicador que, aplicado à potência nominal de um motor, indica a carga que pode ser adicionada continuamente, sob tensão e frequências nominais, e com determinado limite de elevação de temperatura no enrolamento. II. Motores trifásicos, ligados em 760V, são compostos por 12 terminais, com ligação em triângulo-série. III. Classe de isolamento define a temperatura admissível de operação de um motor. IV. O condutor do circuito que alimenta um motor deve possuir uma capacidade de condução de corrente igual ou maior que a corrente nominal do motor, multiplicada pelo fator de demanda.
Estão corretas
Considerando que cada condutor de proteção é conectado nos pontos de iluminação e tomada, é necessário que, nos trechos A, B, C, D e E, passem os seguintes condutores:
I. Exige que em sua partida o enrolamento de campo esteja devidamente ligado, para não haver problema de ausência de campo, o que certamente seria destrutivo para o motor CC. II. O torque de cada motor variará com a aplicação da carga, ou seja, com a corrente de armadura. III. Não há necessidade de esperar que o motor shunt chegue à sua velocidade nominal para colocar uma carga. IV. Para regular a velocidade é só colocar uma resistência variável em paralelo com a armadura.
Estão corretas
Considere a figura a seguir, que apresenta a entrada de energia em uma instalação elétrica:
Assinale a alternativa que apresenta os valores corretos para reatância síncrona saturada do gerador, em ohms por fase (Xsat) e por unidade (Xsat); o módulo da corrente de armadura, por unidade (IA,pu) e em ampères(IA)., considerando a corrente de campo do gerador ajustada para 250 A.
P = 5800W, V = 220V, L = 48,4m, ΔV = 2%, resistividade do cobre (ρcu =1/58 Ω.mm²/m),
a seção do condutor será de
Observe a chave estrela-triângulo da figura a seguir:
Considere NA = normalmente aberto e NF = normalmente fechado.
Para o seu correto funcionamento, os contatos auxiliares A, B, C e D, correspondem a
Quando uma tensão CC de 10 V foi aplicada a dois dos terminais, uma corrente de 25 A foi medida.
Os valores da resistência de armadura e da reatância síncrona aproximada em ohms usados no modelo do gerador nas condições nominais são, respectivamente,
velocidade nominal – 1760 rpm, corrente nominal – 26,6 A, conjugado nominal – 40 N-m, relação corrente de partida/corrente nominal – 8,0, relação conjugado máximo/conjugado nominal – 3,0, relação conjugado de partida/conjugado nominal – 2,2, rendimento com carga nominal – 89,7%, fator de potência com carga nominal – 0,82.
É INCORRETO afirmar sobre esse motor que
Assinale a alternativa que apresenta: o ângulo do fator de potência do rotor (θrotor) com o rotor bloqueado; o valor da potência total desenvolvida pelo motor (PEF) quando o motor está girando com um escorregamento de 0,06
Os maiores graus de proteção (IP) previstos para os componentes da instalação, nos volumes 0, 1 e 2 próximos à piscina são dados respectivamente por