Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2018 para Professor - Geografia

Foram encontradas 25 questões

Q935052 Direito Administrativo
A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No que se refere ao processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que
Alternativas
Q935053 Legislação Federal
Nos termos da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. No que se refere ao ensino médio, etapa final da educação básica, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q935055 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. No que se refere aos dispositivos desta Lei, analise as assertivas:


(I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

(II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

(III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

(IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico.


Estão corretas

Alternativas
Q935056 Direito Constitucional
De acordo com a Constituição Federal de 1988, sem prejuízo de outras garantias, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de
Alternativas
Q936812 Legislação Federal
De acordo com o disposto na Lei nº 12.772/2012, a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente,
Alternativas
Q946128 Pedagogia
“Quando falamos em cartografia, começamos a pensar na representação do espaço. Há, então, uma maneira especial de se fazer isso, de mediar o espaço através dessa linguagem. Do ponto de vista mais técnico, a cartografia seria a técnica de representar a Terra nos mapas, a superfície da Terra, os conceitos, uma porção de coisas, nos mapas. No entanto, qualquer linha que alguém trace numa folha de papel e depois diga “isto aqui é um rio”, é uma forma de representar.” DOIN, Rosângela. Disponível em: https://tvescola.org.br. Acesso em: 24 jul. 2018.
A familiarização dos estudantes com os elementos cartográficos constitui um processo em que podemos estabelecer uma correlação, principalmente, entre a Geografia e o componente curricular
Alternativas
Q946129 Geografia
Ao tratar da história da produção do meio geográfico, Milton Santos propõe sua divisão em três etapas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Sobre esta última, afirma:
Neste período, os objetos técnicos tendem a ser ao mesmo tempo técnicos e informacionais, já que, graças à extrema intencionalidade de sua produção e de sua localização, eles já surgem como informação; e, na verdade, a energia principal de seu funcionamento é também a informação. SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2009, p. 238.
Uma expressão da diferença entre essa etapa da produção do meio geográfico e as anteriores reside no fato de que
Alternativas
Q946130 Pedagogia
“Uma abordagem mais sensível às questões femininas é essencial ao desenvolvimento de uma geografia não sexista, se não feminista. Além disso, acreditamos que a eliminação de vieses sexistas geraria uma geografia politicamente mais relevante. Na medida em que os papéis de gênero definam de maneira significativa as vidas das mulheres e homens, será frutífero incluir o gênero como variável potencialmente importante em muitos contextos de pesquisa.”
MONK, J.; HANSON, S. “Não excluam metade da humanidade da geografia humana”. In: SILVA, Joseli Maria; ORNAT, Marcio Jose; CHIMIN JR, Alcides Baptista (Org.). Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças. Ponta Grossa: Todapalavra, 2016, p. 48.
Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem com cegueira de gênero na geografia escolar.
Alternativas
Q946131 Pedagogia
“O raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade, estabelecendo relações entre os componentes físico-naturais e as ações antrópicas.”
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Conselho Nacional de Educação, 2017, p. 357.
Na Base Nacional Comum Curricular, encontramos a descrição dos seguintes princípios do raciocínio geográfico:
Alternativas
Q946132 Pedagogia
Observe o gráfico a seguir, que trata da distribuição de pessoas com doutorado no Brasil por área de estudo.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: CNPq. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br. Acesso em: 1 ago. 2018.

