Questões de Concurso Público Prefeitura de Oeiras - PI 2022 para Professor Classe B Nível I - Ciências

Foram encontradas 8 questões

Q1944921 Biologia
A taxonomia é o ramo da Biologia que determina as regras de classificação dos seres vivos. Para nomear uma espécie, usamos a nomenclatura binomial, que é composta de dois termos grafados em destaque, sendo o primeiro nome correspondente ao gênero e o segundo, ao nome específico. Uma das espécies de plantas bem conhecida no Piauí é o pau-d’arco. Considerando seu nome científico, identifique, nas opções abaixo, e levando em consideração as regras de nomenclatura botânica, o nome que está escrito CORRETAMENTE é: 
Alternativas
Q1944924 Biologia
Os cnidários vivem em ambientes aquáticos. A maioria é marinha, embora existam hidras e outros poucos representantes de água doce. Os grandes avanços desse filo são a cavidade digestória e o sistema nervoso. Sobre os cnidários, analise as assertivas abaixo.
I. Os cnidários possuem duas formas estruturais: pólipo e medusa;
II. Os cnidários são triblásticos, porque possuem três folhetos embrionários;
III. Os cnidários são dioicos, em sua maioria, embora existam formas monoicas.
Marque a opção que contêm as assertivas CORRETAS:
Alternativas
Q1944925 Biologia
Os Insetos constituem o grupo animal com o maior número de espécies descritas, aproximadamente mais de um milhão. Sobre as características gerais dos insetos, NÃO é correto afirmar:
Alternativas
Q1944926 Biologia
Os Cordados dividem-se em cordados não vertebrados, que compreendem os cefalocordados e tunicados ou urocordados; e vertebrados, que compreendem os agnatos, peixes cartilaginosos, peixes ósseos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Considerando as características dos vertebrados, analise as assertivas abaixo:
I. Nos peixes, o sistema cardiovascular é aberto, e o coração tem duas cavidades: um átrio e um ventrículo. O sangue é bombeado pelo coração, atravessa as brânquias onde, trocando gases com a água do ambiente, recolhe gás oxigênio e elimina gás carbônico. Das brânquias, segue para os tecidos;
II. Nos répteis, o ovo com casca e com membrana protetora foi um passo importante na ocupação do ambiente terrestre. A casca possui cabornato de cálcio e protege o embrião de agressões. Sendo porosa, possibilita as trocas gasosas entre o embrião e o ambiente. No interior do ovo, há membranas protetoras e reservas alimentares;
III. Nas aves, a excreção é renal. São animais uricotélicos, que são virtualmente atóxicos e exigem pouca diluição. Particularmente para as aves marinhas, trata-se de uma evidente economia de água, a qual elas obtêm dos alimentos e da pequena quantidade de água do mar que ingerem;
IV. Nos mamíferos, a fecundação é interna e os sexos são separados. O desenvolvimento embrionário dos mamíferos é direto. Na maioria, os embriões se desenvolvem no útero, no qual se forma a placenta. Em mamíferos é frequente o dimorfismo sexual, geralmente o macho tem aspecto mais exuberante.

Marque a opção em que todas as assertivas estão CORRETAS:
Alternativas
Q1944928 Biologia
A formação de gametas ocorre em células germinativas que, em quase todos os animais, se situam nas gônadas, as quais, além de gametas, produzem hormônios sexuais responsáveis pelo surgimento e pela manutenção das características sexuais secundárias. Há formas de reprodução diferentes das habitualmente encontradas na maioria das espécies de animais. A ocorrência de maturidade genital e reprodução sexual em indivíduos que ainda não perderam completamente características do estágio de larva ou juvenil é chamada de:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: B
5: D