Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2016 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 40 questões
I. Mortalidade neonatal (óbitos de crianças entre 0 e 27 dias). II. Mortalidade neonatal precoce (óbitos de crianças entre 0 e 6 dias). III.Mortalidade pós-neonatal (óbitos de crianças entre 28 dias e 1 ano).
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
I. Estabelecer prioridades em saúde. II. Alocação de recursos. III.Orientação programática.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
I. Saúde do idoso. II. Redução da mortalidade infantil e materna. III. Promoção da saúde. IV. Fortalecimento da atenção básica.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
“O diagnóstico precoce da perda auditiva em neonatos constitui-se em estratégia fundamental para o planejamento e introdução de medidas terapêuticas, objetivando a prevenção de agravos e melhoria da qualidade de vida. É sabido que a prevalência de deficiência auditiva observada em outros países é de 5 em cada 1000 neonatos.”
(Borges et al., 2006. Triagem Auditiva Neonatal Universal. Arq. Int. Otorrinolaringol. / Intl. Arch. Otorhinolaryngol., São Paulo, v. 10, n. 1, p. 28-34, 2006.)
Visando uma criação de um novo serviço de Triagem Auditiva Neonatal, o fonoaudiólogo deve oferecer, segundo a Lei nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, o seguinte serviço:
“A antropometria é uma ciência que estuda o corpo humano por meio de análise quantitativa.”
(Rahal A & Cols, 2014.)
Sobre essa ciência é correto afirmar que
“Os músculos intrínsecos da laringe controlam a frequência e a intensidade da voz por promoverem tensão em pregas vocais, modificações da massa vibrante e variações na pressão subglótica.”
(Pinho, Korn e Pontes, 2014.)
Sobre os músculos intrínsecos é INCORRETO afirmar que
“As disfonias funcionais têm como base de desenvolvimento alterações no comportamento vocal. Didaticamente ela se divide em três subgrupos: quadros exclusivamente de natureza funcional, quadros de natureza emocional e quadros com fatores embriogenéticos de predisposição à disfonia.”
(Behlau, Azevedo, Pontes, Brasil 2001.)
Sobre Alterações Estruturais Mínimas (AEMs), é INCORRETO afirmar que:
“A categoria das disfonias organofuncionais é constituída por alterações vocais acompanhadas de uma série de lesões decorrentes essencialmente de alterações no comportamento vocal.”
(Behlau, Madazio e Pontes, 2001.)
Sobre as alterações vocais organofuncionais, assinale a afirmativa correta.