Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2019 para Professor - Atendimento Especial

Foram encontradas 19 questões

Q1084391 Pedagogia
Um olhar atento para os estudantes com altas habilidades ou superdotação permite constatar a importância de a instituição escolar desenvolver um trabalho pedagógico voltado para esse público.
São objetivos do Atendimento Educacional Especializado, nesses casos,
Alternativas
Q1084392 Pedagogia
Para Delpretto, Gilffoni e Zardo (2010),
Discorrer acerca da inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação na escolarização comum requer aprofundar a discussão das práticas educacionais no âmbito da sala de aula comum e do atendimento educacional especializado. É a partir da articulação entre educação comum e educação especial que são promovidas as condições necessárias para que os alunos com altas habilidades/superdotação aprendam, participem, desenvolvam e potencializem suas habilidades, prosseguindo seus estudos nas áreas de interesse. (p. 21)
Com base nesses preceitos, foram feitas as seguintes afirmativas:
I. Os discentes com altas habilidades/superdotação não apresentam necessidade de identificação e acompanhamento, por serem considerados sujeitos dotados de recursos internos próprios que lhes permitem um desenvolvimento pleno. II. Os discentes com altas habilidades/superdotação apresentam dificuldades no relacionamento com os demais, por se sentirem superiores aos colegas de classe. III. O desenvolvimento de programas específicos fundamentados no Modelo Triádico de Enriquecimento favorecem o desenvolvimento das habilidades dos discentes com altas habilidades/superdotação. IV. Um fator que auxilia no processo de identificação dos discentes com altas habilidades/superdotação é a característica marcante de apresentarem destaque em suas notas, sempre obtendo notas muito altas em todas as áreas. V. Há questões emocionais que transitam por toda a vida da pessoa superdotada, como idealismo, perfeccionismo e alto nível de energia na realização de atividades.
Estão corretas
Alternativas
Q1084393 Pedagogia
Saber lidar com a diversidade e perceber em cada estudante sua individualidade é tarefa cotidiana no ambiente escolar inclusivo. Alguns teóricos ajudam a entender essa diversidade e influenciam nas escolhas de intervenção: Howard Gardner, Lev Vygotsky, Maria Montessori e Reuven Feuerstein.
A seguir, são apresentados conceitos elaborados por esses teóricos:
I. Defende a importância do observar, do perguntar, do escutar e do praticar como forma de aprender, num ambiente de autonomia e independência. II. Ressalta que para promover a aprendizagem é preciso desafiar, exigir e estimular o sujeito por meio do contato com o mundo e com os outros indivíduos, mediados pela cultura. III. Reconhece o papel fundamental da mediação intencional na aprendizagem, uma vez que o desenvolvimento cognitivo se dá pela interação direta com o ambiente e com todas as pessoas que estão próximas. IV. Evidencia a pluralidade do intelecto e a relativa independência entre as inteligências como maneiras diferentes de combinação e organização, logo, aprender colocaria em ação maneiras particulares de compreender.
Esses conceitos foram elaborados, respectivamente, por
Alternativas
Q1084394 Pedagogia

Observe a ilustração a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Considerando-se as políticas públicas na perspectiva da educação inclusiva, a ilustração corresponde ao conceito de
Alternativas
Q1084395 Pedagogia
De acordo com a Portaria Normativa n. 13 do MEC, de 24 de abril de 2007, definem-se como estudantes a serem atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais aqueles com
Alternativas
Q1084396 Pedagogia
A educação escolar de pessoas com surdez remete às diferentes abordagens construídas historicamente para que o estudante possa desenvolver suas habilidades cognitivas, linguísticas e socioafetivas.
As três abordagens historicamente desenvolvidas na escolarização da pessoa surda são
Alternativas
Q1084397 Pedagogia
As mudanças na escola são necessárias e precisam fazer parte da vontade política do coletivo escolar. Os horários, as rotinas, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e todo o perfil da Instituição devem ser explicitados no seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Nesse projeto constam o INSTITUÍDO, que é o arcabouço pedagógico e administrativo das escolas de uma rede de ensino, e o INSTITUINTE, que é um espaço e um tempo construídos por todos os que atuam na instituição escolar.
Com base nos conceitos apresentados, é correto afirmar que o AEE integra o
Alternativas
Q1084398 Pedagogia
Falik e Feuerstein (2010 apud BUDEL e MEIER, 2012) enfatizam que não há culturas inferiores ou superiores, mas crianças que se beneficiam de formas diferentes da sua própria inserção na cultura. Essa inserção é promovida pela mediação. A mediação é, para os autores, uma das melhores metodologias para o desenvolvimento da inteligência.
De acordo com essa abordagem, o professor, após identificar as necessidades específicas dos estudantes, precisa
Alternativas
Q1084399 Pedagogia
As orientações apresentadas a seguir são direcionadas aos sistemas de ensino para que estes promovam respostas às necessidades do público da Educação Especial:
atendimento educacional especializado; transversalidade desde a educação infantil até a educação superior; continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar; participação da família e da comunidade; acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação; articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.


