Questões de Concurso Público UFRN 2015 para Farmacêutico Bioquímico - UFRN

Foram encontradas 9 questões

Q838435 Medicina

Observe a figura.


Imagem associada para resolução da questão


Sobre o ciclo dos Ancilostomídeos, considere as seguintes afirmativas:


I As larvas infestantes ou larvas filarióides são fases posteriores às larvas rabditóides dos ovos embrionados, encontradas no solo. Penetram na pele, seguem pela corrente sanguínea, pulmão, faringe e chegam ao intestino.

II As larvas filarióides se reproduzem sexuadamente no intestino e as fêmeas liberam novos ovos, reiniciando o ciclo quando são liberados para o meio ambiente junto com as fezes.

III As larvas filarióides, após penetrarem na pele, ganham a corrente sanguínea, migram para o sistema linfático onde amadurecem, transformando-se em larvas rabditóides que ganham o pulmão, chegam à faringe e se dirigem ao intestino.

IV A ancilostomíase, no Brasil, é frequentemente causada pelo Ancylostoma duodenale, sendo o macho maior que a fêmea.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Q838436 Medicina
Para a determinação de alguns parâmetros laboratoriais, são necessárias amostras de sangue que não interfiram ou que, pelo menos, tenham a mínima interferência possível no procedimento analítico. Assim sendo, as amostras mais adequadas para cada tipo de exame são apresentadas em
Alternativas
Q838442 Medicina
As técnicas parasitológicas aplicadas para detecções das enteroparasitoses apresentam eficiência diagnóstica similar. Entretanto, as diferentes técnicas apresentam sensibilidade diferenciada para os diferentes tipos de ovos e cistos. Assim sendo, sobre a correta correlação entre a sensibilidade de detecção e o tipo de ovo ou cisto de parasita a ser detectado é correto afirmar:
Alternativas
Q838444 Medicina
A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch, ou bacilo álcool ácido resistente. Para a caracterização do agente etiológico em esfregaços de escarro, aplica-se coloração de
Alternativas
Q838445 Medicina

Eletroforese é uma técnica muito empregada em laboratórios clínicos com a finalidade de separar moléculas para caracterização e diagnóstico de inúmeras patologias. Considerando a figura ao lado, observe o resultado obtido na eletroforese de hemoglobina submetida em tampão trisborato-edta (pH 8,0) e em suporte de acetato de celulose.


Imagem associada para resolução da questão


Considere que os números de 1 a 4 são resultados de diferentes pacientes, P o padrão de peso molecular, sendo A, F, S e A2, anotados como referências de migração. São registrados os pólos positivo e negativo, sendo que o ponto de aplicação do hemolisado está localizado no pólo negativo.


Sobre esses resultados, analise afirmativas a seguir:


I Paciente 1: aumento de hemoglobina A2 caracterizando talassemia alfa maior com deleção de pelo menos dois loci do gene alfa.

II Paciente 2: presença de hemoglobina A e hemoglobina S caracterizando hemoglobinopatia conhecida como anemia falciforme.

III Paciente 3: presença de hemoglobina F e S caracterizando anemia falciforme com aumento de fetal.

IV Paciente 4: presença de hemoglobina A, A2 e aumento de fetal caracterizando PHHF (persistência hereditária de hemoglobina fetal).


A correta interpretação dos resultados está descrita em

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: C
5: D