Questões de Concurso Público UFAM 2019 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 5 questões

Q1747575 Português
Leia o poema “O apanhador de desperdícios”, de Manoel de Barros

1. Uso a palavra para compor meus silêncios.
    Não gosto das palavras
    fatigadas de informar.
    Dou mais respeito
5  às que vivem de barriga no chão
    tipo água pedra sapo.
    Entendo bem o sotaque das águas.
    Dou respeito às coisas desimportantes.
    e aos seres desimportantes.
10 Prezo insetos mais que aviões.
     Prezo a velocidade
    das tartarugas mais que a dos mísseis.
    Tenho em mim um atraso de nascença.
     Eu fui aparelhado
15 Para gostar de passarinhos.
     Tenho abundância de ser feliz por isso.
      Meu quintal é maior do que o mundo.
      Sou um apanhador de desperdícios.
      Amo os restos
20  como as boas moscas.
      Queria que a minha voz tivesse um formato
      de canto.
      Porque eu não sou da informática:
      eu sou da invencionática.
25 Só uso a palavra para compor meus silêncios.
Leia as afirmativas a seguir, feitas sobre o texto:
I. O poeta não se sente à vontade no mundo contemporâneo, repleto de tecnologia. II. O poeta considera que a Ciência é um valor maior que a Natureza,lastimando não poder entendê-la. III. O poeta, por não se integrar ao mundo, se sente desprezível, daí se comparar às moscas. IV. A poesia é uma linguagem que usa as palavras do cotidiano, mas sem a finalidade de informar. V. No verso 25 (“Só uso a palavra para compor meus silêncios”) observa-se a figura de linguagem conhecida como paradoxo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1747576 Português
Assinale a alternativa em que, reescrita, a frase a seguir teve seu sentido alterado:
    Os pesquisadores do meio ambiente, que trabalham com a certeza da Ciência, já propõem providências para que não aconteça uma catástrofe. 
Alternativas
Q1747578 Português
Os períodos do texto a seguir, tirados (e adaptados) do livro Os Reis da voz, de Ronaldo Conde Aguiar (p. 10), estão desordenados. Coloque-os na ordem correta, a fim de produzir um enunciado claro, coerente e coeso:
I. Nos dias atuais, em quase todos os lares brasileiros há um computador, tal como quase todos os brasileiros têm nas mãos ou nos bolsos um celular, que pode ser conectado à internet e tem mil e uma utilidades, cuja principal é a de torrar a nossa paciência. II. Mais recentemente, chegaram os computadores, a internet, o Google, o YouTube, e as mais modernas máquinas de escrever elétricas foram aposentadas quase abruptamente. III. E pensar que eu tinha mais de 50 anos quando comprei meu primeiro celular. IV. Isso foi um ledo engano. V. As máquinas de escrever elétricas eram, naqueles idos, o sinal mais visível do porvir que chegara, cujas delícias íamos desfrutar. VI. Minha geração viu o surgimento das primeiras máquinas de escrever elétricas, que, nos anos seguintes, sofreram sucessivas e variadas mudanças técnicas e de layouts, que só as aprimoravam. VII. Tornaram-se velharias, sucatas, ninguém mais as usa. VIII.Ninguém mais as vê, a não ser em brechós ou em museus. IX. A velhice é a pior invenção de Deus, como o celular, certamente, é a do homem.
Assinale a alternativa que expressa a ordem CORRETA dos períodos: 
Alternativas
Q1747580 Português
Assinale a alternativa cuja redação é clara, correta, concisa e coerente:
Alternativas
Q1747582 Português
Leia as frases a seguir e depois coloque D (se o enunciado for denotativo) ou C (se nele houver conotação):  ( ) O desastre aconteceu porque o carro voava em alta velocidade. ( ) O súbito cantar dos pássaros quebrou o silêncio da tarde. ( ) O dia morria, mas nem por isso a natureza estava triste. ( ) Não achei a chave, por isso não podemos entrar no apartamento. ( ) Já disse um poeta que “um galo sozinho não tece uma manhã”. ( ) A chuva caiu tão intensamente que alagou a cidade. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: E