A análise da distribuição dos doutores no território brasileiro, disposta por macrorregiões da atual regionalização oficial do IBGE, aponta para um padrão espacial que remete a outra proposta de regionalização, qual seja, àquela feita
Alternativas
Q946133 Pedagogia
“As culturas nacionais não mostram a diluição numa identidade global, apregoada por muitos há poucos anos, ao contrário, assiste-se a certo revigoramento na luta pela autodeterminação e da manutenção de vantagens de sociedades socialmente circunscritas. [...] A idílica equalização da aldeia global não se realiza num mundo cada vez mais dividido pelo acesso diferenciado aos benefícios da modernidade, o que distingue os países entre si e cada um internamente.”
MORAES, Antônio Carlos Robert. Território e história no Brasil. São Paulo: Annablume; Hucitec, 2002, v. 1, p. 149-150 (adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta um aspecto que reforça a tese defendida pelo autor.
Alternativas
Q946134 Pedagogia
O conceito de escala, fundamental para as análises espaciais, desde o final do século passado tornou-se uma das temáticas mais debatidas pelos geógrafos. Diferentemente da escala cartográfica – uma simples correlação matemática entre a realidade e sua representação –, a escala geográfica refere-se à extensão ou magnitude de um dado fenômeno no espaço. Sobre ela, Marcelo Lopes de Souza problematiza:
Era costume e, infelizmente, ainda é comum os pesquisadores (e planejadores) tomarem os níveis de análise da realidade como “dados”, quase da mesma maneira como observamos uma porção da superfície terrestre expressa em uma fotografia aérea ou imagem de satélite. [...] Em outras palavras, é como se esses níveis “estivessem sempre aí”, apenas à espera de alguém para “descobri-los” ou “usá-los” para elucidar a realidade.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015, p. 187.
Pensando na inquietação apresentada pelo autor, pode-se apresentar como exemplo da inconsistência de se tomar o conceito de escala geográfica como um conjunto de recortes inatos e imutáveis, o uso da expressão
Alternativas
Q946135 Pedagogia
A floresta invertida
Duas características [...] são determinantes para que o Cerrado seja um dos mais importantes biomas do Brasil: a capacidade que suas plantas têm de captar o carbono do ambiente e a capacidade das raízes de captar e reter água. E essas duas características o transformam em uma verdadeira floresta invertida. Segundo o professor Altair Seles Barbosa, “de todas as formas de vegetação que existem, o Cerrado é a que mais limpa a atmosfera. Isso ocorre porque ele se alimenta basicamente do gás carbônico que está no ar, porque seu solo é oligotrófico”. Dele também nascem vários rios pequenos que vão formando as bacias hidrográficas. [...] Os aquíferos são outro ponto de extrema importância quando se fala em Cerrado: toda a água captada e distribuída pelos aquíferos garante a sobrevivência de grande parte da população brasileira. Se o Cerrado não for preservado, a sobrevivência de nossa própria espécie estará ameaçada.
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Disponível em: www.cptnacional.org.br. Acesso em: 1 ago. 2018.
As assertivas a seguir trazem possíveis relações das temáticas tratadas no texto com assuntos trabalhados na geografia escolar.
I – Hidrologia: o comprometimento das reservas de aquíferos subterrâneos, em decorrência do avanço da agricultura de subsistência nas áreas centrais do país. II – Dinâmica econômica do Brasil: a relação entre os complexos regionais brasileiros e a interferência mútua das atividades agrárias e urbanas. III – Dinâmica climática do Brasil: a interferência da cobertura vegetal na formação de “rios voadores”, garantindo o regime de chuvas em regiões interioranas. IV – Formação territorial do Brasil: a importância das reservas indígenas como unidades de preservação ambiental e sociocultural. V – Poluição atmosférica: efeito da aceleração do processo de urbanização nas bordas mais setentrionais do país.
Tendo em vista a consistência teórica, assinale a alternativa em que estão presentes as assertivas com temas e conteúdos que podem ser explorados em sala de aula.
Alternativas
Q946136 Geografia
“A China se tornou a maior potência emergente do mundo contemporâneo, tendo recentemente superado o Japão como segunda economia do mundo e com previsões de que poderá ultrapassar os Estados Unidos até o final da década de 2020 – já tendo superado este país em termos, mais estritos, da produção industrial.”
HAESBAERT, R. Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. 2. ed. Niterói: UFF, 2013, v 1, p. 113.
