Questões de Concurso Público Prefeitura de Natal - RN 2025 para Professor de Ensino Religioso
Foram encontradas 51 questões
I A avaliação da aprendizagem é, essencialmente, o julgamento do resultado final da aprendizagem do estudante que tem como finalidade atestar seu sucesso ou fracasso.
II A avaliação inicial (diagnóstico inicial da aprendizagem) é pertinente sempre que o professor propuser novos conteúdos ou novas sequências didáticas.
III Uma função da avaliação, no processo de ensino e aprendizagem, é obter informações sobre as aprendizagens dos estudantes para os ajustes nas orientações e na intervenção pedagógica do professor.
IV A prova escrita final é o instrumento mais confiável para avaliar o processo de aprendizagem dos estudantes.
As afirmações corretas quanto à avaliação da aprendizagem estão nos itens
I A teoria de aprendizagem de Piaget explica os processos de formação de habilidades e atitudes dos estudantes?
II Na aprendizagem de um conteúdo conceitual, deve-se produzir um desequilíbrio na estrutura cognitiva inicial do estudante?
III Os processos de acomodação antecedem os de assimilação quando se aprende um novo conteúdo?
IV O processo de aprendizagem, sob a perspectiva de Piaget, pode ser considerado como o de construção de novos conhecimentos?
Para planejar adequadamente a atividade, com base nas ideias de Piaget, a professora deve esclarecer, com a coordenadora, as dúvidas, sob a forma de perguntas, presentes nos itens
I Para Freire, no desenvolvimento da consciência crítica, a educação pode ter um papel essencial.
II O método de Freire é específico para alfabetizar crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, pois favorece a formação da consciência política.
III Para Freire, a inseparabilidade entre os atos educativos e os políticos bem como a busca permanente de compreensão das especificidades de cada um deles decorrem da não redutibilidade de um ato em outro.
IV O método de Freire, para alfabetizar, se fundamenta no caráter neutro dos conteúdos específicos do currículo da escola.
As afirmações corretas quanto ao pensamento de Freire estão nos itens
I Um diagnóstico inicial de diversos aspectos da escola e da vida dos estudantes pode contribuir para uma maior clareza das metas da escola na elaboração do PPP.
II Na elaboração do PPP da escola, as metas para os diferentes componentes curriculares devem ser definidas pela equipe gestora.
III A autonomia da escola supõe um currículo com total independência dos referenciais curriculares nacionais e estaduais.
IV O currículo é um dispositivo de grande efeito para a construção da identidade cultural dos estudantes.
Das afirmações, estão corretas
I Durante o processo de aprendizagem, os erros dos estudantes são obstáculos, sendo necessário, em razão disso, evitá-los.
II Quando os estudantes têm consciência dos erros cometidos, estes podem ser fonte de aprendizagem reflexiva.
III Os erros se revelam nas respostas dos estudantes, enquanto as dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas causas que os provocam.
IV Os erros sempre são consequências de limitações cognitivas dos estudantes e se revelam quando estes respondem a avaliações padronizadas.
Sob as perspectivas construtivistas, as ideias a serem discutidas com a coordenadora pedagógica, por serem consideradas INCORRETAS, estão nos itens
I A Educação Especial é uma modalidade transversal presente em todos os níveis, etapas e modalidades do ensino, devendo estar presente no PPP?
II Os estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação devem ser matriculados, preferentemente, no Atendimento Educacional Especializado?
III A tarefa fundamental do professor com estudantes de baixa visão é superar as limitações cognitivas deles para aprender?
IV A escola deve assegurar, aos estudantes com deficiências, um currículo, métodos e uma organização específica para atender suas necessidades?
As dúvidas, formuladas sob a forma de perguntas, que devem ser discutidas pelos professores, por NÃO serem coerentes com as orientações atuais da Educação Especial, estão nos itens
“Em 2018, foram registradas 615 denúncias de intolerância religiosa no Brasil. O número saltou para 1.418 em 2023, um aumento de 140,3%. Já o número de violações passou, no mesmo período, de 624 para 2.124, um salto de 240,3%. Entre 2022 e 2023, o aumento das denúncias foi de 64,5% e, o de violações, de 80,7%.”
Disponível em: https ://labnotic ias .jor.br/2024/05/13/c res ce-numero-de-casos -de-intoleranc ia-religiosano-bras il/. Aces so em: 20 nov. 2024.
Considerando os dados da notícia destacada, para buscar reduzir a prática da intolerância religiosa no Brasil, o(a) docente do Ensino Religioso deve estimular
Desse modo, cada professor(a) de Ensino Religioso deverá estar disposto a tratar de temas diversos, abordando filosofias de vida e diferentes tradições religiosas. Essa é uma necessidade para esse profissional, pois é preciso
“O interesse por parte dos religiosos, em estarem presentes nos mais variados meios de comunicação, tem por objetivo alcançar maior número de pessoas, e assim converter para suas matrizes religiosas. Isto é, aqueles ensinamentos que eram feitos apenas nas dependências dos templos religiosos agora ganham novos espaços para serem ditos. Ter programas de rádio, televisão, portais de internet, e outras mídias, reforça mensagens proselitistas, catequéticas, e visão de mundo sobre temas: políticas, econômica, cultura, gênero, dentre outros assuntos.” (Reis, 2018, p. 7).
Disponível em: https ://www2.unifap.br/editora/files /2021/03/comunica%C3%A7%C3%A3o-midiatica-ereligiaoo-2.pdf). Aces so em: 20 nov. 2024.
De acordo com o texto e com o que refere a BNCC ao tratar das tradições religiosas, das mídias e das tecnologias, o(a) professor(a) de Ensino Religioso deve