Questões de Concurso Público Prefeitura de Natal - RN 2025 para Professor de Ensino Religioso

Foram encontradas 51 questões

Q3227075 Pedagogia
A Educação é exaltada como direito universal e um dos alicerces do Estado brasileiro, conforme disposto na Constituição Federal brasileira de 1988. Esse dever estatal referente à educação será efetivado com a garantia de
Alternativas
Q3227079 Pedagogia
A avaliação é um componente importante do sistema de categorias da Didática. Em relação a essa categoria, uma professora de uma escola de ensino fundamental, numa reunião pedagógica, faz as afirmações abaixo.

I A avaliação da aprendizagem é, essencialmente, o julgamento do resultado final da aprendizagem do estudante que tem como finalidade atestar seu sucesso ou fracasso.
II A avaliação inicial (diagnóstico inicial da aprendizagem) é pertinente sempre que o professor propuser novos conteúdos ou novas sequências didáticas.
III Uma função da avaliação, no processo de ensino e aprendizagem, é obter informações sobre as aprendizagens dos estudantes para os ajustes nas orientações e na intervenção pedagógica do professor.
IV A prova escrita final é o instrumento mais confiável para avaliar o processo de aprendizagem dos estudantes.


As afirmações corretas quanto à avaliação da aprendizagem estão nos itens
Alternativas
Q3227080 Pedagogia
Para J. Libâneo (1990), as reflexões sobre a Didática, seu objeto de estudo, sua natureza e seu campo de aplicação têm importante papel na formação e na prática dos professores. Para o autor, a Didática 
Alternativas
Q3227081 Pedagogia
Uma professora se propõe a planejar uma atividade de ensino de um dado conteúdo de ciências naturais, fundamentado nas ideias da teoria de J. Piaget sobre a aprendizagem, mas apresenta algumas dúvidas que formulou, sob a forma de perguntas, para esclarecer com a coordenadora pedagógica da escola aquelas que NÃO se relacionam com a referida teoria. As perguntas estão explicitadas nos itens abaixo.


I A teoria de aprendizagem de Piaget explica os processos de formação de habilidades e atitudes dos estudantes?
II Na aprendizagem de um conteúdo conceitual, deve-se produzir um desequilíbrio na estrutura cognitiva inicial do estudante?
III Os processos de acomodação antecedem os de assimilação quando se aprende um novo conteúdo?
IV O processo de aprendizagem, sob a perspectiva de Piaget, pode ser considerado como o de construção de novos conhecimentos?

Para planejar adequadamente a atividade, com base nas ideias de Piaget, a professora deve esclarecer, com a coordenadora, as dúvidas, sob a forma de perguntas, presentes nos itens
Alternativas
Q3227082 Pedagogia
Na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os conteúdos se estruturam na base das categorias competências e habilidades. O conhecimento profissional dessas categorias é imprescindível para que os professores, com base na BNCC, possam organizar suas atividades de ensino. Na BNCC,
Alternativas
Q3227083 Pedagogia
As ideias de Paulo Freire têm uma importância significativa no pensamento pedagógico brasileiro, contribuindo para que se desenvolva uma educação de qualidade social que fortaleça a sociedade democrática. Em uma reunião de planejamento, duas professoras que discutiam as ideias de Freire fizeram quatro afirmações, explicitadas nos itens abaixo.

I Para Freire, no desenvolvimento da consciência crítica, a educação pode ter um papel essencial.
II O método de Freire é específico para alfabetizar crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, pois favorece a formação da consciência política.
III Para Freire, a inseparabilidade entre os atos educativos e os políticos bem como a busca permanente de compreensão das especificidades de cada um deles decorrem da não redutibilidade de um ato em outro.
IV O método de Freire, para alfabetizar, se fundamenta no caráter neutro dos conteúdos específicos do currículo da escola.

As afirmações corretas quanto ao pensamento de Freire estão nos itens 
Alternativas
Q3227084 Pedagogia
No planejamento didático de atividades de ensino, deve-se ter uma visão sistêmica das categorias didáticas objetivos, conteúdos, meios didáticos, métodos e avaliação. Essa visão se justifica pelo fato de 
Alternativas
Q3227085 Pedagogia
A elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é uma condição necessária a seu funcionamento no sentido de contribuir para a gestão democrática da instituição escolar, que tem como foco a educação dos estudantes. Nessa perspectiva, o currículo é parte integrante desse projeto e se relaciona com as experiências escolares, vivenciadas em torno de conhecimentos e permeadas por relações sociais. Em relação ao PPP e ao currículo da escola, considere as afirmações abaixo.

