Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2019 para Professor - Educação Musical
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No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que
I. As revistas destinadas ao público infanto-juvenil não poderão conter ilustrações, fotografias ou anúncios de bebidas alcoólicas e tabaco, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da família. II. O acesso ao ensino obrigatório é direito público subjetivo e o seu não oferecimento pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente. III. É dever das instituições de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização e prevenção ao uso ou dependência de drogas ilícitas. IV. As instituições de ensino deverão atuar de forma articulada na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.
Estão corretas
Gigante pela própria natureza És belo, és forte, impávido colosso
Assinale a alternativa que apresenta a partitura correta do verso que completa a estrofe acima.
Um surdo tocando surdo Parece um absurdo Mas quando um surdo toca o surdo Ele chama mais um surdo Que convida outro surdo Pra fazer um batuque surdo
Quem foi que disse Que a música é só para ouvir A música basta sentir Pra ser feliz e dançar E pra dançar Basta sentir a emoção A música vem do coração E faz a vida melhorar
BATMAN GRIOT, Batuque de surdos. Disponível em: http://adriartessempre.blogspot.com. Acesso em: 23 set. 2019.
A inclusão de estudantes com deficiência em estabelecimentos de ensino e em outros espaços sociais é uma demanda urgente, cujas ações são reguladas pela Lei n. 13.146/2015. De acordo com essa legislação, no que se refere ao ensino de música, a escola deve
o acorde (e seu símbolo, a cifra) não só reúne as notas que o caracterizam, chamadas notas de acorde (n.a.), mas outras notas que também o enriquecem, chamadas notas de tensão (T), embora a cifragem não indique necessariamente essas notas. As n.a. e as de T, reunidas, formam uma escala de sete notas (às vezes seis ou oito), chamada escala de acorde.
A alternativa que apresenta a escala correspondente ao acorde cifrado, considerando o conceito citado, é:
STEPHESON, 2018 (Disponível em: https://www.educamusicacp2.com.br. Acesso em: 21 set. 2019).
O agrupamento rítmico disposto acima corresponde ao acompanhamento de uma manifestação cultural afro-brasileira
Ian Guest (1996, p. 86), ao desenvolver seu método de arranjo, propõe que a melodia também seja pensada em relação à divisão rítmica, adaptando-a ao ritmo que a acompanha. Dessa forma, a melodia é submetida a uma modificação, não se tratando de variação ou improvisação melódica, “pois a ativação melódica respeita a composição original, conservando a altura e a quantidade de suas notas, apenas deslocando-a ritmicamente”.
Observe a melodia a seguir:
Ao escrever um arranjo para o coral da escola, um professor realiza a ativação rítmica proposta por Guest para
a melodia citada, adaptando-a para uma pulsação swingada, com acompanhamento jazzístico. A melodia
reescrita nessa perspectiva é
A partitura a seguir é trecho de uma canção que se tornou um clássico da música popular brasileira:
A música em questão é um
Apresenta-se, a seguir, a série original que foi utilizada na composição acima.
A ordem correta em que as formas das séries foram utilizadas na composição é:
As pesquisas empreendidas pelos músicos ao longo do século XX provocaram, de fato, uma verdadeira revolução, tanto na maneira de ouvir música quanto na forma de compor, ao
O Quarteto de Cordas Op. 28, do músico Anton Webern (1883-1945), foi a última obra de música de câmara do compositor austríaco, que, nela, aplicou o princípio do serialismo. A série utilizada por Webern nessa peça, na forma original, e transcrita a seguir, emprega notas que, representadas em letras, conforme a nomenclatura alemã, formam o nome BACH.
Essa série é estruturada em três tetracordes,
A categorização em gerações do nacionalismo musical da primeira metade do século XX no Brasil, descrita pelo musicólogo Vasco Mariz, em História da Música no Brasil (2012), e utilizada também por outros autores, situa compositores que tiveram papel de destaque nesse processo.
Segundo esse autor, os compositores
Observe a tirinha:
Algumas possibilidades de exploração sonora que se deram na música de concerto nas primeiras décadas do século XX podem ser identificadas nos quadrinhos e relacionam-se