Uma das evidências mais claras da ascensão da China como potência na atualidade está relacionada com o(a)
Alternativas
Q946137 Pedagogia
“Longe de ser algo irrelevante, a colonialidade é um resíduo irredutível de nossa formação social e está arraigada em nossa sociedade. Manifestando-se das mais variadas maneiras em nossas instituições políticas e acadêmicas, nas relações de dominação/opressão, em nossas práticas de sociabilidade autoritárias, em nossa memória, linguagem, imaginário social, em nossas subjetividades e, consequentemente, na forma como produzimos conhecimento.”
CRUZ, Valter do Carmo. “Geografia e pensamento descolonial: notas sobre um diálogo necessário para a renovação do pensamento crítico”. In: CRUZ, V. C.; OLIVEIRA, D. A. Geografia e giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, p. 16.
Geralmente colocada como uma herança superada com o fim do colonialismo, a experiência colonial constitui processos de colonialidade do poder, do saber, do ser e da natureza que marcam a nossa formação social.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, extraídas das habilidades da BNCC do Ensino Fundamental (anos finais), aquela que evidencia a presença da colonialidade nos currículos escolares.
Alternativas
Q946138 Pedagogia
“A competição força os capitalistas individuais e as corporações a buscarem lugares melhores para produzir, assim como os força a buscar tecnologias superiores. Na medida em que novos locais com menores custos se tornam disponíveis, os capitalistas sob a mira da concorrência têm de responder mudando-se, se puderem. Os produtores de Ohio movem-se para o delta do Rio das Pérolas, os da Califórnia, para as fábricas maquiladoras de Tijuana, os de Lancashire, para a Turquia, por exemplo.”
HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011, p. 135.
O trecho acima lança luzes sobre a emergência do modelo de produção flexível, fortemente marcado pela fragmentação do processo produtivo e com consequências sensíveis na complexificação da Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Assinale a alternativa que expressa uma dualidade espacial inerente à atual configuração da DIT.
Alternativas
Q946139 Pedagogia
“Além das mudanças naturais no clima do planeta, muitos estudos demonstram que a ação humana também tem provocado fenômenos de alteração climática [...]. O aquecimento global e outros fatores de mudanças climáticas em nível planetário ainda não são um consenso e são tema de intensos debates entre estudiosos e pesquisadores.”
MARTINS, Dadá et al. Geografia no cotidiano: ensino médio. 1o ano. Curitiba: Base Editorial, 2016, p. 144.
Tema comum nas aulas de geografia, o aquecimento global está na ordem do dia. Sabemos que, com frequência, hipóteses científicas são tratadas como certezas pelo senso comum.
Considerando a importância do rigor científico para o contexto escolar, assinale a alternativa a respeito do aquecimento global que poderia ser questionada.
Alternativas
Q946140 Pedagogia
O programa adotado pela maioria das escolas do Brasil para a 1a série do ensino médio concentra muitos assuntos ligados à geografia física. A teoria da deriva continental é um dos pilares teóricos assumidos no conhecimento escolar para desenvolver temas que envolvem a formação geológica do planeta. Por ser uma teoria complexa e conter muitos detalhes, o desafio docente consiste em combinar a precisão teórica com a adequação da linguagem utilizada em sala de aula.
Todas as alternativas a seguir trazem assuntos importantes relacionados à teoria tectônica de placas. Identifique aquela em que a forma de apresentação do conteúdo traz, ao mesmo tempo, informações corretas, e linguagem adequada à 1a série do ensino médio.
Alternativas
Q946141 Pedagogia

Observe os mapas a seguir.


Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com. Acesso em: 9 ago. 2018.


“A escolha de uma projeção depende do que se deseja representar.”


SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para viver juntos: 9º ano do ensino fundamental. São Paulo: SM, 2015, p.140-141.


O planejamento de uma aula de geografia sobre projeções cartográficas deve mostrar que o mapa de

Alternativas
Q946142 Geografia
Imagem associada para resolução da questão
Revista Retratos, Rio de Janeiro: IBGE, n. 11, 2018.

Atualmente, o agente de pesquisa do IBGE oferece as opções e o entrevistado escolhe como se classifica com base na pergunta: “A sua cor ou raça é branca, preta, amarela, parda ou indígena?”.
A importância do levantamento de dados sobre a questão racial pelos órgãos oficiais está relacionada ao(à)
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: B
6: B
7: D
8: A
9: B
10: C
11: D
12: B
13: A
14: C
15: D
16: B
17: C
18: B
19: A
20: B