I Um diagnóstico inicial de diversos aspectos da escola e da vida dos estudantes pode contribuir para uma maior clareza das metas da escola na elaboração do PPP.
II Na elaboração do PPP da escola, as metas para os diferentes componentes curriculares devem ser definidas pela equipe gestora.
III A autonomia da escola supõe um currículo com total independência dos referenciais curriculares nacionais e estaduais.
IV O currículo é um dispositivo de grande efeito para a construção da identidade cultural dos estudantes.

Das afirmações, estão corretas
Alternativas
Q3227086 Pedagogia
Durante a aprendizagem, a postura epistemológica do professor, perante os erros dos estudantes, influencia as estratégias didáticas que ele desenvolve na sala de aula. Em relação a essa situação, uma professora, no início de sua atividade profissional, faz quatro afirmações durante uma discussão com a coordenadora pedagógica, pois pretende saber quais delas estão INCORRETAS. Essas afirmações estão explicitadas nos itens abaixo.

I Durante o processo de aprendizagem, os erros dos estudantes são obstáculos, sendo necessário, em razão disso, evitá-los.
II Quando os estudantes têm consciência dos erros cometidos, estes podem ser fonte de aprendizagem reflexiva.
III Os erros se revelam nas respostas dos estudantes, enquanto as dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas causas que os provocam.
IV Os erros sempre são consequências de limitações cognitivas dos estudantes e se revelam quando estes respondem a avaliações padronizadas.

Sob as perspectivas construtivistas, as ideias a serem discutidas com a coordenadora pedagógica, por serem consideradas INCORRETAS, estão nos itens 
Alternativas
Q3227087 Pedagogia
Um grupo de professores de uma escola municipal do ensino fundamental se reúne para definir estratégias que possam contribuir com a formação da habilidade de autorregulação das aprendizagens dos estudantes, ou seja, com o aprender a aprender, considerada essencial à educação do século XXI, caracterizada pela quantidade exponencial de informações e conhecimentos. Uma estratégia adequada a esse propósito é 
Alternativas
Q3227088 Pedagogia
Durante a semana pedagógica de uma escola do Ensino Fundamental, um grupo de professores decide debater sobre a Educação Especial e as questões de ensino-aprendizagem associadas a ela. Durante o debate, surgiram algumas dúvidas a serem analisadas no grupo. Nos itens abaixo, estão explicitadas essas dúvidas, formuladas sob a forma de perguntas.

I A Educação Especial é uma modalidade transversal presente em todos os níveis, etapas e modalidades do ensino, devendo estar presente no PPP?
II Os estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação devem ser matriculados, preferentemente, no Atendimento Educacional Especializado?
III A tarefa fundamental do professor com estudantes de baixa visão é superar as limitações cognitivas deles para aprender?
IV A escola deve assegurar, aos estudantes com deficiências, um currículo, métodos e uma organização específica para atender suas necessidades?

As dúvidas, formuladas sob a forma de perguntas, que devem ser discutidas pelos professores, por NÃO serem coerentes com as orientações atuais da Educação Especial, estão nos itens 
Alternativas
Q3229484 Pedagogia
O Ensino Religioso que forma para educação cidadã deve ser conduzido sem que haja proselitismo em sala de aula. Dessa forma, o(a) professor(a) deve abordar a diversidade em suas aulas contemplando princípios éticos de diferentes tradições religiosas e filosofias de vida. De acordo com a BNCC essa ação por parte desse profissional deve ocorrer porque as religiões
Alternativas
Q3229485 Pedagogia
Leia o texto abaixo.

“Em 2018, foram registradas 615 denúncias de intolerância religiosa no Brasil. O número saltou para 1.418 em 2023, um aumento de 140,3%. Já o número de violações passou, no mesmo período, de 624 para 2.124, um salto de 240,3%. Entre 2022 e 2023, o aumento das denúncias foi de 64,5% e, o de violações, de 80,7%.”

Disponível em: https ://labnotic ias .jor.br/2024/05/13/c res ce-numero-de-casos -de-intoleranc ia-religiosano-bras il/. Aces so em: 20 nov. 2024.

