Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2016 para Terapeuta Ocupacional
Foram encontradas 22 questões
O código de ética do profissional fisioterapeuta e terapeuta ocupacional foi publicado no DOU nº 182, de 22/09/1978. O código de ética foi dividido em VI capítulos, contemplando as especificidades inerentes ao bom desempenho do profissional. Benício (2007) descreve o que cada um destes capítulos dispõe; diante do que foi publicado no DOU nº 182, de 22/09/1978, associe adequadamente as colunas a seguir.
1. No capítulo IV, sobre as atitudes do profissional perante os colegas e demais membros de equipe de saúde, a publicação dispõe que:
2. No capítulo I, sobre as responsabilidades fundamentais do profissional no código de ética, a publicação dispõe que:
3. No capítulo III, sobre a postura do profissional perante as entidades de classe, a publicação dispõe que:
( ) Para o empenho do profissional em melhorar as condições de saúde da coletividade e dos serviços de saúde, o zelo pela profissão e a manutenção da adequada assistência ao cliente ou paciente, a atualização e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, como também a responsabilidade pelo desempenho técnico dos que estiverem sob sua direção, coordenação, supervisão e orientação.
( ) Estabelece regras de bom relacionamento e de etiqueta, evitando qualquer referência que possa denegrir a reputação moral e científica de qualquer deles.
( ) É dever do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional pertencer, no mínimo, a uma entidade associativa da respectiva classe de caráter cultural e/ou sindical, da jurisdição onde exerce sua atividade profissional.
A sequência está correta em
“Os conselhos profissionais constituem órgãos de direito público com atribuições e competências para normatizarem e exercerem a fiscalização do exercício profissional aos credenciados e proibindo esse exercício aos leigos.”
(Lázaro, 2007.)
Sobre as competências dos Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, é correto afirmar que:
“O terapeuta ocupacional especialista em tecnologia assistiva funciona como um agente de inclusão escolar e como mediador entre a família, a clínica e outas instituições, possibilitando o acesso do aluno aos recursos de tecnologia assistiva e coordenação do seu programa em tecnologia assistiva.” (Pelosi, 2007, p. 466.)
Diante do exposto, qual o papel do terapeuta ocupacional na adaptação de atividades escolares?
“A estrutura da prática da terapia ocupacional: domínio e processo (AOTA, 2015) visa definir e guiar a prática e foi um dos instrumentos utilizados para o planejamento do grupo.” (Penkal, 2015, p. 111.)
No que diz respeito aos conceitos adotados na publicação da AOTA (2015) é correto afirmar que:
“O terapeuta ocupacional identifica, analisa e interpreta as desordens da dimensão ocupacional do ser humano e utiliza como instrumento de intervenção as diferentes atividades humanas quais sejam as artes, o trabalho, o lazer, a cultura, as atividades artesanais, o autocuidado, as atividades cotidianas e sociais, dentre outras.”
(Brasil, 2002, apud Barros, 2010, p. 65.)
Dentro da abordagem do terapeuta ocupacional no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), as atividades desenvolvidas são:
Foti (2005) descreve que as atividades de vida diária requerem capacidades básicas, abrangendo a mobilidade funcional, os cuidados pessoais, a comunicação funcional, a administração de hardware e dispositivos ambientais, e a expressão sexual. Para que o paciente com sequela de hemiplegia possa se vestir com independência, o terapeuta ocupacional poderá orientar a melhor forma para que ele o faça sozinho. A seguir serão apresentados três métodos para retirar uma camisa. Analise os métodos que foram indicados para que o paciente com sequela de hemiplegia realize a atividade de vestuário com independência.
Método I
A. desabotoe a camisa;
B. incline-se para frente;
C. com a mão não plégica, segure o colarinho ou junte o tecido nas costas do colarinho até a bainha inferior;
D. incline-se para frente, abaixe a cabeça e puxe a camisa por cima da cabeça; e,
E. retire a manga do braço não plégico e depois do braço afetado.
Método II
A. desabotoe a camisa;
B. com a mão plégica, tire a camisa dos ombros, primeiro do lado não afetado, depois do lado plégico;
C. tire o punho do lado não afetado com a mão afetada;
D. tire a manga alternando os movimentos de sacudir o ombro e puxar para baixo pelo punho; e,
E. incline-se para frente, traga a camisa das costas para frente e puxe a manga do braço não plégico.
Método III
A. desabotoe a camisa;
B. com a mão não plégica, tire a camisa dos ombros, primeiro do lado afetado, depois do lado não plégico;
C. tire o punho do lado não afetado com a mão não afetada;
D. tire a manga alternando os movimentos de sacudir o ombro e puxar para baixo pelo punho; e,
E. incline-se para frente, traga a camisa das costas para frente e puxe a manga do braço plégico.
Está(ão) correto(s) o(s) método(s)
Conforme Pelosi (2005), o trabalho do terapeuta ocupacional na tecnologia assistiva envolve a avaliação das necessidades dos usuários, suas habilidades físicas, cognitivas e sensoriais. De acordo com o exposto, analise a figura a seguir.
Para qual indicação terapêutica o recurso copo recortado de tecnologia assistiva é indicado?
Dentre as abordagens do terapeuta ocupacional, o profissional realiza uma análise da atividade para as atividades que se deseja, ou requer que o paciente desempenhe, de acordo com Sabari, (2005). Tomando como base tal intervenção, o terapeuta ocupacional depara-se com dois conceitos básicos, adaptação e síntese da atividade. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Adaptação da atividade é a modificação de tarefas bem conhecidas.
( ) Síntese da atividade é o desenvolvimento de atividades antigas e familiares.
( ) Uma razão para a realização da análise da atividade é determinar o efeito a longo prazo da atividade sobre a saúde do paciente.
A sequência está correta em
De acordo com Engel (2005), a dor na região lombar é a segunda causa mais comum de dor na população adulta, tendo como causas as lesões e estresse, resultando em distúrbios musculoesqueléticos e neurológicos. Para avaliar os relatos pessoais da intensidade da dor do paciente, qual instrumento o terapeuta ocupacional poderá lançar mão?