Questões de Concurso Público TCE-AL 2022 para Agente de Controle Externo - Direito
Foram encontradas 100 questões
O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulhavam os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida o prazer animal de existir, a triunfante sensação de respirar sobre a terra.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 1970. p. 28.
No texto, há uma expressão zoomórfica. Assinale a alternativa que exemplifica essa expressão.
O presidente da república dirigiu-lhe um telegrama de pêsames, prometia uma investigação exaustiva e rendia homenagem aos mortos. Por ordem sua, o alcaide apresentou-se no enterro com quatro coroas fúnebres que pretendeu colocar sobre os ataúdes, mas o coronel o botou no olho da rua. Depois do enterro, redigiu e entregou pessoalmente um telegrama violento para o presidente da república, que o telegrafista se negou a despachar. Então ele o enriqueceu com termos de singular agressividade, meteu-o num envelope e o despachou pelo correio.
MARQUEZ, Gabriel Garcia. Cem anos de solidão. Rio de Janeiro: Record, 2020. p. 261.
Em qual das alternativas, todos os termos sublinhados exercem a mesma função sintática?
Do ponto de vista sintático, é correto afirmar:
Coloco em primeiro lugar aqueles que nunca estão disponíveis para nada, senão para o vinho e para os prazeres carnais. Outros, embora se prendam à imagem da glória, erram honradamente. Podes me enumerar os avarentos, os raivosos ou os que se entregam a ódios e injustas guerras. Eles, pelo menos, pecam de forma mais viril. Todavia, os que se abandonam à gula e aos prazeres carnais se degradam de forma desonrosa.
SÊNECA. Sobre a brevidade da vida. Porto Alegre: L&M Pocket, 2015. p. 40.
As opiniões de Sêneca se referem
No trecho da tirinha: “Esse deve ser o tal indicador de
desemprego de que tanto se fala”, é correto afirmar que o
pronome “esse”