Considerando os dados da notícia destacada, para buscar reduzir a prática da intolerância religiosa no Brasil, o(a) docente do Ensino Religioso deve estimular 
Alternativas
Q3229486 Pedagogia
A professora Neide, que ministra aulas de Ensino Religioso na rede pública de Natal, fez uma dinâmica em sua aula para o 8º ano que contemplava diversas religiões e incluiu também os ateus. Na atividade ela abordou uma situação em que tanto os crentes como os não crentes agiram eticamente perante o caso hipotético. No entanto, seus alunos ficaram confusos porque na atividade ela tratava de atitudes de pessoas crentes e não crentes e os resultados foram muito semelhantes. O objetivo da professora era demonstrar que as crenças e convicções
Alternativas
Q3229487 Pedagogia
As religiões abraâmicas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo) têm uma concepção semelhante acerca do entendimento da morte, principalmente no que se refere à compreensão do ciclo de vida e o destino pós-morte. Essas vertentes compreendem que o tempo
Alternativas
Q3229488 Pedagogia
“O Ensino Religioso busca construir, por meio do estudo dos conhecimentos religiosos e das filosofias de vida, atitudes de reconhecimento e respeito às alteridades. Trata-se de um espaço de aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes, que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, direitos humanos e cultura da paz” (BNCC, 2018, p. 437).
Desse modo, cada professor(a) de Ensino Religioso deverá estar disposto a tratar de temas diversos, abordando filosofias de vida e diferentes tradições religiosas. Essa é uma necessidade para esse profissional, pois é preciso 
Alternativas
Q3229489 Pedagogia
Leia o texto abaixo.

“O interesse por parte dos religiosos, em estarem presentes nos mais variados meios de comunicação, tem por objetivo alcançar maior número de pessoas, e assim converter para suas matrizes religiosas. Isto é, aqueles ensinamentos que eram feitos apenas nas dependências dos templos religiosos agora ganham novos espaços para serem ditos. Ter programas de rádio, televisão, portais de internet, e outras mídias, reforça mensagens proselitistas, catequéticas, e visão de mundo sobre temas: políticas, econômica, cultura, gênero, dentre outros assuntos.” (Reis, 2018, p. 7).

Disponível em: https ://www2.unifap.br/editora/files /2021/03/comunica%C3%A7%C3%A3o-midiatica-ereligiaoo-2.pdf). Aces so em: 20 nov. 2024.

De acordo com o texto e com o que refere a BNCC ao tratar das tradições religiosas, das mídias e das tecnologias, o(a) professor(a) de Ensino Religioso deve
Alternativas
Q3229490 Pedagogia
“O ser humano se constrói a partir de um conjunto de relações tecidas em determinado contexto histórico-social, em um movimento ininterrupto de apropriação e produção cultural. Nesse processo, o sujeito se constitui enquanto ser de imanência [...] e de transcendência [...]” (BNCC, 2018, p. 437). Nessa perspectiva, as duas dimensões (imanência e transcendência) podem ser conceituadas, respectivamente, como
Alternativas
Q3229491 Pedagogia
“[...] em face da finitude, os sujeitos e as coletividades sentiram-se desafiados a atribuir sentidos e significados à vida e à morte. Na busca de respostas, o ser humano conferiu valor de sacralidade a objetos, coisas, pessoas, forças da natureza ou seres sobrenaturais, transcendendo a realidade concreta. [...] Tal experiência é uma construção subjetiva alimentada por diferentes práticas espirituais ou ritualísticas, que incluem a realização de cerimônias, celebrações, orações, festividades, peregrinações, entre outras” (BNCC, 2018, p. 438-439). Considerando a relevância para o Ensino Religioso das concepções de vida e morte, os ritos fúnebres são práticas ritualísticas de diferentes tradições, a exemplo 
Alternativas
Q3229492 Pedagogia
No componente Ensino Religioso, diversos temas são significativos pois “O conhecimento religioso, objeto da área de Ensino Religioso, é produzido no âmbito das diferentes áreas do conhecimento científico das Ciências Humanas e Sociais, notadamente da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões). Essas Ciências investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades enquanto um dos bens simbólicos resultantes da busca humana por respostas aos enigmas do mundo, da vida e da morte” (BNCC, 2018, p. 436). Dessa forma, os aspectos ligados à morte e imortalidade são relevantes para o docente do Ensino Religioso. De acordo com a BNCC, são ideias elaboradas por tradições religiosas sobre a imortalidade
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A
6: A
7: A
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: A
14: A
15: A
16: A
17: A
18: A
19: A
20: A