Questões de Concurso Público Prefeitura de Desterro - PB 2021 para Orientador Escolar

Foram encontradas 19 questões

Q2672051 Pedagogia

Considere o texto abaixo, julgue as afirmativas e marque a alternativa correta


Desde a entrada em vigor da Lei Federal 8.069 de 1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, os direitos e deveres da criança e do jovem, a responsabilidade do Estado, da sociedade e da família com o futuro das novas gerações estão agora em um novo paradigma e conceito que reconhece crianças e jovens como sujeitos de direitos, pessoas em um estado particularmente desenvolvido e prioridade absoluta em relação às políticas públicas, incluindo a alocação e liberação de recursos financeiros.


A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento:

Alternativas
Q2672053 Pedagogia

Julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta


É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.


A garantia de prioridade compreende:


I- destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

II- precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.

III- exiguidade e secundariedade de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

IV- repúdio na formulação e na execução das políticas sociais públicas.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2672057 Pedagogia

Considere o texto abaixo, julgue as afirmativas e marque a alternativa correta


O Estatuto da Igualdade Racial reafirma o direito da população negra à participação nas atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer adequadas a seus interesses e condições, de modo a contribuir para o patrimônio cultural de sua comunidade e da sociedade brasileira.


O Poder Executivo federal, por meio dos órgãos competentes, incentivará as instituições de ensino superior públicas e privadas, sem prejuízo da legislação em vigor, a:


I- desenvolver programas de extensão universitária destinados a aproximar jovens negros de tecnologias avançadas, assegurado o princípio da proporcionalidade de gênero entre os beneficiários.

II- resguardar os princípios da ética em pesquisa e apoiar grupos, núcleos e centros de pesquisa, nos diversos programas de pós-graduação que desenvolvam temáticas de interesse da população negra.

III- desmembrar nas matrizes curriculares dos cursos de formação de professores temas que incluam valores concernentes à pluralidade étnica e cultural da sociedade brasileira.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2672066 Pedagogia

Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se caso for verdadeiro ou falso, respectivamente sobre


O Programa Nacional de Biblioteca Escolar (PNBE), tem como objetivo promover o acesso à cultura e à leitura por alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, pesquisas e obras de referência. A oferta é oferecida alternadamente: são atendidas escolas de educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais) e EJA, ou ensino fundamental (anos finais) e ensino médio. Hoje, o programa oferece acesso universal e gratuito a todas as escolas públicas de educação básica cadastradas no Censo Escolar.


As ações do programa PNBE divide-se em:


( ) PNBE Literário.

( ) PNBE Periódicos.

( ) PNBE do Professor.


A sequência correta é:

Alternativas
Q2672069 Pedagogia

Com relação ao PROINFO, considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se caso for verdadeiro ou falso, respectivamente:


(____) O PROINFO tem como objetivo qualificar os professores para a utilização pedagógica da informática na rede pública e privada de educação básica e ensino superior.

(____) O PROINFO foi criado recentemente pelo Ministério da Educação, para promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental, médio e superior.

(____) A gestão do programa é realizada por meio de uma ação conjunta entre MEC e FNDE.


A sequência correta é:

Alternativas
Q2672072 Pedagogia

Leia o texto abaixo, julgue as afirmativas e marque a alternativa correta


O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.


O PAR apresenta indicadores definidos a partir do diagnóstico e planejamento local, consolidados anualmente, para as dimensões referentes a:


I- gestão educacional.

II- formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar.

III- práticas pedagógicas e de avaliação.

IV- primazia na infraestrutura física sem o incremento de recursos pedagógicos.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2672076 Pedagogia

Sobre o Formação pela Escola, considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se caso for verdadeiro ou falso, respectivamente:


(____) É um programa de formação continuada, atraves de cursos presenciais financiados pelo FNDE, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes educacionais.

(____) Destina-se exclusivamente a cidadãos que exerçam funções de gestão de educação da rede pública de ensino.

(____) Busca o fortalecimento da autonomia administrativa, financeira e da gestão das escolas públicas dos Municípios, Estados e dos Institutos Federais de ensino.


A sequência correta é:

Alternativas
Q2672079 Pedagogia

Com relação à função social da escola, julgue as afirmativas abaixo:


I- A prática social da educação deve ocorrer em diferentes espaços e tempos pedagógicos, a fim de atender às diferentes necessidades.

II- Como prática social, a educação tem como lócus o desfavorecido sistema escolar, entendida como espaço de imoderação de direitos.

III - A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.


