Questões de Concurso Público Prefeitura de Parnamirim - RN 2019 para Farmacêutico Bioquímico

Foram encontradas 3 questões

Q2710738 Farmácia

A incidência de lupus eritematoso sistêmico (LES) na região nordeste é de 8,7 casos para cada 100.000 habitantes por ano. O LES é mais frequente entre as mulheres e tem como consequência aumento da morbidade. Trata-se de uma doença imunológica crônico degenerativa. Com relação ao LES, considere as afirmações abaixo.


I

O anticoagulante lúpico, que eleva o TTPA, é responsável por quadros hemorrágicos entre os pacientes com LES.

II

Anticorpos anti-SM (Smith) presente em 5 a 30% e anti-RNP presente em 25 a 47% dos pacientes com LES podem ser detectados por contraimunoeletroforese ou por ELISA.

III

Exame de VDRL positivo que caracteriza o diagnóstico de sífilis utiliza cardiolipina , que é o marcador diagnóstico do LES e, a sífilis é responsável pelo desenvolvimento do LES.

IV

Para o diagnóstico, anticorpos anticardiolipina IgG, devem ser positivos em duas ocasiões distintas, intervaladas por 6 a 12 semanas, e devem ser positivos em níveis moderados a altos (acima de 20 ou 40GPL).


Estão corretas as afirmações

Alternativas
Q2710743 Farmácia

Um paciente procura o médico queixando-se de aumento da frequência urinária e de sede intensa. Após realização de exames laboratoriais, são observados os seguintes resultados: glicemia em jejum – 90 mg/dL, sumário de urina – cor amarelo citrino, densidade 1,005 e glicose negativa. Esse quadro é sugestivo de

Alternativas
Q2710750 Farmácia

Na prática clínica, a frequência de solicitação de exames laboratoriais bem como o nível de complexidade desses exames variam bastante. Assim, considerando esses aspectos – frequência de solicitação e complexidade –, entre outros, foi proposta a classificação dos exames laboratoriais em quatro grupos principais, com o objetivo de facilitar a formulação de propostas de organização de laboratórios no SUS. De acordo com essa classificação,

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A