Questões de Concurso Público Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES 2016 para Técnico de Enfermagem

Foram encontradas 15 questões

Q1102653 Enfermagem
A incidência de malformações congênitas (MFC) ao nascer, de acordo com a declaração de nascidos vivos (DN), é subestimada, pois as mais graves levam a perdas fetais, enquanto outras são de difícil diagnóstico e podem não ser percebidas no momento do nascimento. São consideradas malformações congênitas, EXCETO: 
Alternativas
Q1102654 Enfermagem
O termo RN de risco se refere àquele exposto a situações em que há maior risco de evolução desfavorável, que devem ser prontamente reconhecidas pela equipe de saúde, pois demandam atenção especial e prioritária à Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança. A Redução da Mortalidade Infantil sugere os seguintes critérios para identificação do Recém Nascido (RN) de risco, EXCETO:
Alternativas
Q1102655 Enfermagem
Cuidar de pacientes acamados exige uma atenção especial. A pele é o maior órgão do nosso corpo e, conforme vamos envelhecendo, ela também sofre alterações ficando mais sensível. Sua espessura diminui, os vasos sanguíneos rompem-se com facilidade, propiciando o aparecimento de manchas roxas que são denominadas de: 
Alternativas
Q1102656 Enfermagem
Asma é uma das condições crônicas mais comuns, acometendo cerca de 235 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que, no Brasil, cerca de 10% da população sofra com o problema. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Induzida é um tipo de asma desencadeado por exercício ou esforço físico. ( ) Ocupacional é um tipo de asma que resulta de gatilhos do trabalho. ( ) Medicamentos anti-inflamatórios não hormonais – como o ácido acetilsalicílico, o diclofenaco e o ibuprofeno – podem desencadear crises de asma. ( ) Classifica-se asma de grau 1 – sintomas graves persistentes ao longo do dia na maioria dos dias e frequentemente durante a noite.
A sequência está correta em
Alternativas
Q1102657 Enfermagem
O soro é uma solução que pode ser isotônica, hipertônica e hipotônica e tem como finalidades: hidratação, alimentação, curativos, solvente de medicações (ampolas), compressa ocular, compressas diversas, dentre outros. Seus volumes podem variar de ampolas de: 
Alternativas
Q1102658 Enfermagem
Segundo a legislação que rege o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, sobre as ações de serviços de saúde privada, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1102659 Enfermagem
Infecções hospitalares que ocorrem dentro da instituição são a segunda maior causa de contágio associada aos cuidados de saúde. São medidas que profissionais de saúde devem seguir para evitar a proliferação de infecções hospitalares, EXCETO: 
Alternativas
Q1102660 Enfermagem
A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde (SIS) como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação. Em relação ao SIS, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q1102661 Enfermagem
“Infecção causada por protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Esse parasito pode atuar como comensal ou provocar a invasão de tecidos, originando as formas intestinal e extraintestinal da doença. O quadro clínico varia de uma forma branda, caracterizada por desconforto abdominal leve ou moderado, com sangue e/ou muco nas dejeções.” Trata-se de:
Alternativas
Q1102662 Enfermagem
A equipe de enfermagem tem importante papel na manutenção dos artigos hospitalares de sua unidade de trabalho, seja em ambulatórios, unidades básicas ou outros setores em que esteja atuando. Para sua previsão e provisão, deve-se levar em consideração as necessidades de consumo, as condições de armazenamento, a validade dos produtos e o prazo de esterilização. Os artigos utilizados nos serviços de saúde são classificados em três categorias, conforme o grau de risco de provocar infecção nos pacientes. Nesse sentido, relacione adequadamente as colunas a seguir. 
1. Artigos críticos. 2. Artigos semicríticos. 3. Artigos não críticos.
( ) Artigos como comadre, papagaio e termômetros. ( ) Instrumental cirúrgico, agulhas, catéteres intravasculares e dispositivos a eles conectados, como equipos de solução e torneirinhas. ( ) Equipamentos de anestesia e endoscópios.
A sequência está correta em  
Alternativas
Q1102663 Enfermagem
“É uma infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo surgimento de exantema de aspecto maculopapular e distribuição centrípeta que, após algumas horas, adquire aspecto vesicular, evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas, em três a quatro dias. Podem ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos. A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas, que se apresentam nas diversas formas evolutivas, acompanhadas de prurido.” Assinale a alternativa que corresponde à doença mencionada.
Alternativas
Q1102664 Enfermagem
As reações anafiláticas são causadas na maioria das vezes por alimentos, picadas de insetos ou contato com outros animais e por drogas (medicações), sendo estas as mais prevalentes. São fatores desencadeantes de reações anafiláticas, EXCETO:
Alternativas
Q1102665 Enfermagem
A contaminação de pacientes, durante a realização de um procedimento ou por intermédio de artigos hospitalares, pode provocar infecções graves e de difícil tratamento. Procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos são fatores que contribuem para a ocorrência de infecção. São considerados procedimentos invasivos, EXCETO: 
Alternativas
Q1102666 Enfermagem
A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita, causada por protozoário. Apresenta quadro clínico variado, desde infecção assintomática a manifestações sistêmicas extremamente graves. Do ponto de vista prático, é importante fazer uma distinção entre as manifestações da doença. De acordo com o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Toxoplasmose ocular. 2. Linfadenite toxoplasmática. 3. Toxoplasmose febril aguda.
( ) Na maioria das vezes, a infecção inicial é assintomática. Porém, em muitos casos, pode generalizar-se e ser acompanhada de exantema. Às vezes, sintomas de acometimento pulmonar, miocárdico, hepático ou cerebral são evidentes. As lesões resultam da proliferação rápida dos organismos nas células hospedeiras e, quando há manifestações clínicas, essas têm evolução benigna. ( ) A coriorretinite é a lesão mais frequentemente associada à toxoplasmose e, em 30 a 60% dos pacientes com esta enfermidade, a etiologia pode ser atribuída ao toxoplasma. Dois tipos de lesões de retina podem ser observados: a retinite aguda, com intensa inflamação, e a retinite crônica, com perda progressiva de visão. ( ) Envolve os nódulos linfáticos cervicais posteriores. Esse quadro é capaz de persistir por uma semana ou um mês e pode assemelhar-se à mononucleose infecciosa, acompanhada por linfócitos atípicos no sangue periférico. A regional pode estar relacionada à porta de entrada, durante a síndrome febril aguda.
A sequência está correta em
Alternativas
Q1102667 Enfermagem
O complexo teníase/cisticercose é constituído por duas entidades mórbidas distintas, causadas pela mesma espécie de cestódio, em fases diferentes do seu ciclo de vida. A teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A Taenia solium é encontrada na carne de: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: D
5: C
6: B
7: C
8: A
9: A
10: D
11: B
12: A
13: A
14: D
15: C