Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2022 para Professor - Informática Educativa

Foram encontradas 15 questões

Q2028193 Pedagogia

As interfaces Moodle e Classroom apresentam características próprias e características em comum. Acerca dessas características, reconheça aquelas que:


são próprias de Moodle (M); são próprias de Classroom (C); pertençam a ambas (A).


( ) É um ambiente virtual de aprendizagem.

( ) É possível disponibilizar, nessa interface, vídeos, textos, planilhas e questionários.

( ) É compatível com diferentes sistemas operacionais e de fonte aberta, isto é, pode ser usado, instalado e modificado livremente pelo usuário.

( ) É um recurso desenvolvido pela empresa Google.

A sequência correta é 

Alternativas
Q2028194 Pedagogia
Mendes (2020 apud CORRÊA et al., 2021) apresenta premissas para o uso de tecnologias a favor da inclusão.
CORRÊA, L. A.; TANIGUTI G.; FERREIRA, K. Tecnologias digitais aplicadas à educação inclusiva: fortalecendo o desenho universal para a aprendizagem. São Paulo: Instituto Rodrigo Mendes, 2021. Disponível em: https://iparadigma.org.br. Acesso em: 15 ago. 2022.
A respeito de tais premissas, foram feitas as seguintes afirmativas:
I. Tecnologias devem ser concebidas e utilizadas segundo um princípio fundamental: todos têm potencial de aprender e alguns, de ensinar.
II. O processo de ensino-aprendizagem possui centralidade. III. Projetar tecnologias para a diversidade cria condições básicas para a construção de uma educação com equidade, atenta às transformações do mundo atual.
IV. A sala de aula deve espelhar a diversidade humana, estimulando, assim, habilidades para a convivência democrática.
V. A tarefa de superar barreiras educacionais é uma ação coletiva, e essa responsabilidade deve ser compartilhada horizontalmente entre atores governamentais e não governamentais.
Estão corretas 
Alternativas
Q2028195 Pedagogia

Durante a pandemia do covid-19, estudantes, professores e comunidade escolar se viram, da noite para o dia, obrigados a se apropriarem de recursos e aparatos tecnológicos, boa parte desconhecidos ou pouco utilizados pela maioria. Além disso, foi preciso (re)pensar abordagens pedagógicas e conteúdos, como se comunicar de forma efetiva com os estudantes e suas famílias, mediar e avaliar no modo on-line. A experiência de passar por diversas fases, migrando do ensino totalmente remoto, passando pelo híbrido até chegar ao totalmente presencial deixou um legado.

Nesse sentido, Pimentel e Carvalho (2020) apresentaram reflexões tecidas com base nas experiências durante e após a pandemia, fruto de práticas e pesquisas na modalidade à distância em uma abordagem na educação on-line.


PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da educação online: para sua aula não ficar massiva nem

maçante! SBC Horizontes, Porto Alegre, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br.

Acesso em: 12 ago. 2022.


A seguir são apresentados, na Coluna I, os princípios elencados pelos autores citados, e na Coluna II, suas características.


COLUNA I                                           

1. Conhecimento como “obra                                                    

aberta”

2. Curadoria de conteúdos on-line

3. Ambiências computacionais

diversas

4. Aprendizagem colaborativa

5. Conversação, interatividade

6. Atividades autorais

7. Mediação docente ativa

8. Avaliação baseada em

competências formativas e

colaborativas


COLUNA II

( ) Em construção sem fim, que convida à

ressignificação, interferência, completação, autoria e

criação.

( ) Ambientes de aprendizagem, mídias sociais e redes

sociais, sistemas de conversação, de autoria

(colaborativa), aplicativos etc.

( ) Conteúdos on-line em múltiplos formatos e múltiplas

linguagens.

( ) Processos formativos baseados em interação social

(interatividade), socialização, participação,

compartilhamento, negociação, diferenças e

emoções.

( ) Projetos de aprendizagem, atividades em grupo,

práticas contextualizadas e multiletramentos.

( ) Além da fala do professor, realização de conversas

em grupos e em particular, síncronas e assíncronas,

formais e informais.

( ) Rastros de interação on-line possibilitando avaliar

conhecimentos, habilidades (projetos, tarefas e

trabalhos) e atitudes (presença, participação e

colaboração)

( ) Dinâmicas de grupo, mediação para colaboração,

mediação partilhada.


A sequência correta é 



 

Alternativas
Q2028196 Pedagogia

Relacione a Coluna I, que elenca ferramentas digitais, com a Coluna II, que indica sua utilização: 


COLUNA I                                                                        COLUNA II

1. Pixabay                                                                      ( ) Banco de imagens

2. Josh Wordward                                                          ( ) Webconferência

3. Kdenlive                                                                     ( ) Produção de vídeo

4. RNP                                                                           ( ) Banco de música


A sequência correta é 

Alternativas
Q2028197 Pedagogia

Tori (2014 apud BACICH; MORAN, 2018) aponta que é importante diferenciar Realidade Virtual (RV) de Realidade Aumentada (RA).

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico

prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br. Acesso em: 12 ago. 2022.


Foram feitas as seguintes descrições acerca de cada uma delas:


I. RV: permite imersão em ambientes que simulam realidade.

II. RA: elementos do real possibilitam o acesso a elementos do virtual, ampliando a realidade.

III. RV: o usuário assume um avatar ou personagem, que tem características sempre determinadas por um sistema operacional.

IV. RA: os Qr ou Qrcodes não são considerados elementos que possibilitam o trabalho com esse conceito.


Estão corretas 

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: A