Questões de Concurso Público Prefeitura de Teutônia - RS 2023 para Médico Ginecologista Obstetra

Foram encontradas 24 questões

Q2273889 Medicina
Sobre a notificação compulsória de doenças e agravos, julgue as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I- O Ministério da Saúde divulga a lista nacional de doenças de notificação compulsória, contudo é facultado a estados e municípios incluírem outros problemas de saúde importantes em sua região.
II- A notificação de doenças e agravos constantes na lista nacional permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, sendo um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção e permitir a avaliação do impacto das intervenções.
III- Apresentar riscos à saúde pública; alteração no padrão clínico-epidemiológico das doenças conhecidas; potencial de disseminação; magnitude, gravidade, severidade, transcendência e vulnerabilidade na população são aspectos a serem considerados ao incorporar um agravo ou doença à lista de notificação compulsória.
Alternativas
Q2273890 Medicina
A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal. Das doenças incluídas na portaria GM/MS Nº 420, de 2 de março de 2022, assinale aquela descrita como “Doença viral transmitida por mosquitos que ocorre em áreas tropicais e subtropicais, os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico, o que pode ser fatal”.
Alternativas
Q2273895 Medicina
Considerando as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, julgue as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.
Alternativas
Q2273896 Medicina
Segundo a Portaria GM/MS Nº 420, de 2 de março de 2022, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, a “Violência sexual e tentativa de suicídio”:
Alternativas
Q2284505 Medicina
Com relação às alterações urogenitais no climatério, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2284506 Medicina
Assinale qual a alternativa contém uma sequela precoce que pode ocorrer na Doença Inflamatória Pélvica (DIP).
Alternativas
Q2284507 Medicina
Paciente de 18 anos com amenorreia primária sem presença de caracteres sexuais secundários. Exames: LH e FSH elevados, estradiol baixo. O diagnóstico mais provável é a síndrome de: 
Alternativas
Q2284508 Medicina
São consideradas indicações obstétricas de cesárea:
I- Antecedente de uma cesárea anterior.
II- Sofrimento fetal agudo.
III- Esterilização eletiva.
IV- Feto pré-termo em apresentação pélvica.
Está CORRETO o contido apenas em: 
Alternativas
Q2284509 Medicina
São fármacos utilizados via oral no tratamento de tricomoníase, com EXCEÇÃO de:
Alternativas
Q2284510 Medicina
No tocante ao diagnóstico de vulvovaginite fúngica, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2284511 Medicina
Em relação à vaginose bacteriana (VB), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2284512 Medicina
Considerando a anatomia da pelve feminina, assinale onde se encontra o aparelho de suspensão, também conhecido como retináculo periuterino de Martin. 
Alternativas
Q2284513 Medicina
No tocante ao prolapso genital, assinale a alternativa CORRETA sobre cistocele de segundo grau.
Alternativas
Q2284514 Medicina
Sobre o eixo hipotálamo-hipófise-gônada na fisiologia do ciclo menstrual, assinale qual alternativa apresenta a informação INCORRETA sobre o hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH).
Alternativas
Q2284515 Medicina
A respeito do intervalo entre as consultas de uma mulher diagnosticada com HIV e que deu início ao TARV, conforme Ministério da Saúde (2018), assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2284516 Medicina
O câncer de mama é o segundo maior em incidência nas mulheres brasileiras. De acordo com as Diretrizes de tratamentos oncológicos recomendados pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (2020), a respeito do estadiamento do câncer de mama em grau histológico, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2284517 Medicina
Paciente do sexo feminino, 32 anos, comparece à consulta com queixa de infertilidade conjugal há mais de um ano. Refere ciclos menstruais regulares, porém longos, sem queixas de dismenorreia ou outros comemorativos clínicos. Ao exame ginecológico, características normais, foi pedido um histerossalpingografia que revelou tubas pérvias, sem sinais de estreitamento ou espessamento; em USG TV, no 9º dia do ciclo, endométrio e anexos normais em topografia e volume. Em biopsia de endométrio, na segunda fase do ciclo menstrual, observou-se tecido proliferativo normal. Ao marido, foi pedido espermograma que estava dentro dos padrões de normalidade. Acerca dos dados apresentados, assinale a provável causa de infertilidade e, respectivamente, a conduta a ser empregada. 
Alternativas
Q2284518 Medicina
Uma puérpera no 5º dia do pós-parto cesáreo procura o pronto socorro com queixa de dor abdominal, febre a dois dias, e aumento do sangramento vaginal. Amamenta sem dificuldades e nega outras queixas. Ao exame, apresenta bom estado geral, estando corada e hidratada, com TA=38,3°C, FC=106 bpm, FR=16 irpm. O aparelho cardiorrespiratório não apresenta nada digno de nota; as mamas estão cheias, sem sinais flogísticos, dolorosas ao toque e expressão positiva. Apresenta ao exame, abdome globoso, com ruídos presentes, útero amolecido, palpável e doloroso à mobilização. A ferida operatória possui bom aspecto, sem sinais inflamatórios. Ao espéculo, lóquia em quantidade aumentada, purulento e de odor fétido. Com relação à principal hipótese diagnóstica e a conduta desse caso:
Alternativas
Q2284519 Medicina
Uma gestante de 30 semanas procura a maternidade referindo cefaleia e náuseas. Ao exame obstétrico, BCF=146 bpm, PA=150x110 mmHg; exames laboratoriais apresentaram 87.000 plaquetas/ml, DHL=760 UI/L, TGO= 86 UI/L. Tendo como principal hipótese a Síndrome de HELLP, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2284520 Medicina
Quanto à etiologia e fisiopatologia da endometriose, julgue os itens em V para verdadeiro e F para falso.
(  )A hipótese mais amplamente aceita para a fisiopatologia da endometriose é de que as células endometriais são transportadas da cavidade uterina durante a menstruação e subsequentemente se implantam em locais ectópicos.
(  )Outra hipótese é a metaplasia celômica: o epitélio celômico se transforma em glândulas semelhantes às endometriais.
( )Microscopicamente, os implantes endometriais são constituídos por glândulas e estroma bem diversos ao endométrio localizado no interior da cavidade uterina. Esses tecidos contêm receptores de estrogênio e progesterona e, desse modo, em geral, crescem, assemelham-se e sangram em resposta às mudanças nos níveis hormonais após o ciclo menstrual.
(  )Em pacientes com endometriose grave e anatomia pélvica distorcida, a taxa de infertilidade é alta, possivelmente porque a anatomia distorcida e inflamação interferem nos mecanismos de captação do óvulo, fertilização de oócitos e transporte tubal.
A sequência CORRETA é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: A
6: A
7: C
8: E
9: C
10: E
11: D
12: C
13: B
14: A
15: D
16: C
17: D
18: B
19: A
20: E