Tais orientações são garantidas pela

Alternativas
Q1084400 Pedagogia
Budel e Meier (2012) descrevem o caso de um menino que, logo após o nascimento, tinha múltiplas crises epiléticas, que afetaram o hemisfério cerebral esquerdo. Não falava aos 8 anos de idade. Foi submetido à retirada total do hemisfério esquerdo e, após mediação intensa por vários anos, desenvolveu as funções que seriam específicas do hemisfério cerebral falante.
O que justifica o desenvolvimento das funções do hemisfério cerebral citado é a
Alternativas
Q1084401 Pedagogia
Para Ropoli e colaboradores (2010), o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
São atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado
Alternativas
Q1084402 Pedagogia
O quadro a seguir traz uma comparação entre inteligência e cognição, com base na compreensão da mediatização como estratégia de potencialização da aprendizagem.
Comparação entre inteligência e cognição Imagem associada para resolução da questão
* EAM: Experiência de Aprendizagem Mediada
FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis: Vozes, 2008.
Com base nas informações apresentadas, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1084403 Pedagogia
Segundo Gomes e colaboradores (2010),
O trabalho do professor de atendimento educacional especializado voltado para o aluno com deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos (p. 8).
Com base nesse preceito, visando à intervenção pedagógica com estudantes que apresentam deficiência intelectual, um professor propôs atividades que:
I. propiciassem vivências significativas para motivá-los. II. provocassem desequilíbrios cognitivos objetivando reorganizar seu pensamento. III. contribuíssem para a aprendizagem de conceitos por meio de materiais concretos. IV. favorecessem o raciocínio formal para que se mantivessem atentos.
Dentre as atividades propostas, estão corretas
Alternativas
Q1084404 Pedagogia
Para Glat e Blanco (2011) e Oliveira (2008) (apud GLAT e PLETSCH, 2013),
Construir sistemas com propostas educacionais inclusivas, necessariamente, exige mudanças no interior das escolas e transformações nas práticas aí realizadas (p. 19)
Assinale a alternativa que apresenta, dentre as ações a serem tomadas pelas instituições escolares, aquela que se insere no contexto proposto.
Alternativas
Q1084406 Pedagogia
A deficiência visual é assim definida no art. 5º do Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004:
Cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60°, ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.
Essa deficiência abrange os indivíduos que
Alternativas
Q1084407 Pedagogia
Para Cosenza e Guerra (2011),
A impressão inicial quando pensamos na memória é a de que se trata de um fenômeno unitário, responsável por nossas lembranças conscientes. Na realidade, existem diferentes tipos de memória, que comportam subdivisões, das quais se encarregam sistemas e estruturas cerebrais diferentes (p. 51)
Acerca das características dos diversos tipos de memória, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1084408 Pedagogia
Em relação ao estudante com deficiência visual, o professor de AEE deverá desenvolver atividades que visem ao(à)
1. conhecimento dos espaços da escola; 2. domínio das técnicas de guia-vidente, de autoproteção e do uso da bengala; 3. tomada de consciência da postura, por carecerem do conceito exato da verticalidade; 4. utilização de soroban, reglete, punção e de softwares como DOSVox e NVDA.
As atividades específicas de orientação e mobilidade encontram-se em
Alternativas
Q1084409 Pedagogia
André é um novo personagem da Turma da Mônica, que apresenta características de um transtorno do espectro do autismo.
Em 2001, o Instituto Maurício de Sousa foi convidado por uma representante da Universidade de Harvard para desenvolver um projeto com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas do autismo. Após meses de estudos, nasceu André, um personagem autista, para fazer parte da Turma da Mônica.
Observe as características descritas a seguir:
I. Déficit na comunicação social, como não responder quando chamado, dificuldade de identificar pistas sociais, como gestos e reações não verbais; não procurar os outros para partilhar momentos; apresentar interesses restritos e comportamentos repetitivos.
II. Déficit em identificar pistas sociais, como gestos e reações não verbais; procura pares da mesma faixa etária; apresenta interesses restritos e comportamentos repetitivos; faz contato visual e apresenta um ritmo de prosódia diferenciado. III. Déficit significativo e persistente na comunicação e nas interações interpessoais, dificuldade em identificar as pistas sociais e leitura de gestos, que podem ser percebidos nas tentativas de contato social. IV. Déficit expressivo na comunicação, seja ela verbal ou não verbal; pode apresentar birras; dificuldade em desenvolver e manter relacionamentos de amizades apropriadas para o estágio esperado de desenvolvimento.
As características relacionadas à identificação do Transtorno de Espectro Autista (TEA) são
Alternativas
Q1084410 Pedagogia
Estudantes com baixa visão fazem uso de recursos ópticos sendo que as escolhas e os níveis de adaptação obedecem às necessidades específicas de cada um.
Observe os recursos de acessibilidade listados a seguir:
1. contrastes texto-fundo na tela de computador e em material impresso; 2. lupa eletrônica para TV e ampliação de tela; 3. softwares de ampliação e lupa manual; 4. pauta ampliada, reglete e Tadoma.
Assinale a alternativa que aponta os recursos ópticos indicados para estudantes com baixa visão.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: C
6: B
7: C
8: D
9: B
10: D
11: D
12: B
13: A
14: B
15: X
16: C
17: A
18: C
19: A