Está(ão) Incorreta(s)

Alternativas
Q2672080 Pedagogia

Julgue as afirmativas abaixo


Com a instituição do município como unidade federal autônoma, a Constituição de 1988 foi estabelecida em seu art. 211 que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios “organizarão os seus sistemas de ensino”, definindo como competência desses últimos a atuação no ensino fundamental e na pré-escola.


A LDBE aprovada em 1996, firmou em seu Art. 11 as incumbências dos municípios em relação dos seus sistemas de ensino tais como:


I- coordenar a política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas de ensino.

II- assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

III- autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

IV- baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.


Está(ão) Incorreta(s):

Alternativas
Q2672082 Pedagogia

Julgue as afirmativas abaixo:


O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 anos, gratuito na escola pública, iniciandose aos 6 anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:


I- a limitação da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a cessão de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

II- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

III- o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

IV- o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


Está(ão) Correta(s):

Alternativas
Q2672085 Pedagogia

A escola representa uma Instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber. Sobre a função social da escola, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2672086 Pedagogia

Entende‐se por política educacional as decisões que o Poder Público, isto é, o Estado, toma em relação à educação. No Brasil, ela é marcada por uma sucessão de reformas que visam solucionar os problemas encontrados na área, e acabam por caracterizá‐la como descontínua e pouco efetiva. Sobre a reforma de ensino deflagrada na década de 1990, no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2672088 Pedagogia

A partir da hipótese de que a atual supervisão de ensino do sistema público apresenta uma cultura de administração centrada em práticas autoritárias e fiscalizadoras e pensando em uma possibilidade de ruptura com modelos autoritários, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2672090 Pedagogia

Assim como a Constituição, a LDB 9394/96 também define os princípios, fins, direitos e deveres referentes à educação nacional. Porém, além disso, ela estabelece e aprofunda outros pontos relacionados ao sistema educacional. Sobre a organização e funcionamento da escola a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2672091 Pedagogia

As tecnologias existem desde quando o ser humano começou a criar instrumentos para facilitar a sua caça e garantir a sobrevivência. Ao longo da história a humanidade foi adaptando-se às novas tecnologias que foram surgindo. Na esfera educacional não foi diferente. Num primeiro momento a educação formal era baseada em aulas expositivas, com o enfoque no discurso do professor. Quando o escocês James Pillans inventou o quadro-negro no século XVIII, possibilitou o primeiro grande salto da educação. Com isso foi possível colocar 70 pessoas em uma sala. No início houve resistência, e, apenas com o passar dos anos, foi possível quebrar as resistências. Hoje ele está presente em todas as salas e é utilizado em todos os níveis de ensino. Sobre a perspectivas da ação educativa e escolar frente à exigência de novas tecnologias, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2672092 Pedagogia

O currículo, mais do que uma simples enumeração de conteúdos e diretrizes a serem trabalhados em sala de aula pelos professores ao longo das diferentes fases da vida escolar dos estudantes, é uma construção histórica e também cultural que sofre, ao longo do tempo, transformação em suas definições. Assinale a alternativa CORRETA sobre as teorias curriculares:

Alternativas
Q2672093 Pedagogia

Henry Giroux, um dos acadêmicos mais reconhecidos no Canadá e um dos impulsionadores da chamada pedagogia crítica, tem um discurso radical sobre as falhas do sistema educacional. Ele não fala dos resultados dos exames PISA, que medem o conhecimento em ciências, matemática e compreensão leitora dos alunos de 15 anos de idade nos países da OCDE. Aliás, considera que provas padronizadas são uma estratégia da direita para desviar a atenção do "verdadeiro" problema da educação: não fomentar o pensamento crítico, de modo a criar cidadãos "conformistas" que não exijam nada das autoridades. Giroux vê a pedagogia e o currículo através da noção de “política cultural”. Sobre este assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2672094 Pedagogia

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN 1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica/DCN 2013 e a Base Nacional Comum Curricular/BNCC 2017 aludem ao papel da educação no desenvolvimento integral dos estudantes, visando a plena participação social e o pleno exercício da cidadania, através da realização do potencial físico, psicológico, intelectual e social de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nesse sentido, um dos principais meios de investimento nos alunos visando seu desenvolvimento integral é a Avaliação Formativa, um processo que deve ser:

Alternativas
Q2672096 Pedagogia

Nos termos do art. 21 da LDB 9394/96, a Educação Básica é formada:

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: D
5: A
6: C
7: B
8: B
9: A
10: D
11: C
12: A
13: B
14: A
15: E
16: B
17: C
18: A
19: C